Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/03/2024 às 20h03min - Atualizada em 26/03/2024 às 18h22min

Endrick marca, e Brasil conquista empate heróico no Bernabéu

Dos seis gols marcados, três foram de pênaltis; sem VAR, as penalidades a favor dos espanhóis foram muito questionadas em campo

Julia Mota - labdicasjornalismo.com
Rodrygo marcou para o Brasil próximo aos 40 minutos do primeiro tempo. (Divulgação: Rafael Ribeiro/CBF)
O Brasil empatou em 3x3 com a Espanha, no Santiago Bernabéu, no segundo jogo no comando de Dorival Jr. nesta terça (26). Mesmo com a mesma formação do último amistoso, um aspecto diferente da partida contra a Inglaterra foi que a seleção brasileira sofreu no meio de campo e não conseguiu se impor, teve dificuldades na marcação e cedeu muitas finalizações para os adversários. Endrick foi destaque, brilhou mais uma vez e mostrou que já se sente em casa. No último lance, o Brasil arrancou um empate heróico na partida que reforçava a luta contra o racismo sofrido por Vini Jr.  Já os espanhóis tiveram dois pênaltis polêmicos marcados a seu favor, mas não havia VAR na partida por opção da Federação Espanhola, organizadora da partida

1⁰ TEMPO

Espanha começa a primeira etapa pressionando o Brasil e ficando mais com a posse de bola. Aos 10 minutos, João Gomes faz falta em Lamine Yamal dentro da área e é marcado pênalti. Rodri bate no meio, desloca o goleiro Bento e abre o placar. Aos 16 minutos, o Brasil faz a primeira chegada ao gol adversário com um chute de Vini Jr. após bela jogada de Rodrygo. Espanha segue com marcação alta e bons contra ataques, aos 21 minutos os espanhóis tem uma falta perigosa marcada dentro da área após Bruno Guimarães derrubar Nico Williams

Pouco depois, aos 24 minutos, Rodrygo é derrubado por Lamine Yamal e a seleção Canarinha tem falta marcada. Até esse momento, o jogo estava com muitas faltas, e a seleção brasileira sofre para se impor em campo. Aos 26 minutos, Yamal dribla João Gomes, Wendell e Beraldo, faz bela jogada, mas não consegue finalizar no gol. Em seguida, o Brasil consegue chegar com Vini Jr., que perde a posse de bola e não conclui a jogada. Aos 34 minutos, Vini Jr. puxa contra ataque e é desarmado. Pouco depois o Brasil erra na saída de bola e quase sofre o segundo gol.

Sem tempo de respirar, Olmo dá uma caneta em Beraldo, consegue driblar Bruno Guimarães e faz um golaço. O passe foi de Yamal, que faz o lado esquerdo brasileiro sofrer. Quase aos 40 minutos o goleiro espanhol erra na saída de bola, que para nos pés de Rodrygo e o camisa 10 aproveita com belo gol ao encobrir Unai Simón. Sem acréscimos, a primeira etapa termina com Espanha vencendo o Brasil por 2x1, além de nove finalizações espanholas contra apenas duas brasileiras. Dorival Jr. precisa consertar os erros de marcação se quiser virar o jogo na segunda etapa. 

2º TEMPO

Espanha retorna sem modificações, enquanto o Brasil realiza quatro mudanças: André entra para a saída de Bruno Guimarães, Yan Couto no lugar de Danilo, Endrick na vaga de Raphinha e Andreas Pereira substitui João Gomes. Já no início da segunda etapa Wendell rouba a bola, Endrick faz belo lançamento para Vini Jr., mas o atacante finaliza errado. A bola sobra para Lucas Paquetá, que chuta para fora. Em seguida, seleção espanhola consegue chegar na área brasileira duas vezes, mas não finaliza. 

Logo em seguida, aos quatro minutos, a estrela de Endrick brilha novamente. Após escanteio batido por Andreas Pereira, Laporte corta de cabeça, e a bola encontra o menino de 17 anos que empata a partida. Aos seis minutos, Rodrygo faz grande jogada e finaliza na trave espanhola. Com 12 minutos, Olmo finaliza de fora da área e Bento defende. Novamente aos 15 minutos o goleiro brasileiro precisa fazer nova defesa, dessa vez em chute de Nico Williams. Beraldo rouba bola na defesa, arranca pelo meio e arrisca por cima do gol aos 20 minutos. 

Aos 22 minutos, Endrick recebe de costas e dá passe para Vini Jr., mas o goleiro espanhol consegue cortar. Dois minutos depois Fabián Ruiz finaliza para defesa de Bento. Douglas Luiz entra na vaga de Vini Jr., que sai de campo muito aplaudido pelos torcedores. Yamal toca para Rodri, que acha Olmo para finalizar no gol brasileiro aos 28 minutos. Bento consegue ser mais rápido e defende em três tempos. Seleção Brasileira segue sofrendo com muitas finalizações do lado espanhol e ainda não consegue se impor, tendo muitas dificuldades para avançar do meio campo.

Espanha substitui somente aos 35 minutos, saindo Morata e Le Normand para a entrada de Oyarzabal e Cubarsí, respectivamente. No lado brasileiro, Rodrygo sai para a entrada de Galeno. Novamente os espanhóis tem um pênalti marcado, após Beraldo derrubar Carvajal. Jogadores brasileiros reclamaram muito. Rodri converte mais uma vez e vira a partida para a Espanha. No finalzinho, Yamal sai para a entrada de Jesús Navas. Douglas Luiz dá belo lançamento para Paquetá, que finaliza por cima do gol. 

Nos acréscimos o Brasil tem pênalti marcado a favor após Galeno ser derrubado dentro da área. Lucas Paquetá bate com categoria, desloca Unai Simón e empata a partida em 3x3 e o árbitro apita o fim do jogo. 

PRÓXIMOS CONFRONTOS
Brasil 
enfrenta o México,  no dia 08 de junho, nos EUA, para mais um amistoso antes da Copa América. Horário e local ainda serão definidos Enquanto a Espanha entra em campo em 15 de junho contra a Croácia, pela Eurocopa

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »