Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/01/2021 às 23h26min - Atualizada em 15/01/2021 às 23h07min

Jujutsu Kaisen: por dentro do melhor anime shonen da temporada

Jonathan Rosa - Editado por Fernanda Simplicio
Personagens de Jujutsu Kaisen. (Foto: Reprodução/ reddit @vugtidybi)

O anime Jujutsu Kaisen estreou em 19 de setembro de 2020 e já está dando o que falar no mundo dos amantes de da obra oriental. Além de ser um shonen clássico, a animação mergulha com tudo nas aventuras místicas. E mesmo estando nos episódios iniciais do seu primeiro ano, muitos fãs do gênero já estão qualificando a produção como o “anime da temporada” e argumentos para sustentar essa afirmação não faltam.

O anime sobrenatural é baseado no mangá escrito e ilustrado por Gege Akutami, que desde 2018 é publicado semanalmente na gigante da Weekly Shonen Jump. Jujutsu Kaisen está entre os títulos shonen mais populares dos últimos anos, descrita como uma série sobrenatural de horror, conta
  com mais de 120 capítulos publicados e 13 volumes compilados. Em junho de 2020 já atingiu a marca de 6.5 milhões de cópias em circulação. No Brasil, o mangá é distribuído pela Panini/Planet Mangá.

A série segue o jovem Yuji Itadori, um estudante do ensino médio que vive em mundo onde maldições e feiticeiros são parte do cotidiano. Itadori é um garoto com tremenda força física que leva uma vida colegial absolutamente normal. Até que certo dia, para salvar amigos que estavam sendo atacados por Maldições, ele engole o dedo do Ryomen-Sukuna, absorvendo sua Maldição.



Orientado pelo mais poderoso dos feiticeiros, o garoto se matricula no Colégio Técnico de Feitiçaria de Tóquio, uma organização que combate as Maldições. Assim começa a heroica jornada do garoto que se tornou uma Maldição para exorcizar uma Maldição, uma vida da qual ele nunca mais conseguirá se desvencilhar.

O título de Jujutsu Kaisen possui uma ligação direta com a história. Podendo ser traduzido como “batalha de Feiticeiros”, quando “Jujutsu” significa “feitiçaria”, um termo que se refere à habilidade de manipular energia amaldiçoada. Essa energia é algo natural no contexto da obra, vinda da dispersão dos sentimentos negativos gerados por toda a humanidade, fazendo com que quase todo mundo possua energia amaldiçoada fluindo de alguma forma.

O universo 

Um dos primeiros pontos que fazem de Jujutsu Kaisen, é o seu universo, repleto de lutas epicas e muito bem animas, além de tor uma dose certa de víolencia e humor, sem exagerar em nenhum. Um mundo assombrado por espíritos amaldiçoados, personificações nascidas dos sentimentos negativos humanos. Onde lugares como escolas, hospitais e cemitérios, que produzem um alto nível de energia amaldiçoada, são locais que geralmente podem formar uma maldição.

Espíritos amaldiçoados são muito poderosos e possuem habilidades distintas, considerados corruptos elas existem para caçar seus criadores, ou seja, a própria humanidade. Nesse contexto os feiticeiros Jujutsu, criaram uma classificação de maldições na história, que organiza os seres amaldiçoados por nível de poder.


Sendo entre do “Tipo 4” ao “Tipo 1” as maldições mais fáceis de controlar, que até mesmo estudantes calouros de Jujutsu conseguem lidar. Acima deles estão classificadas as maldições de “nível especial”, cujo apenas Feiticeiros poderosos conseguem conter e que possuem peculiaridades demais para serem classificadas. Além disso existem outros três tipos de maldição ainda mais poderosas, porém seriam consideras spoiler.

Um dos locais mais importantes dentro desse universo, é o Colégio Técnico de Feitiçaria de Tóquio, que nada mais é do que uma base de treinamento para Feiticeiros. Dedicada a proteger o mundo dos espíritos amaldiçoados, ensinando jovens a controlar e usar sua própria energia amaldiçoada a favor da humanidade.

Os personagens 

Mas o que realmente prende o publico ao anime é o elenco de personagens da obra. O time principal lembra muito uma outra equipe adora pelos fãs de shoen, a equipe sete de Naruto. Formado por um protagonista que carrega um demônio no dentro de si, uma garota super dedicada, um antagonista fechadão, e um sensei mega forte, que está sempre atrasado, usa bandando nos olhos e tem o cabelo branco espetado.

Essa são só alguns elementos que familiarizam os fãs logo de cara com os personagens, isso sem contar com o carisma, e habilidades de cada um deles.

Yuji Itadori

Itadori é um estudante do Ensino Médio bem peculiar, que faz parte do clube de ocultismo da escola. Assim como na maioria dos shonen, Yuji integra o grupo dos heróis desligados, bobões e superpoderosos. Portanto antes mesmo de descobrir as maldições e o Jujutsu, Yuji possui força e resistência física sobre-humanas.

Sua história começa quando ele encontra um dedo amaldiçoado na escola, e, depois de alguns eventos, quando Yuji descobre que uma maldição ameaça a vida de seus amigos e de outras pessoas, ele toma uma atitude drástica para salvá-los. Como apenas energia amaldiçoada derrota energia amaldiçoada, em um momento crítico o rapaz engole o dedo amaldiçoado esperando obter alguma força para escapar da situação. Assim, ele consegue uma imensa quantidade de poder.

O problema é que o dedo pertence ao rei das maldições, Ryomen Sukuna, um antigo feiticeiro. E ao ingerir o dedo, além de ter recebido uma força absurda do objeto, Yuji também se torna hospedeiro de Sukuna e passa a dividir seu corpo com o vilão. E agora um dos principais objetivos dos feiticeiros é encontrar e destruir todos os outros 19 dedos de Sukuna, (que tem quatro braços) para eliminar seu espírito amaldiçoado de uma vez por todas.

Megumi Fushiguro

Esse é o calouro talentoso do grupo (que lembra o Sasuke Uchiha). Megumi foi incumbido de investigar a energia amaldiçoada emanando da escola do Yuji quando aconteceram os eventos envolvendo o dedo amaldiçoado. Porém, mesmo sendo mais sério e responsável que o colega, e tendo entrado no colégio de feitiçaria já como um Feiticeiro de Nível 2, por demonstrar grande potencial, ele não é palio para a maldição.

Fushiguro usa uma técnica especial de sua família (uma espécie de kekkei genkai da obra), chamada de as “Dez Sombras”, onde usa sombras para invocar seres de energia amaldiçoada que obedecem a seu comando. O calouro está determinado a exorcizar Maldições e salvar as vidas daqueles que são ameaçados por elas, mas não se apresenta como um herói por isso. Além de proteger as pessoas, os motivos de Megumi são relativamente obscuros, e ele mantém grande parte de sua vida pessoal um mistério até mesmo de seus amigos mais próximos.

Nobara Kugisaki

Além do Yuji e do Megumi, a terceira caloura dessa história é a Nobara. Vinda do interior do Japão, tudo que a moça queria era viver na cidade grande e se tornar uma Feiticeira. A garota é teimosa, desbocada e muito poderosa. Ela já atuava como caçadora de maldições na sua cidade natal quando era mais jovem, graças a sua vasta gama de técnicas. Nobara usa um martelo, pregos e uma boneca de palha durante o combate para um efeito excepcionalmente aterrorizante.

Satoru Gojo



Gojo é professor Colégio Técnico de Feitiçaria de Tóquio, e tem Megumi e Yuji sob sua tutela direta. Mas ele não é um simples docente, Saturu é reconhecido como o feiticeiro mais forte, tanto por si mesmo quanto por aqueles ao seu redor, tem a combinação letal de grandes quantidades de energia amaldiçoada e uma técnica perigosamente poderosa.

Em sua primeira aparição, ele encara o Yuji possuído pelo espírito do Sukuna de frente e diz sem nem pestanejar que o derrotaria. É extremamente protetor com seus alunos, genuinamente querendo ajudar a todos, e espera melhorar o estado atual do mundo Jujutsu. Divertido, misterioso e usando uma venda que cobre os olhos, ele é uma peça-chave na história e a grande arma dos Feiticeiros contra os maiores espíritos amaldiçoados.

Onde assistir?


A animação, é produzida pelo estúdio MAPPA, e terá 24 episódios no primeiro momento. No Brasil, o anime já está sendo exibido pela Crunchyroll, tendo 14 episódios legendados lançados até o memento, além de ter 08 desde 14 dublados em português (só assinantes premium tem acesso ao conteúdo dublado). Jujutsu Kaisen está tem um episódio novo incluído todas as sextas, às 14h45.

No elenco dublado temos vozes de:

REFERÊNCIAS:  

FAGNER, J. Guia de Personagens Jujutsu Kaisen: Quem é quem no anime da Shonen Jump. UNICÓRNIO HATER. 06 de nov. de 2020. Disponível em: <https://www.unicorniohater.com.br/guia-de-personagens-jujutsu-kaisen-quem-e-quem-no-anime-da-shonen-jump/> Acesso em: 13 de jan. de 2021.

GASSERUTO. Crunchyroll Anuncia Dublagem “Quase Simultânea” De ‘Jujutsu Kaisen’ E Mais 3 Animes. JBOX. 11 de nov. de 2020. Disponível em: <https://www.jbox.com.br/2020/11/11/crunchyroll-anuncia-dublagem-quase-simultanea-de-jujutsu-kaisen-e-mais-3-animes/> Acesso em: 13 de jan. de 2021.

JANGARÉLLI, M. Jujutsu Kaisen: 10 Coisas que você precisa saber sobre o anime. LEGIÃO DOS HEROIS. 10 de dez. de 2020. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/jujutsu-kaisen-coisas-sobre-anime.html#list-item-1> Acesso em: 13 de jan. de 2021.

JORDAN, P. Conheça o Kakashi mais casca grossa de todos! EI NERD. 02 de jan. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Ho8TFmbF5zk> Acesso em: 13 de jan. de 2021.

LIMA, DIEGO. Anime de Jujutsu Kaisen chega à Crunchyroll em outubro. IGN. 12 de ago. de 2020. Disponível em: <https://br.ign.com/jujutsu-kaisen/83606/news/anime-de-jujutsu-kaisen-chega-a-crunchyroll-em-outubro> Acesso em: 13 de jan. de 2021.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »