Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/01/2021 às 18h04min - Atualizada em 13/01/2021 às 18h00min

Utopia: Do acerto ao erro

Entenda o porquê a série original do Prime Vídeo precisou ter um período tão curto de vida

Lucas Lima - Editado por Bárbara Miranda

 

Lançada em 2020 no catálogo do streaming Prime Vídeo, a produção original da Amazon teve um período curto de vida, sendo cancelada logo em sua primeira temporada. Apesar de uma boa avaliação pela crítica, com 51% de aprovação no Rotten Tomatoes, seu trágico destino foi o cancelamento. Razões que vão além de uma uma baixa audiência estão envolvidas no motivo. A série se envolveu em uma polêmica perigosa que abriu discussões sobre o futuro de próximas produções do gênero. 

 

Utopia é baseada na HQ de mesmo nome em que teorias da conspiração sobre doenças e saúde pública não se tratam de meras especulações, mas sim de denúncias reais do que está acontecendo. Uma revista em quadrinho é responsável por revelar toda a verdade sobre as supostas teorias, porém enquanto alguns dos leitores veem ela como uma história de ficção, outros acreditam na veracidade de suas informações e conspiram em conjunto na crença da existência de uma organização criminosa que torna a criação de epidemias em um negócio lucrativo. Após acontecimentos na trama, um conjunto de conspirantes formam um complô para tentar impedir essa organização de lançar o próximo vírus na humanidade.

 

É uma produção que traz em sua essência a questão das teorias de conspiração que se fortaleceram durante os últimos anos devido a consolidação das redes sociais. A história em si é muito interessante, traz um combo de ação e mistério que para os fãs das obras do Dan Brown, caem como uma luva. Entretanto, analisando o contexto de pandemia em que vivemos, já podemos apontar o grande problema dentro da produção: A alimentação de falsas narrativas sobre pandemias e vacinas. Desde da explosão da pandemia do novo coronavírus, iniciou-se uma batalha ferrenha para tentar combater a desinformação sobre o vírus. Tivemos uma enxurrada de teorias da conspiração, remédios milagrosos, falsas narrativas nas redes sociais - e pessoas acreditaram nisso! A produção escolheu um timing muito inadequado para estrear, pois sua história só fortalece o que tentamos combater e sua existência é de grande risco.

 

A partir disso, fica nítido o motivo do seu cancelamento. Foi de uma irresponsabilidade tremenda lançarem o projeto ainda com a pandemia em curso. Discursos conspiratórios similares da série são vistos sendo disseminados na vida real e a produção só faz legitimar ainda mais a desinformação.

 

Porém, Utopia nos faz refletir também sobre o futuro das produções do gênero e como elas apresentam um risco para a formação da opinião pública. Não é novidade que Hollywood costuma se inspirar em acontecimentos reais para a criação de filmes e séries. Provavelmente daqui alguns anos veremos várias produções falarem sobre a pandemia de covid-19, explorando todos os aspectos possíveis desse trágico acontecimento. Entretanto, é preciso um olhar atento sobre essas produções, pois elas podem alimentar ainda mais um discurso perigoso que sua única função é espalhar caos e desinformação. Na verdade, o olhar vigilante não deve ser somente exclusividade de obras que tratem do coronavírus ou de doenças, mas como todas aquelas possuem conspirações absurdas em sua história e que podem ajudar a inflar ainda mais esse movimento de desinformação que cresce pelo mundo. 



 

REFERÊNCIAS


GARÁFALO, Nicolaos. Utopia é cancelada após uma temporada. Omelete, 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/amazon-prime-video/utopia-cancelada>. Acessado em: 13/01/2021.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »