14/11/2020 às 13h18min - Atualizada em 14/11/2020 às 13h20min

Nyvi Estephan passa a publicar seus vídeos com interpretação em libras

A fim de tornar a comunidade de ESports mais inclusiva, Nyvi inclui linguagem para deficientes auditivos tornando seus vídeos mais acessíveis

Giuliana Holiscki - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Foto de Christiano Tessari. Reprodução: Observatório de Games.

Em 3 de novembro, a apresentadora de ESports, streamer e youtuber Nyvi Estephan inclui interpretação em libras nos seus vídeos de seu canal no YouTube. A ideia surgiu a partir de postagens do perfil de Jessyka Maia, que é interprete e criadora de conteúdo gamer em libras.
 
Nyvi, que também é eleita a maior apresentadora de ESports da América Latina e a terceira do mundo, luta por uma comunidade gamer mais inclusiva, e acredita que essa atitude irá auxiliar neste quesito. Seu primeiro vídeo mais acessível junto com Felipe Neto foi estreado no mesmo dia.

 

 

“Quanto mais diversa nossa comunidade for, mais ela irá aceitar qualquer tipo de diferença, bem como gênero e etnia. O Brasil é lindo e multicultural, a comunidade de ESports não pode partir de estereótipos como ainda nos retratam, às vezes como preguiçosos, e tantos outros preconceitos que eu não gosto nem de externalizar. A comunidade é sim diversa, nós somos únicos e não existe um estereótipo que nos defina, a única coisa que falta para gente é ser cada vez mais inclusivo, abraçando a todos que partilham da única semelhança comum entre todos nós: o amor aos games e os ESports”, postou a apresentadora em sua conta no Twitter.

 
A interpretação em libras que será incluída em seu canal é realizada pela própria Jessyka Maia, também conhecida na internet como “Suuhgetsu”. A interprete faz parte da Liga dos Surtos (competitivo de ESportes criado para surdos), e já realizaram três campeonatos de League of Legends e um de Fortinite.
 
Jessica também produz lives na Twitch com ensinamentos básicos sobre libras, sua importância e como adicionar essa outra linguagem nos jogos eletrônicos, tanto em conteúdos quanto competições promovendo a participação de todos. As lives são transmitidas toda quintas-feiras, às 20h00. 

 

 
Atualmente, o canal de Nyvi Estephan conta com quatro vídeos inclusivos no total. Mas, com o tempo, este acervo irá crescer cada vez mais.

"Eu já tenho o hábito de legendar meus vídeos no IGTV e pretendo fazer isso manualmente no YouTube também, já que a legenda automática da plataforma ainda é bastante problemática, mas ela (Jessyka) explicava em suas publicações que mesmo com legenda em português, a informação no próprio idioma dos surdos é bem mais eficaz dando acessibilidade a mais pessoas", complementa Nyvi.

 
A inclusão social e digital está ganhando muito espaço para discussão, principalmente na internet. Alguns movimentos como Web Para Todos e Inclu.são também ajudam a dar voz a essa causa.

 


 

REFERÊNCIAS: REDAÇÃO. Nyvi Estephan faz vídeos gamers com acessibilidade em libras. SBT GAMES. 07 de nov. de 2020. Disponível em <https://www.sbt.com.br/variedades/sbt-games/fiquepordentro/153371-nyvi-estephan-faz-videos-gamers-com-acessibilidade-em-libras> . Acesso em: 09 de nov. de 2020.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »