Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/02/2021 às 10h05min - Atualizada em 19/02/2021 às 08h43min

Carnaval Geek: às vezes que o mundo geek encontrou a folia

Beatriz Costa - Editado por Ana Terra
Nerds, geeks, otakus, CDF’s e outras nomenclaturas, sempre carregamos o estereótipo da introspecção e ficamos conhecidos por passarmos horas em frente ao computador, vídeos games e/ou lendo. Porém, os nerds também apreciam a folia de carnaval e conseguiram juntar os dois mundos.

Se procurarmos em HQ’s antigas, percebemos que nerds e carnaval - já realizam crossover a alguns anos. Como, por exemplo, o personagem Zé Carioca, que possui o visual típico de passista e representa o carioca em época de carnaval. Wolverine também já gostou da folia no Rio de janeiro, em 2001, no quadrinho Rio de Sangue.
Na vida antiga - antes do Coronavírus - os mundos nerds e carnavalesco se encontraram algumas vezes. Inúmeras fantasias, participação em carro s alegóricos e blocos exclusivos. Confira alguns momentos desses encontros:

Em 2012, no Rio de janeiro nasceu o bloco Pipoca & Guaraná. Formado por um grupo de percursionistas, o bloco apresenta trilhas sonoras de desenhos famosos, singles de comerciais, trilhas de novelas, séries, cinema e programas de TV com ritmos populares brasileiros. A apresentação conta com projeções em telão, que compõem a cenografia do espetáculo em uma narrativa visual sincronizada com o repertório do bloco.
No ano de 2010 a escola do samba carioca Unidos da Tijuca levou para o sambódromo o enredo “É segredo”. Os heróis que preservam a identidade usando máscaras, marcaram presença em uma ala do desfile. Super-Homem, Lanterna Verde, Capitão América e diversos outros atores fantasiados de Homem-Aranha, escalavam uma grande parede e, outros, vestidos de Batman, esquiavam em uma rampa.

Alguns anos depois, em 2017, os heróis também marcaram presença no desfile da escola Viradouro. A ala foi formada por fantasias de Mulher Maravilha, Thor, Super-Homem, Batman e Capitão América.

O Bloco Marcha Nerd também é um dos mais queridos pelos fãs de animes, séries e ajuda a “elevar o cosmo” durante a folia. Criado em 2012, o bloco traz no repertório trilhas de séries, animes e filmes dos anos 80 e 90. Os foliões costumam usar as roupas e cosplay de seus personagens favoritos como “Naruto”, “He-Man” e entre outros.

Ainda concorda que carnaval e personagens nerds não combinam? Aproveita e guarda o nome dos blocos para o carnaval pós-vacina.
 
REFERÊNCIAS:
ALBUQUERQUE, Ricardo. Bloco ‘Pipoca & Guaraná’ leva trilhas da TV ao Rival. Rio notícias, 2018. Disponível em: <https://www.rionoticias.com.br/bloco-pipoca-guarana-leva-trilhas-da-tv-ao-rival/>. Acesso em 16 de fev. de 2021.

AZEVEDO, Roanna. Carnaval 2020: Conheça os blocos de Carnaval inspirados em cinema e TV. Adoro Cinema, 2020. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-153230/>. Acesso em 15 de fev. de 2021.

Bloco Marcha Nerd faz folia geek no carnaval carioca. Eu Rio, 2020. Disponível em: <https://eurio.com.br/noticia/11990/bloco-marcha-nerd-faz-folia-geek-no-carnaval-carioca.html>. Acesso em 15 de fev. de 2021.

MENDONÇA, Alba Valéria. Viradouro convoca 'super-heróis' para defender seu enredo no carnaval 2017. G1, 2017. Disponível em: <https://g1.globo.com/rio-de-janeiro/carnaval/2017/noticia/viradouro-convoca-super-herois-para-defender-seu-enredo-no-carnaval-2017.ghtml>. Acesso em 15 de fev. de 2021.

RAMONE, Marcus. Super-heróis caem no samba pela Unidos da Tijuca. Universo HQ, 2010. Disponível em: <http://universohq.com/noticias/super-herois-caem-no-samba-pela-unidos-da-tijuca/>. Acesso em 16 de fev. de 2021.

VICTÓRIA, Ana Cristina. Desfile Viradouro 2017 – Série A| Sexta-Feira, 24/02/2017 | Fotos: Ana Cristina Victória. Papo de Samba, 2017. Disponível em: <http://www.papodesamba.com.br/galeria_de_fotos/desfile-viradouro-2017-serie-a/>. Acesso em 16 de fev. de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »