Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/09/2020 às 22h35min - Atualizada em 20/09/2020 às 22h39min

Rocha Navegável, de Fábio Costa e Igor Souza, é o 5º título de HQ a ser lançado pelo selo editorial RV Cultura e Arte

Paulo Pereira - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte | Reprodução: RV Cultura e Arte

Rocha Navegável de Fábio Costa e Igor Souza, o mais novo título de Histórias em Quadrinhos da RV Cultura e Arte, será lançado no próximo dia 24 através da Internet.
 
Com a pré-venda iniciada no dia 13 de agosto de 2020 no site oficial da RV, o gibi (em mídia física) estará disponível a partir do dia 24 deste mês. Aqueles que comprarem na pré-venda ganham quase 20% de desconto (economizarão R$ 5,00) e garantem autógrafos dos autores no seu exemplar.
 
De acordo com a escolha feita no momento da compra, os gibis serão enviados para as casas dos compradores ou entregues na sede da RV. Na segunda opção, por conta da pandemia em curso, será preciso agendar um horário para a retirada.
 
Baseada em Salvador (BA), a RV Cultura e Arte surgiu em 2008, materializando um projeto dos sócios Larissa Martina e Ilan Iglesias. Com o foco lançado sobre a Artes Visuais, sua ação está organizada em três frentes: galeria de arte, selo editorial e livraria de quadrinhos.
 
No mundo das Histórias em Quadrinhos, a primeira obra lançada foi São Jorge da Mata Escura, de Andre Leal e Marcello Fontana. A HQ, atualmente esgotada, alcançou uma tiragem de 2000 exemplares em duas edições.
 
Passados onze anos, Rocha Navegável, o 5º título de Quadrinhos a ser lançado, ratifica o perfil da RV de valorizar os aspectos sociais e valores culturais que moldaram a Bahia; a primeira capital do Brasil.  
 
Algumas informações já veiculadas pelos Editores e Autores do gibi, informam que Rocha Navegável trará uma narrativa construída a partir de fatos históricos. Os eventos são ocorridos na capital baiana do século XIX. A dinâmica vai englobar grandes personalidades ancestrais locais, a arquitetura histórica da Bahia e um personagem nipônico singular que cá esteve. Em uma São Salvador com ainda poucas décadas de Independência (de Portugal) e já uma intensa riqueza cultural, um fantasma samurai vagará na busca por redenção.
 
No ano em que são completos 75 anos do lançamento da bomba atômica em Hiroshima, Rocha Navegável pode representar uma bela homenagem ao povo japonês que há séculos engrossa o rico caldo cultural que constitui a Bahia e o Brasil. É também uma nova e singular oportunidade para transmitir e valorizar o conhecimento a respeito da história local. E Nacional.
 
A obra terá 17x25cm, 160 páginas coloridas, capa em Papel Cartão Triplex de 300gr e miolo em papel Offset LD com 90gr. A 1ª edição (2020) sairá com 1000 exemplares.
 
Terá o patrocínio da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, entidade que compõe o Governo do Estado da Bahia.
 
Confira como adquirir a obra neste link aqui.
 
REFERÊNCIAS:
RV CULTURA E ARTE. [s.d]. Rocha Navegável. Disponível em: https://rvculturaearte.com/Compre-online#!/Rocha-Naveg%C3%A1vel/p/223793034/category=0. Acesso em: 25 ago. 2020.
 
RV CULTURA E ARTE. Fábio Costa e o roteiro. 13 ago. Instagram. 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/tv/CDoLQv6lanh/. Acesso em: 29 ago. 2020.
 
RV CULTURA E ARTE. Igor Souza e o desenho. 8 ago. Instagram. 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/tv/CDoLQv6lanh/. Acesso em: 29 ago. 2020.
 
SILVA, M. R. S. A INDEPENDÊNCIA NA BAHIA (1823): ALGUMAS REFLEXÕES IMPORTANTES. REVISTA ELETRÔNICA DA BIBLIOTECA VIRTUAL CONSUELO PONDÉ. N.4, Ago. de 2016. Disponível em: http://bahiacomhistoria.ba.gov.br/?artigos=a-independencia-na-bahia-1823-algumas-reflexoes-importantes. Acesso em: 1 set. 2020.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »