Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/12/2022 às 17h32min - Atualizada em 18/12/2022 às 17h18min

Em sua despedida, Messi conduz a Argentina ao tricampeonato mundial

Craque entra para história e acaba com jejum de 36 anos dos Hermanos sem Copa; Mbappé faz o segundo hat-trick em decisões do torneio

Ian Sousa - labdicasjornalismo.com
Primeiro beijo: Messi celebra sua conquista com troféus da Copa e do melhor do torneio. Foto: AFP

A Argentina conquistou o tricampeonato mundial ao vencer a França nos pênaltis, por 4x2, depois de um dos melhores jogos dos 92 anos de história das Copa do Mundo. No tempo normal houve empate por 3 a 3 -- 2 a 2 após os 90 minutos  e na prorrogação, 1 a 1. Messi (2x) e Di Maria fizeram para os hermanos e Mbappé marcou os três gols dos franceses. A série de reviravoltas deu um contorno de grande emoção para essa final. França buscou o empate por três vezes e a decisão só se deu nas batidas de pênaltis. Assim, Messi se despede dos Mundiais com o tão sonhado título após 36 anos de desilusões dos sul-americanos, que desde 1990 sofreram com inúmeras eliminações e a despedida precoce de Maradona. O Dios, que se aposentou em 1997, teve como a última imagem em Copas a sua saída de campo de mãos dadas com a enfermeira que o levou para o exame de doping.


A decisão ainda teve uma série de elementos históricos. Mbappé fez o segundo hat-trick em jogos decisivos. Antes dele só Geoff Hurst, da Inglaterra, em 1966, fez três gols em uma final. O jovem francês e Messi foram os primeiros desde 2002 a marcarem dois gols ou mais em uma final -- último que conseguiu o feito foi Ronaldo.  O argentino ainda se juntou a Pelé como únicos que deixaram suas marcas em todos os jogos das fases decisivas de Copa.
 

O Pibe ainda levou o  prêmio individual como craque do torneio, o que já havia acontecido em 2014. Outros premiados foram Mbappé, eleito o segundo melhor e também o Chuteira de Ouro, como artilheiro. Modric, da Croácia, ficou em terceiro. Enzo Fernández e Dibu Martínez, ambos da Argentina, levaram os prêmios de revelação e melhor goleiro, respectivamente. 

 

1° TEMPO

 

O jogo começou com a Argentina tendo as melhores chances com Di Maria sendo o melhor em campo. Aos quatro minutos, Mac Allster chutou de fora da área e, aos 16, Di Maria tenta de fora da área, mas erra o alvo. O controle da Albiceleste era total, tanto que os franceses tinham dificuldade e Mbappé, até então estava sumido na partida. Aos 20 minutos, Dembélé comete pênalti. Na cobrança, Messi abre o placar para os argentinos. 

 

O gol não mudou o cenário da partida, visto que a França continuou totalmente dominada. A consequência veio aos 35 minutos em uma aula de contra ataque. Mac Allister serve para Di María tocar na saída de Lloris e fazer o segundo. 

 

Em desvantagem, o técnico Didier Deschamps  fez logo duas alterações antes do intervalo. Sacou da equipe os atacantes Dembéle e Giroud e colocou Thuram e Kolo Muani, mas não adiantou muito os franceses foram para o vestiário sem mexer no placar. 

 

2° TEMPO

 

Na segunda etapa, a França tentou equilibrar as ações e ficou um pouco mais com a bola, mas o jogo seguiu com a tônica do primeiro tempo. Apenas aos 25 minutos, Mbappé conseguiu a primeira finalização. 

 

A partida parecia resolvida sem que os Blues pudessem reagir, mas a equipe conseguiu criar forças para renascer no jogo. Aos 34 minutos, Kolo Mouani disparou e Otamendi o parou com falta dentro da área. Mbappé bateu forte e recolocou os europeus na partida. E logo na sequência conseguiu o empate. Dois minutos depois, craque francês tabelou com Thuram e emendou um chute de primeira para empatar a partida com um golaço 2 a 2. 

 

Diante desse cenário, a França foi para cima nos minutos finais, Mbappé aos 42 minutos disparou chutou forte cruzado, mas a bola bateu na defesa e foi para fora. Já nos acréscimos, Rabiot bateu da entrada da área e Martinez fez grande defesa Aos 51, Messi tentou responder. Conseguiu carregar e chutar forte de fora da área, só que Lloris fez a defesa que levou o jogo para prorrogação.

 

PRORROGAÇÃO

 

A França diminuiu o ritmo na prorrogação, e a Argentina. mesmo recuada, conseguia a finalizar. O segundo foi mais movimentado. Messi marcou logo aos três minutos, depois de grande defesa de Lloris: 3x2 Argentina. Parecia o gol do título e que o jogo parecia resolvido a quatro minutos do fim do jogo. Mas Mbappé apareceu novamente. O árbitro deu pênalti após Montiel cortar a bola com o braço. Na cobrança, o astro francês venceu mais uma vez o goleiro argentino.

PÊNALTIS

  
Os craques começaram a série. Mbappé e Messi converteram. E aí começaram os erros franceses. Coman e Tchouaméni desperdiçaram, enquanto Dybala e Paredes marcaram. Com isso, hermanos abriram 3 a 1. Kolo Muani fez, e a decisão ficou nos pés de Montiel, um lateral-direito discreto, longe de figurar entre os astros da seleção. Ele não desperdicou e confirmou o título argentino de forma dramática como se fosse um tango com final feliz.

PRÓXIMOS JOGOS

A França encara a Holanda pelas Eliminatórias da Euro 2024. O jogo será no dia 24 de março, às 16h45 (Brasília) em estádio a ser definido em solo francês. Já a Argentina deve entrar em campo nesse mesmo dia que é a primeira data FIFA pós Copa, mas a Conmebol ainda não confirmou o calendário para 2023.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »