Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/01/2021 às 11h38min - Atualizada em 29/01/2021 às 11h32min

O mangaká que vai destruir o mundo

Paulo Pereira - Editado por Fernanda Simplicio
Capa do 1º volume japonês - Fonte/Reprodução: Biblioteca Brasileira de Mangás

A publicação brasileira do mangá Dead Dead Demon´s Dededededestruction, de Inio Asano, foi anunciada pela editora JBC no último dia oito em Live no Youtube.
 
Na primeira transmissão ao vivo de 2021, realizada na plataforma de vídeos do Google, a editora paulistana JBC fez uma série de anúncios de novos lançamentos. O primeiro deles foi o Dead Dead Demon´s Dededededestruction, do prestigiado mangaká – como são chamados os artistas responsáveis pela criação de mangás (histórias em quadrinhos) no Japão – Inio Asano.
 
O japonês de 40 anos, considerado um dos autores mais famosos em atividade, estreou no mundo dos mangás ainda nos tempos de escola. Suas histórias são conhecidas por tratar de temas espinhosos e sensíveis, como depressão por exemplo, além de abordar os paradoxos da ação humana sobre o mundo. Tudo em meio a uma intrincada atmosfera de fantasia, filosofia e “afins”.
 
Embora o termo costume ser mais utilizado em referência aos animés (as animações/desenhos japoneses), costuma-se classificar os mangás de Asano como Slice of life (“fatia da vida”). Ou seja, uma espécie de realismo mundano que representa experiências cotidianas. No contexto da obra do referido mangaká, narrativas que tratam de dramas vividos por jovens e adolescentes, junto à elementos ficionais e mágicos.  
 
Atualmente no Brasil, apenas quatro de suas obras foram publicadas: Solanin (pela editora L&PM em 2011), A Cidade da Luz (pela editora Panini em 2017), Nijigahara Holograph (pela JBC em 2016) e Boa Noite Punpun (pela JBC em 2019), considerada por muitos a obra mais famosa.
 
What a Wonderful World (2003-2004 no Japão) fora anunciada, também pela JBC, ainda em 2020. Com Dead Dead Demon´s Dededededestruction, a JBC se transformará em “a casa de Asano no Brasil”, uma vez que se tornar-se-á a editora com o maior número de publicações do singular quadrinista da terra do sol nascente.
 
Desta vez, com DDDD, o pano de fundo para “o mergulho psicológico de Asano” é uma invasão de alienígenas. A sinopse divulgada no site oficial da editora informa: “Três anos após a chegada de uma gigantesca nave espacial aos céus de Tóquio, a presença extraterrestre foi banalizada pelos habitantes da metrópole japonesa. Enquanto, o governo tenta achar uma solução para a questão alienígena, duas garotas do Ensino Médio (Koyama e Ouran) apresentam esse estranho novo mundo onde os próprios humanos parecem ser uma ameaça maior do que os próprios visitantes espaciais.
 
Ainda não foram divulgados outros detalhes da publicação nacional, como o tipo de papel, o número de páginas e volumes – é comum as editoras por exemplo, unirem dois ou três volumes e assim abranger toda a obra em menos tempo – e se haverá versão digital também. Atualmente, a HQ encontra-se no seu décimo volume no Japão. A publicação foi iniciada em 2014 por lá e é um sucesso em outras partes do mundo também.
 
Em tempo, Mangaka Nyūmon (Introdução ao autor de mangás) é a obra mais recente de Asano. O mangá foi lançado no final de 2019 no Japão. Não há previsão da versão brasileira.
 
REFERÊNCIAS:
Biblioteca Brasileira de Mangás. Dead Dead Demon’s Dededededestruction. [s.d]. Disponível em: https://blogbbm.com/manga/dead/. Acesso em: 26 ago. 2020.
 
Biblioteca Brasileira de Mangás. NI 401. Novo mangá de “Inio Asano” no Japão. [s.d]. Disponível em: https://blogbbm.com/2019/09/17/ni-401-novo-manga-de-inio-asano-no-japao/. Acesso em: 27 ago. 2020.
 
 
JBChannel. 1º Live de 2021| JBC Bits [Na Quarentena] #26. 2021. (1h06m12s). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qVvlV1eirsg&t=1289s. Acesso em: 10 jan. 2021.
 
Wikipédia. Inio Asano. 2 jan. 2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Inio_Asano. Acesso em: 26 ago. 2020.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »