Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/10/2020 às 22h41min - Atualizada em 28/10/2020 às 22h55min

Reunião das Irmãs Sanderson reafirma status cult de Abracadabra

Após 27 anos, as bruxas estarão de volta em evento beneficente

Ricardo Accioly Filho - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Disney / Reprodução: Mais Goiás
Em toda data festiva, há certos filmes que marcam a época, como o Expresso Polar ou Milagre na Rua 34, ambos no Natal. Com a proximidade do Halloween, o Dia das Bruxas, vários filmes são cultuados e atuações eternizadas pela temática. Entre eles, um especial estará “de volta”, após 27 anos: Abracadabra.

Na obra, Bete Midler, Kathy Najimy e Sarah Jessica Parker interpretam as irmãs Sanderson, um trio de bruxas de Salem que são evocadas, no dia das bruxas, após 300 anos de sua morte, dispostas a sugarem a energia vital de crianças para obterem juventude e imortalidade. No entanto, enfrentam três crianças e um gato preto falante que buscam atrapalhar seus planos.




Lançado em 1993, Abracadabra, no original Hocus Pocus, não foi um sucesso de bilheteria. Mas com o passar dos anos, a história das três irmãs feiticeiras ganhou status cult com o lançamento em VHS e exibições na TV. Só que fica o questionamento: o que torna um filme cult?
Inicialmente é da essência dessas produções não terem grande apelo popular, o que consequentemente faz não ter alta bilheteria, não necessariamente sendo um fracasso. Além disso, em muitos casos, são filmes de baixo orçamento que geralmente apenas se pagam com o retorno nos cinemas ou até vendas diretas nos antigos VHS e DVDs.

Ainda, alguns se tornam cult pela sua má qualidade, o famoso “é tão ruim que é bom” pelo desejo de cultuar aquilo que a maioria do público detesta, como The Room. Já outros são associados a intelectualidade, por serem obras difíceis de entender na primeira vez que se assiste, como Donnie Darko. Enquanto que outros são elevados a este status por serem bons filmes, mas que não tiveram o devido reconhecimento em sua época de exibição. É nesse aspecto que se pode inserir Abracadabra. Pois além de cumprir com os requisitos anteriores, dentro de sua proposta, é uma obra com atuações convincentes, roteiro redondo e cenas hilariantes.

Antigamente, era comum vermos Abracadabra sendo exibida na Sessão da Tarde, da Rede Globo, algo que fez este filme seguir vivo no imaginário de uma geração e render lembranças nostálgicas com o passar dos anos. Dessa forma, com seu público cativo, a obra reúne uma legião de fás que reassistem com entusiasmo, especialmente próximo ao Halloween.

E é pensando no legado e no culto a produção, que as três atrizes vão se reunir em um evento beneficente chamado “In Search of the Sanderson Sisters”, em tradução livre Em Busca das Irmãs Sanderson, que acontece no próximo dia 30 de outubro. A iniciativa visa obter fundos para a restauração de espaços comunitários em Nova York. Em seu instagram, a atriz Bete Midler compartilhou uma foto do reencontro com o trio já caracterizado:




Inclusive, símbolo da produção, Bete Midler conta que o filme foi um marco em sua carreira e que desde então é lembrada por ele: “o fato de que se tornou um filme cultuado e que é visto todo o Halloween, eu quero dizer, eu tenho fãs muitos jovens por causa da Winnie, por causa da Abracadabra, então eu sou muito grata por isso”. A atriz ainda afirmou que não esperava o sucesso posterior aos cinemas, pois “não tínhamos grandes expectativas, porque não recebíamos boas informações e não fazíamos o negócio como as pessoas esperavam que nós fizéssemos”.

Além disso, desde 2019 que se falava de uma possível regravação ou continuação para Abracadabra. Algo que foi confirmado pela atriz Sarah Jessica Parker em suas redes sociais ao garantir a volta das três personagens principais em uma sequência direta do clássico de 1993. Por ainda estar na fase de planejamento, o novo filme ainda não possui maiores informações, mas já se sabe que o roteirista do primeiro filme, Jen D’Ângelo, deve retornar e que o lançamento deve ser feito diretamente no streaming Disney+, que chega ao Brasil em meados de novembro.

Segundo a Variety, Adan Shankman, de Doze é Demais 2 e Operação Babá, deve ficar encarregado da direção, o que garante o humor da produção que ainda não tem história revelada. Apesar disso, a narrativa deve se passar anos após os eventos do original, embora não haja confirmação se os intérpretes de Max, Alison, Dany e Binx reprisarão seus personagens.

Com um orçamento em torno de 28 milhões de dólares, Abracadabra se tornou um clássico do Halloween e o reencontro tantos anos depois apenas reafirma o status cult ainda vivo nas lembranças de quem cresceu assistindo. Agora, nos resta aguardar até que outro virgem acenda a vela de chama negra.
 
REFERÊNCIAS:
 
Abracadabra | Filme de 1993. ADOROCINEMA. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-9130/> Acesso em: 24 de out. de 2020.
SABBAGA, J. Bruxas de Abracadabra se reúnem para evento especial, confira. OMELETE. 19 de out. de 2020. Disonível em: <https://www.omelete.com.br/filmes/abracadabra-reuniao-elenco> Acesso em: 24 de out. de 2020.
CAETANO, R. ‘Abracadabra 2’ já tem diretor e parte do elenco confirmados. MAIS GOIÁS. 4 de mar. de 2020. Disponívelem: <https://www.emaisgoias.com.br/abracadabra-2-ja-tem-diretor-e-parte-do-elenco-confirmados/> Acesso em: 24 de out. de 2020.
COUTINHO, F. M. Abracadabra 2 terá Sarah Jessica Parker e elenco original. TECMUNDO. 22 de jul. de 2020. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/minha-serie/156423-abracadabra-2-tera-sarah-jessica-parker-e-elenco-original.htm>. Acesso em: 24 de out. de 2020.
VIEIRA, P. Abracadabra | Bette Midler diz que filme fez ela ganhar fãs mais jovens. OBSERVATÓRIO DO CINEMA. 12 de ago. de 2018. Disponível em: <https://observatoriodocinema.uol.com.br/filmes/2018/08/abracadabra-bette-midler-diz-que-filme-fez-ela-ganhar-fas-mais-jovens>. Acesso em: 24 de out. de 2020.

IMPERIO LIANCOUNT. Abracadabra 1993 Trailer. YOUTUBE. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M_OuJjN7S8o>. Acesso em: 25 de out. de 2020.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »