Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/12/2020 às 07h52min - Atualizada em 19/12/2020 às 07h53min

Loading realiza demissão em massa

Por conta de controvérsias editoriais entre a emissora e a redação, canal demite equipe inteira do Metagaming

Giuliana Holiscki - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Loading TV/ Reprodução: Observatório de Games.

Após divergência entre a equipe editorial do programa Metagaming e a direção, Loading demite todos os jornalistas responsáveis na produção do programa no dia 11 desse mês. O fato ocorreu devido a insatisfação dos funcionários, pois alegaram episódios de censura por parte da emissora.
 
O canal que teve sua estreia no dia sete, exibiu duas edições do programa. Segundo a apuração de fontes para o site NaTelinha, a gota d’água foi quando um dos redatores da editoria teria realizado uma matéria questionando determinadas atitudes de uma desenvolvedora de jogos parceira da Loading. A atitude incomodou a chefia, que por sua vez, chamou a atenção do jornalista.
 
Em consequência desse episódio, a diretoria já estava consciente do desagrado que tomava a equipe, e saberiam quais seriam as próximas atitudes. Após uma reunião, os responsáveis pela emissora decidiram antecipar-se e demitir 12 funcionário, sobrando apenas um estagiário.
 
Os ex-funcionários alegaram que o canal não aceitava bem conteúdos que abordassem temas polêmicos, como machismo. Tal fato já estava se tornando um incomodo para a equipe, pois no início havia sido acordado que o jornalismo que seria realizado pelo novo canal seria livre.
 
Nas redes sociais, os jornalistas anunciaram seus desligamentos da Loading. Nas postagens, foram colocadas receitas, fazendo alusão direta às reportagens que eram censuradas na época da ditadura no Brasil. Era uma maneira de esconder determinas matérias nas quais não eram aceitas pelo atual regime, receitas de bolo e poemas eram colocados no lugar delas para que não chegassem ao conhecimento do público pelos jornais.

 

 
O projeto para a emissora trouxe profissionais de fora de São Paulo para trabalhar na atração. Porém, com menos de duas semanas, a equipe foi dissolvida. O Metagaming já não consta mais no site da Loading.
 
“É com muita decepção que comunico a minha saída da Loading TV. Após dois programas excepcionais nos foi apresentado um desalinhamento editorial com a emissora, que levou ao desligamento de toda a equipe de esports. Frustrado e triste pela decisão, mas ao mesmo tempo extremamente contente por ter formado esse time que fez o incrível sem ter o mínimo. Embarquei nesse desafio e não me arrependo. Amo o esporte eletrônico e o jornalismo, e buscarei sempre esse caminho do certo”, disse Pedro Osório em seu perfil do Twitter.
 
A jornalista e ex-apresentadora do Metagaming, Barbara Gutierrez, deixou de fazer parte e ser chefe de redação da MGG Brasil e da IGN Brasil para seguir apenas com a Loading, sendo surpreendida com tais acontecimentos após quatro meses de trabalho na emissora. Em seus stories, a jornalista disse que não é permitido falar mais nada sobre a demissão, pois na primeira semana de trabalho, o canal pediu para que um contrato de confidencialidade fosse assinado.

 

 
A Loading, que foi projeta nas estruturas da antiga MTV Brasil, enviou um comunicado oficial para o site NaTelinha abordando sobre o assunto:
 
"Devido ao desalinhamento entre o posicionamento da Loading, focado em entretenimento, e o time editorial do programa Metagaming, decidimos reestruturar a atração. Importante frisar que o core da Loading é o entretenimento e a agenda positiva. Dessa forma, buscaremos entregar conteúdos que engrandeçam ainda mais o Esports, porém com a linha editorial focada no entretenimento. Agradecemos publicamente todo o time do Metagaming que dividiu conosco esses últimos meses, inclusive a incrível estreia. Seguimos em caminhos diferentes, mas com a certeza da competência e do sucesso de todos vocês. Obrigado por fazerem parte da nossa história.”
 
Hoje, o Metagaming está sendo substituído por um quadro curto de notícias de games apresentado pelo repórter Felipe Goldenberg. É seguido pela transmissão do Campeonato LLE (Liga Loading de Esportes), um torneio de League of Legends.
 
 

REFERÊNCIAS:

 

COSTA, T. Redação inteira de esportes do canal Loading pede demissão. VOXEL. 11 de dez. de 2020. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/www.tecmundo.com.br/amp/voxel/208187-redacao-inteira-esports-canal-loading-pede-demissao.htm. Acesso em: 12 de dez. de 2020.

 

FALCHETI, N. Equipe de programa de e-sports da Loading se rebela por censura e é demitida. NATELINHA. 11 de dez. de 2020. Disponível em: < https://natelinha.uol.com.br/televisao/2020/12/11/equipe-de-programa-de-e-sports-da-loading-se-rebela-por-censura-e-e-demitida-155684.php>. Acesso em: 18 de dez. de 2020.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »