Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/01/2021 às 18h05min - Atualizada em 14/01/2021 às 17h30min

“Umbrella”: a animação brasileira que pode concorrer ao Oscar de 2021| Resenha

Juliana Amorim - labdicasjornalismo.com
Umbrella é um curta de animação brasileiro sob a direção de Helena Hilario e Mario Pece e pode se tornar a primeira produção nacional a disputar nessa categoria no Oscar de 2021. A trama, que se passa em um orfanato, foi inspirada em uma história real, vivida pela irmã da própria Helena que, ao visitar um orfanato no interior do Paraná, se depara com um menino que não sonha com qualquer outra coisa a não ser um guarda-chuva para poder se encontrar novamente com o seu pai.



O curta conta a história de Joseph, um garotinho que sonha em ter um guarda-chuva amarelo, até que conhece uma menina que desperta nele lembranças de seu pai. A história é repleta de melancolia que se encaixa com um visual colorido e vibrante, semelhante às demais obras do estúdio criativo, Stratostorm – o mesmo responsável por Umbrella.



Apesar de o roteiro e direção serem comandados por um casal de brasileiros, Umbrella não possui nenhum traço do país tropical. Muito pelo contrário, a trama se passa em um cenário típico das animações americanas e até mesmo a linguagem do filme é feita em inglês. A falta de representação da cultura brasileira chega a decepcionar os telespectadores que esperavam ver um pouco mais do Brasil, caso o filme seja de fato escolhido para concorrer ao Oscar.

O filme não possui falas. Segundo os criadores, a intenção da mensagem é que ela seja universal, e não para um país ou povo específico. A transmissão da mensagem fica, então, sob responsabilidade do visual da animação que, por sinal, não decepciona nem um pouco. As cenas possuem uma aquarela forte e vibrante e fazem uma bela transição entre o presente e o passado, com uma trilha sonora capaz de emocionar a qualquer um.



Entretanto, em certos momentos, a melancolia chega a ser excessiva e não convincente, o que pode ser até certo ponto um pouco maçante. Mas o filme se recupera e se torna envolvente, a ponto de quem assiste poder se sentir como parte da trama e sentir empatia pelo pequeno Joseph. A empatia é, por sinal, a grande mensagem da animação. O filme nos mostra como é sempre importante olhar para o próximo e tentar sentir ou ao menos tentar entender a sua dor, ainda que isso signifique abrir mão de algo: no caso da garotinha, o orgulho e o seu guarda-chuva amarelo.

Apesar dos pontos negativos da animação, Umbrella é um candidato digno do Oscar e merece todos os holofotes que está recebendo. Agora resta se manter na torcida para que o curta seja selecionado na lista de concorrentes à premiação e, quem sabe, venha a se tornar o primeiro curta de animação brasileiro a concorrer (e, tomara, ganhar) um Oscar na categoria selecionada.



Vale a pena lembrar que Umbrella está disponível temporariamente no Youtube, devendo permanecer na plataforma até o dia 21 de janeiro.
 

O cinema de animação brasileiro no Oscar

O Brasil não possui nenhuma indicação ao Oscar na categoria de curta metragem de animação. Se selecionado, Umbrella, pode se tornar a primeira produção a concorrer nessa categoria. Contudo, o Brasil possui duas indicações de animação no Oscar. A primeira delas foi com Rio, sob direção do brasileiro Carlos Saldanha. A animação concorreu na categoria de Melhor canção original com a música “Real in Rio”, composição de Sergio Mendes e Carlinhos Brown. No entanto, a animação perdeu para "Man or Muppet" de The Muppets.

A segunda indicação foi com o longa O menino e o mundo, de Alê Abreu. A produção concorreu ao Oscar na categoria de melhor longa de animação, perdendo, contudo, para Divertidamente, de Pete Docter e Jonas Rivera.


 

REFERÊNCIAS 

CANHISARES, Mariana. “Brasil no Oscar: relembre as indicações do país à premiação”. Omelete, 2020. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/oscar/brasil-no-oscar-historia#4>. Acesso em: 14/01/2021.

IBARRA, Pedro. “Umbrella, a animação brasileira que deve correr o mundo em 2021”. Diário de Pernambuco, 2021. Disponível em: <https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2021/01/umbrella-a-animacao-brasileira-que-deve-correr-o-mundo-em-2021.html>. Acesso em: 14/01/2021.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »