Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/09/2020 às 10h24min - Atualizada em 26/09/2020 às 10h24min

Worlds 2020: novo formato e expectativas para o Mundial de League of Legends

João Martinez - Editado por Bárbara Miranda
Mesmo com a pandemia da COVID-19, o mundial de League of Legends irá acontecer ainda em 2020. O campeonato vai do dia 25 de setembro até 31 de outubro  e será disputado em Xangai, onde 22 equipes do mundo inteiro irão competir pelo título de campeão. Para este ano, algumas mudanças foram necessárias devido a pandêmia. Ao contrário dos anos anteriores, que contaram com 24 equipes participando, 2020 terá dois times a menos. Normalmente, o Vietnã tem direito a mandar duas equipes para o torneio, mas o país restringiu viagens devido ao coronavírus, sendo assim, as equipes não poderão participar desta edição.
 
As duas fases do torneio foram ajustadas para o novo número de equipes. A fase de entrada será composta por dez times; os representantes das regiões “menores” (Brasil, Japão, Turquia, América Latina, Oceania e Rússia), o quarto colocado de China e Europa, o terceiro colocado da América do Norte e o segundo colocado do Sudeste Asiático. Os times foram divididos em dois grupos com cinco equipes em cada. Eles irão se enfrentar em partidas únicas contra os outros times do seu grupo, totalizando quatro jogos. Ao final, o último colocado será eliminado e o primeiro colocado garante lugar na próxima fase. O quarto e o terceiro, de cada grupo, se enfrentam em partidas MD5 (melhor de cinco), o vencedor irá enfrentar o segundo colocado do outro grupo em partida MD5. Os dois vencedores se classificam para a etapa seguinte.
 
Na fase de grupos, também tivemos modificações. A Coréia, que originalmente teria uma vaga na fase de entrada e duas aqui, na fase de grupos, ficou com seus três representantes direto na fase de grupos. Serão 16 times disputando esta etapa. Os quatro times que vierem da fase de entrada se juntarão aos três representantes da Coréia, os três melhores colocados de China e Europa, os dois melhores da América do Norte e o campeão do Sudeste Asiático. 
 
Os 16 times foram divididos em 4 grupos e se enfrentarão em partidas de ida e volta. Cada equipe enfrentará apenas times do mesmo grupo, terminando a fase com 6 jogos. Os dois melhores de cada grupo irão avançar para as eliminatórias, que será disputada no formato mata-mata em partidas MD5. A grande final ocorrerá no dia 31 de outubro.

Fase de entrada

Em 2020 a equipe representante do Brasil no Worlds será a INTZ. Os intrépidos tiveram uma vitória tranquila contra a Pain Gaming na final do CBLoL, 3 a 1, e garantiram sua vaga no torneio internacional. Os grupos já foram decididos, e, apesar de difícil, a INTZ tem como sonhar com uma vaga para a fase de grupos.

O grupo A tem INTZ (Brasil), Legacy Esports (Oceânia), MAD Lions (Europa), SuperMassive (Turquia) e Team Liquid (América do norte). Os times da Turquia são, historicamente, os maiores rivais de equipes brasileiras e, provavelmente, disputarão a terceira e quarta colocação no grupo. Team Liquid e MAD Lions são os times mais difíceis. Um dos técnico da MAD Lions, inclusive, é um velho conhecido da torcida intrépida. O estadunidense Peter, foi analista e técnico da equipe brasileira entre 2015 e 2017, e conhece muito bem os jogadores brasileiros. Já a Legacy Esports pode ser considerada a mais fraca das equipes deste grupo. Os times menores sempre podem surpreender, mas a expectativa é que a INTZ consiga vencer, pelo menos, este jogo.

O grupo B é composto por LGD Gaming (China), PSG Talon (Sudeste Asiatico), Rainbow7 (América Latina), Unicorns of Love (Rússia) e V3 Esports (Japão).  A LGD é o grande time da fase de entrada e qualquer resultado que não quatro vitórias é surpreendente; serão os primeiros colocados do grupo. O time japonês é o mais fraco da competição. Será difícil para eles conseguirem qualquer vitória aqui, a última colocação, provavelmente será da V3. PSG Talon vem com alguns desfalques, os dois jogadores coreanos não conseguiram ir para a China. Isso pode ser um problema para a equipe de Taiwan, mas ainda sim, eles lutarão pelo segundo lugar. Rainbow7 e Unicorns of Love se enfrentarão para decidir terceiro e quarto lugar, e quem irá enfrentar o segundo colocado do grupo A na briga pela vaga.

Fase de Grupos

É na fase de grupos que as grandes equipes entram. A partir daí, qualquer resultado pode acontecer. China e Coréia são sempre as potências no League of Legends. Os times chineses são os grande favoritos para esse mundial novamente. As duas últimas edições foram vencidas por times chineses e o fato de nenhuma das equipes campeãs anteriormente se classificarem, prova como a liga está repleta de excelentes times. Apesar de ter perdido a soberania, a Coréia vem com equipes e jogadores já experientes em mundiais, para tentar recuperar o trono de melhores do mundo.

Os times ocidentais são sempre uma incógnita. Fnatic e G2 estão de volta ao mundial. Será que vão conseguir repetir as campanhas de 2018 e 2019, respectivamente, onde chegaram até a final? Os jogadores querem provar, de uma vez por todas, que a europa está de volta ao alto patamar do League of Legend. A liga norte americanas não vêm em boa fase. A TSM (e, talvez, Team Liquid) pode surpreender, mas briga por uma classificação em segundo lugar. A Machi Esports irá tentar tirar pontos das grandes equipes e quem sabe, conquistar um segundo lugar no grupo.


REFERÊNCIAS

CONFIRA os grupos do Mundial 2020. LOL Esports BR, 2020. Disponível em: < https://lolesports.com/article/confira-os-grupos-do-mundial-2020/blt5e4c8e1c8583530a>. Acesso em 24 de setembro de 2020.

NOVIDADES do Mundial 2020. LOL Esports BR, 2020. Disponível em: < https://lolesports.com/article/novidades-do-mundial-2020/bltbb04217b9451df93>. Acesso em 24 de setembro de 2020.

RODRIGUES, Bruno. “LoL: VCS não participará do Mundial 2020 e formato da Fase de Entrada é alterado"; Mais Esports, 2020. Disponível em:<https://maisesports.com.br/lol-vcs-nao-participara-do-mundial-2020-e-formato-da-fase-de-entrada-e-alterado/?from=undefined&url=/history>. Acesso em 21 de setembro de 2020.

RODRIGUES, Bruno. “Worlds 2020: INTZ irá abrir o torneio; veja o calendário da Fase de Entrada"; Mais Esports, 2020. Disponível em: <https://maisesports.com.br/worlds-2020-intz-ira-abrir-campeonato-veja-calendario-completo/?from=undefined&url=/history>. Acesso em 21 de setembro de 2020.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »