Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/12/2020 às 19h33min - Atualizada em 21/12/2020 às 19h33min

Influência de Fernanda Montenegro na cultura para a nova geração

Estudante de 17 anos escreve poesia e recebe elogios da atriz

Yasmin Lima - revisado por Jonathan Rosa
Atriz Fernanda Montenegro. (Foto: Reprodução/ Eduardo Nicolau - Estadão)

No final de outubro deste ano, a estudante Yasmin Aparecida de 17 anos, enviou para a atriz Fernanda Montenegro uma poesia de sua própria autoria. Para a jovem, a escrita sempre foi uma forma de expressão, e embora a carta parecesse ser algo muito simples para garota, a atriz ficou extremamente tocada com a atitude e fez questão de agradecer através de um áudio enviado para estudante.

 

Em entrevista, Yasmin falou um pouco de como foi receber essa mensagem da Fernanda, e ainda mencionou o quanto a atriz representa para a cultura do país.

O que a Fernanda representa para você culturalmente?

Culturalmente falando, Fernanda representa a sobrevivência de uma cultura que resistiu, uma cultura que encarou diversos obstáculos para conseguir ser realizada. Ela é uma peça importante nesse quebra-cabeça chamado teatro. que pretendo encarar.

O que te levou a escrever sobre a Fernanda?

Uso a escrita para expressar o que é importante para mim. Quando resolvi escrever uma carta e tentar enviá-la para Fernanda, achei que era pouco, poderia ter mais. Já escrevia poesia, então pensei: "Por que não?". Mesmo tendo me expressado na carta em si, acredito que o poema foi o que realmente descreveu como me sinto sobre ela.

Qual profissão pensa em seguir
?

Atualmente estou concluindo o ensino médio, e em breve pretendo entrar em uma faculdade de Letras e ser professora. Mas uma parte imensa de mim também deseja ser reconhecida no meio teatral, seja como atriz, produtora, diretora ou outra profissão correlacionada. O teatro é uma área que me atrai muito.

Ao seu ver, qual o legado que a Fernanda Montenegro deixa para as próximas gerações?

O maior legado de Fernanda, sem dúvidas, é a fé que ela teve e tem no teatro e na vida, sempre atuante, sempre ativa. Como ela conseguiu passar por tudo sem desistir do que mais lhe importava: a cultura de seu país. Os aprendizados que são passados com seus trabalhos também se destacam, fazendo com que, através da arte, a pessoa que a admira consiga enxergar uma realidade que já foi ou não esquecida. O legado deixado por ela é o tamanho da importância da valorização de um trabalho artístico, sendo ele o mínimo ou o mais louvável.

Em áudio, Fernanda comentou emocionada o quanto é importante ver uma jovem de 17 anos, em meio a uma pandemia, estar tão conectada com a cultura do país, e ainda elogiou a poesia, chamando-a de "louvação". Como foi a experiência de receber essa mensagem de agradecimento da Fernanda?

Quando me chamaram falando que eu tinha emocionado ela e a produção dela eu me vi num êxtase muito grande. Vi Fernanda nas telas e sempre fui encantada por ela, mas como qualquer outra figura pública, pensei ser inacessível. Receber um carinho dela foi um sonho realizado, um sonho que eu nem tinha esperança de realizar. 


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »