Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/04/2024 às 18h25min - Atualizada em 21/04/2024 às 18h25min

É penta: Minas conquista Superliga feminina e celebra redenção

Time belo-horizontino sofreu com críticas e lesões na temporada até conquistar o título; Praia fica com vice após contratar 11 jogadoras

Paulo Octávio
Horizonte azul: enroladas na bandeira do Minas, jogadoras celebram o título da Superliga. Foto: Instagram/@MTCvolei
O Minas é pentacampeão da Superliga feminina. O time belorizontino venceu o Praia Clube por três sets a um (25/23; 21/25; 25/16 e 25/21) em jogo único e ficou com a taça. A dominicana Peña foi o destaque do jogo após marcar 23 dos 100 que o clube marcou. 

Foi o fim de uma temporada desgastante para as duas equipes mineiras que disputaram entre si cinco títulos. O Minas, além da Superliga, venceu o Sul-Americano e a Supercopa; enquanto rival, ganhou o Mineiro e a Copa Brasil.

Como o calendário das competições é apertado, ambos times sofreram com lesões e desgaste. Na final, Julia Kudiess disse para Sportv que atuou doente e tossiu bastante no pódio após fim do jogo. E a Thaissa admitiu que tomou injeção para aguentar a dor e sofreu um estiramento. “Estou com lesão desde que voltei da seleção. Tentamos dar uma sobrevida para continuar jogando, até tomei injeção no banco, porque está muito difícil. Por isso que estou chorando. Pedi a Deus para fazer valer a pena toda a dor que sentimos", disse ao Sportv.

Jogadoras citaram a redenção após criticas ao time e ao técnico Nicola Negro após oscilação durante os campeonatos. “(O título) Representa muito para toda a equipe, porque ninguém acreditou no nosso trabalho, na equipe. Houve momentos em que saímos vaiadas, pediram a saída do técnico, de atleta. Passar por tudo isso juntas, chegar à final e vencer não têm explicação, ressaltou Thaissa.

Pela segunda vez seguida, Kisy foi eleita a melhor jogadora do campeonato. Ela dedicou o prêmio para todo o time e comissão técnica. 

Agora, atenções voltam para a temporada de seleções. A Liga das Nações, que começa em maio, definirá as 13 jogadoras que atuarão nas Olimpíadas (30 atletas foram escolhidas para uma primeira lista). Uma ausência parece certa. Camila Brait afirmou que não pretende seguir com o Brasil, pois quer cuidar de suas filhas. Ela não atuou na temporada de 2022 e 2023 por esse mesmo motivo. Assim, abre espaço para que Natinha e Nyeme vão para Paris. 

 1º SET: Kisy e Julia desequilibram

O embate entre as duas melhores equipes do país começou equilibrado, tanto que ninguém abriu vantagem até o placar apontar 12 a 12. Foi  quando o Minas conseguiu a vantagem para 17 a 15. Adenízia tentou uma reação no final com dois pontos seguidos, mas a russa
Kuznetsova errou o saque e permitiu que Minas voltasse a passar na frente. Kisy anotou 24 a 21, mas o time de Uberlândia voltou a encostar. Até que a Julia Kudiess, prata da casa do clube da capital, cravou a bola após defesa do Praia e fechou set em 25 a 23.

2 set: Adenízia vibra, e Praia reage

Para não deixar o rival abriu ampla vantagem, o Praia esteve mais disposto, só que a russa Kuznetsova  estava bem marcada. Assim, o Minas passou a frente no 11 a 9. 

E como toda decisão houve uma polêmica com arbitragem. A equipe de vídeo não tinha uma imagem de uma invasão de Pri Daroit em um ataque do Minas. Dessa forma, manteve-se a marcação do árbitro e o ponto foi para o Praia. O time do treinador Paulo Coco mostrou força, conseguiu encaixar bloqueios e, em com uma bola espetacular de segunda da levantadora Claudinha, fechou a parcial em 25 a 21. 

3 set: Peña brilha e deixa Minas em vantagem

Peña voltou a se destacar. E após dois erros de saque de Monique e Kasiely, o Minas passou a frente e chegou a 10 a 6. A equipe do técnico italiano Nicola Negro administrou a vantagem até o final. O clube da capital ganhou moral quando Julia Kudiess fechou o rally mais emocionante do jogo. O Praia se desorganizou, e o set acabou em 25 a 16 com direito a ace de Peña. 

4 set: Piña desequilibra, e Thaissa marca o ponto do título

O quarto set começou equilibrado, mas aos poucos o Minas foi abrindo vantagem e fez 10 a 7. Mas o Praia não se entregou e virou para 14 a 13 em um ataque para fora de Kisy. O Minas passou a frente após explorar bloqueio. Mas o Praia empatou em 19 a 19. Aí Peña, de novo, apareceu e deixou o Minas em vantagem para 21 a 19. Time de Uberlândia ainda conseguiu mais dois pontos, enquanto Minas administrou a vantagem e fechou a partida com o passe da Gray e ataque da Thaissa.

PRÓXIMOS JOGOS 

Equipes voltam as quadras em agosto para começo da nova temporada. Calendário de jogos ainda será divulgado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »