13/11/2020 às 10h45min - Atualizada em 13/11/2020 às 10h28min

O legado de Tony Eastman

O animador de Coragem, O Cão Covarde, faleceu aos 78 anos

Ruan Amorim - labdicasjornalismo.com

O ano é atípico e, no decorrer, notícias ruins estão se tornando comuns. Entre elas, o falecimento do grande artista, Tony Eastman, no dia 02 de novembro, aos 78 anos. Mas sua trajetória é marcada por feitos artísticos que ficarão na lembrança dos admiradores do seu trabalho. O nome do designer sempre será associado aos seus personagens mais famosos: Coragem, o Cão Covarde, e Doug. O legado vive em traços animados.

 

Nascido em 1942 em uma família de animadores,  e com muito talento para entrar no ramo, a vida já direcionava Tony Eastman para o mundo da animação. O seu pai, Phil “PD” Eastman, atuou contando histórias na Disney antes de ganhar fama como ilustrador e escritor de livros infantis. Sua mãe, Mary Lou Whitham, compartilhava do mesmo local de trabalho de Phil, ela era supervisora ​​de modelos de cores na grande  companhia. A inspiração foi certeira e rendeu bons frutos tanto para o animador quanto aos espectadores de suas obras.

 

A carreira de Eastman foi prolífica, além de animador, operou como artista de  storyboard e diretor.  Seus principais trabalhos foram em séries e comerciais de televisão. 

 

Contribuição em arte: um grande legado
 

O grande nome da animação tem sua marca registrada em muitas obras. Coragem, O Cão Covarde é uma delas.  O clássico dos anos 90 segue um cachorro medroso, personagem-título que vive com um casal de idosos, Muriel e Eustácio, em um local chamado ‘Lugar Nenhum’ e tem que enfrentar diariamente diversas situações misteriosas, desde monstros e fantasmas a tentativas de abdução. A série é bem criativa e fez grande sucesso, o seu desenvolvimento tem a contribuição de Eastman, que deixa o seu talento como animador em evidência.

 

Como diretor, a sua competência foi provada em Doug, o desenho conta a história de um garoto de 11 anos, que ama desenhar e esconde sua paixão pela sua melhor amiga,  Patti Maionese.  O artista foi responsável por dirigir o episódio piloto da animação e supervisionar a primeira temporada do programa.
 

 A identidade do artista  também está presente em séries da MTV como Beavis and Butt-head e Daria, além de Codename: Kids Next Door, entre outras. Assim, como a maioria dos animadores de Nova Iorque,  maior parte da carreira de Eastman foi na indústria publicitária. Ele fez diversos comerciais para estúdios como ``The Ink Tank, e JJ Sedelmaier Productions''.

 

Apesar de tantos trabalhos nas telinhas, o grande animador não se limitou ao formato audiovisual e foi para os escritos. Seguindo os passos do seu pai, ele escreveu e ilustrou muitos livros.  Em meio a tantas produções, o seu legado permanece. 

 
 

REFERÊNCIAS
 

Morre Tony Eastman, animador de ‘Coragem, o Cão Covarde’, aos 78 anos. NERDSITE, 2020. Disponível em:

<https://www.nerdsite.com.br/2020/11/morre-tony-eastman-animador-de-coragem-o-cao-covarde-aos-78-anos/>. Acesso em: 09/11/2020.

 

DUDOK, Alex. “Tony Eastman, Veteran East Coast Animator And Director, RIP”. CARTOON BREW, 2020. Disponível em: 

<https://www.cartoonbrew.com/rip/tony-eastman-veteran-east-coast-animator-and-director-rip-198388.html>. Acesso em: 10/11/2020.

 

Falece o animador de Coragem, o cão covarde. Um pedaço da nossa infância incrível que se vai. Comics Zone, 2020. Disponível em: 

<https://www.comicszone.com.br/falece-o-animador-de-coragem-o-cao-covarde-um-pedaco-da-nossa-infancia-incrivel-que-se-vai/>. Acesso em 09/11/2020.

 

RAUL, N. “Tony Eastman, lendário animador falece aos 78 anos”. Real A Hora, 2020. Disponível em: <https://1realahora.com/n/tony-eastman-falece-78-anos/>. Acesso em: 09/11/2020.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »