Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
08/04/2024 às 00h51min - Atualizada em 08/04/2024 às 00h51min

Palmeiras sofre, consegue nova virada e conquista o Paulista

Verdão celebra seu 26ª título estadual, a décima taça do Abel e última de Endrick; Santos reclama do pênalti marcado, mas resgata autoestima após rebaixamento

Paulo Octávio
Palmeiras celebra seu tri paulista consecutivo. Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Palmeiras conseguiu nova virada e mais um título paulista. O Alviverde venceu o Santos por 2 a 0 com gols de Veiga e Aníbal Moreno. O time precisava de dois gols para reverter a derrota de 1 a 0 contra o Peixe na Vila. Assim, o clube obteve seu 26º título e uma premiação de R$ 5 milhões da Federação Paulista de Futebol (FPF), além de já ter a vaga na Copa do Brasil de 2025.

O título foi o último de Endrick pelo Verdão. Agora o jovem vai para o Real Madrid em julho, quando o atacante fará 18 anos.  

Além disso, Abel Ferreira se sagrou o técnico mais vitorioso pelo clube com 10 títulos. Com isso, ele se iguala a Oswaldo Brandao. A torcida fez um mosaico em homenagem ao português que ficou bastante emocionado.  Ele agradeceu e elogiou a diretoria.  "Em 15 ou 20 anos, o que esses rapazes estão fazendo, vai perdurar para a história. Sabíamos que vínhamos para um grande clube, mas encaixou muita coisa, a competência dos diretores para nos deixar em paz para fazermos nosso trabalho, continuando inovar no que precisa inovar", destacou na coletiva.

Para o Santos ficou o vice-campeonato, premiação de R$ 1,65 milhão e o resgate da autoestima após o rebaixamento. "Hoje, com algumas desatenções, sofremos dois gols, mas caímos de pé e devolvemos o orgulho ao torcedor do Santos de ir ao estádio, temos que saber que esse é apenas o começo de um trabalho, precisamos devolver o Santos para a Série A , afirmou Guilherme para o Globo Esporte.

Carille reclamou do pênalti em cima de Endrick. A comissão técnica entende que o tiro de meta batido pelo Weverton com pressa --- que deu origem ao lance --- foi com bola rolando. Além disso, o árbitro teria autorizado o João Paulo a retomar o jogo antes de ser chamado pelo VAR. As duas situações foram desmentidas pelo árbitro Paulo César de Oliveira no canal Sportv. Oliveira concordou com a marcação e disse que a partida é retomada quando o jogador toca na bola e não no gestual do arbitro.

1º TEMPO

Palmeiras não conseguiu sufocar o adversário, como fez nas duas últimas decisões, e passou sufoco. Logo aos cinco minutos Weverton fez uma grande defesa. Alviverde conseguiu responder e, aos nove, Gil tirou em cima da linha um chute do Mayke. O Santos conseguiu uns contra-ataques e alçou bolas na área, mas sofreu com a pouca efetividade e falhas no último passe. Até que aos 25 minutos aconteceu o pênalti em cima de Endrick. Weverton bateu o tiro de meta rápido, acionou o jovem, que foi derrubado pelo goleiro João Paulo. Rafael Claus demorou para tomar decisão, porém após consulta ao VAR marcou penalidade, que gerou polêmica, pois parte do público entendeu que o arqueiro não teve força para derrubar o jovem.

Veiga foi para bola e abriu placar. Assim, os mandantes foram para cima com objetivo de conseguir a virada no agregado. Aos 35, Lázaro quase marcou de letra, e, aos 49, Piquerez forçou boa defesa de João Paulo. Ainda teve tempo para Murilo tocar de cabeça para fora.

2º TEMPO

Na etapa final, os dois times foram para cima em busca do gol decisivo.  Endrick serviu Aníbal Moreno, mas o argentino bateu para fora. Santos conseguiu assustar: aos seis minutos, Guilherme ficou cara a cara com Weverton e perdeu a chance. Posteriormente, aos 12 minutos, Mayke tirou em cima da linha um chute de Otero.

Mas Verdão conseguiu a virada. Endrick brigou  no meio de campo e começou a jogada.  Piquerez driblou Otero e cruzou para Flaco López. O argentino ajeitou e Aníbal Moreno completou para a rede do Santos. Foi primeiro gol do Moreno pelo Verdão.

Após o segundo, o jogo ficou aberto. Carille colocou time para cima e Palmeiras tentava o contra-ataque. Até que aos 46, Gil cabeceou para fora. E ainda Rony e Mayke perderam chances na frente do João Paulo

PRÓXIMOS JOGOS

Palmeiras volta a campo na próxima quinta quando pega o Liverpool (URU), pela Libertadores, às 21h. Já o Santos encara o Paysandu, na Vila Belmiro, pela série B, em data e horário a serem definidos pela CBF.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »