24/02/2021 às 20h08min - Atualizada em 24/02/2021 às 20h08min

Resenha: “Marvel Por Trás da Máscara” explora o poder da identidade dos super-heróis

Documentário mostra a importância dos personagens por trás das máscaras para a identificação com o público

Mayra Cardozo - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Marvel Studios | Disney Plus / Reprodução: Google

 
Lançado no último dia 19 na plataforma de streaming Disney+, “Marvel Por Trás da Máscara” apresenta aspectos fundamentais para o sucesso dos personagens da Marvel Comics. Com direção de Michael Jacobs, o documentário mostra que o mais importante na hora de fazer com que os leitores se identifiquem com os super-heróis é mostrar quem eles são quando não estão em seus uniformes.  
 
Assista ao trailer do documentário:

 

 
Por meio dos depoimentos de diversos profissionais ligados ao universo da Marvel nos quadrinhos, o documentário enfatiza a inovação que a empresa trouxe na criação de seus personagens. Ao explorar mais profundamente as suas personalidades e dificuldades, ela se destacou no meio das outras editoras, que não consideravam as identidades secretas dos super-heróis uma parte importante da narrativa. Outro diferencial da Marvel Comics foi situar as suas histórias no mundo real, e não em cidades fictícias, colocando os seus personagens no mesmo universo que os leitores.
 
Foi com esse pensamento inovador que surgiram sucessos como o Homem-Aranha - herói que tem três de suas HQs entre as dez mais vendidas da história, de acordo com dados da Comichron, e é um dos mais populares do mundo. Isso porque, apesar de seus poderes, Peter Parker vive no mundo real e lida com problemas semelhantes aos de qualquer outra pessoa: dificuldades financeiras, perda de familiares, crises no relacionamento, entre outros.
 
Essa questão é explicada no documentário por um dos diretores criativos da Marvel Comics, Joe Quesada. Para ele, é essa abordagem que faz com que o público se veja em super-heróis como o Homem-Aranha e, consequentemente, crie um carinho por eles. Assim, “Marvel Por Trás da Máscara” consegue não apenas oferecer explicações teóricas sobre a criação dos personagens da editora, mas também mostrar exemplos práticos disso, o que dá uma maior credibilidade as ideias apresentadas.

 
O documentário ainda fala da importância que teve a evolução da representatividade de minorias sociais nos quadrinhos. Como enfatizado em diversos depoimentos, é essencial que todas as pessoas possam encontrar nas HQs personagens com os quais possam se identificar. Para entender como isso é importante, vale lembrar de crianças negras fãs do Pantera Negra que dizem gostar de ver um herói que se pareça com elas
 
É interessante notar que o documentário, mesmo tendo sido produzido pela própria Marvel, não deixa de mostrar os erros da editora, especialmente em suas primeiras tentativas de representar as minorias sociais. Assim, é comentado em “Marvel Por Trás da Máscara”, por exemplo, como as primeiras personagens femininas das HQs eram sempre colocadas em situações das quais precisavam ser salvas, assim como os da comunidade LGBTQ+ nunca tinham as suas vidas amorosas bem representadas.
 
Apesar de, na maioria das vezes, ser utilizado pelo documentário para contrastar com tentativas posteriores, mais bem-sucedidas, o reconhecimento dos erros faz com que a visão da Marvel Comics apresentada nos depoimentos soe mais realista. Assim, “Marvel Por Trás da Máscara” escapa do risco de parecer uma propaganda de uma irrealista “empresa perfeita”.
 
Outro acerto do documentário foi conseguir, em pouco mais de uma hora, expor uma linha do tempo bastante completa da criação de seus personagens, começando nos anos 60 e indo até a atualidade. O conteúdo trazido por “Marvel Por Trás da Máscara” é apresentado com clareza e profundidade, além de não parecer corrido, apesar da grande quantidade de informações encaixada em um tempo relativamente curto.
 
Portanto, “Marvel Por Trás da Máscara” traz uma visão histórica e social da criação dos personagens de uma das editoras de quadrinhos mais conhecidas na atualidade. É uma boa opção para os fãs da Marvel Comics, que conseguirão entender melhor como surgiram seus super-heróis favoritos e até o porquê de gostarem deles, assim como para todos que desejem conhecer os bastidores de algumas das HQs mais famosas da história.


REFERÊNCIAS:
 
DOLORES, B. Disney anuncia Marvel Studios AVANTE e Marvel Por Trás da Máscara. POLTRONA NERD, 16 de fev. 2021. Disponível em: <https://poltronanerd.com.br/series/disney-anuncia-marvel-studios-avante-e-marvel-por-tras-da-mascara-115299>. Acesso em: 21 de fev. 2021.

GONÇALVES, A. Crianças negras dizem por que são fãs do Pantera Negra: 'parece a gente'. UNIVERSA, 02 de set. 2020. Disponível em: <https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/09/02/criancas-negras-dizem-por-que-sao-fas-do-pantera-negra-parece-a-gente.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em: 23 de fev. 2021.

JUNIOR, L. O que faz de Batman e Homem-Aranha os heróis mais populares do mundo? SINTONIA GEEK. Disponível em: <
https://tinyurl.com/bpjw6mnj>. Acesso em: 23 de fev. 2021.

MARQUES, A. Crítica | Marvel Por Trás da Máscara “Toda a política por trás da Marvel “. CABANA DO LEITOR, 22 de fev. 2021. Disponível em: <https://www.cabanadoleitor.com.br/critica-marvel-por-tras-da-mascara-toda-a-politica-por-tras-da-marvel/>. Acesso em: 23 de fev. 2021.

MARVEL por trás da máscara. Direção: Michael Jacobs. Marvel New Media. Estados Unidos: Marvel Studios, 2021.  Disney Plus (64 min.).

PRADO, J. Marvel por trás da Máscara, documentário estreia no Disney+. OS GEEKS, 19 de fev. 2021. Disponível em: <http://sitedosgeeks.com/marvel-por-tras-da-mascara-documentario-estreia-no-disney/>.  Acesso em: 21 de fev. 2021.

PÓSS, K. Marvel Por Trás da Máscara | Confira o trailer do documentário. ENTRETER-SE, 17 de fev. 2021. Disponível em: <https://entreterse.com.br/marvel-por-tras-da-mascara-82721/>. Acesso em: 21 de fev. 2021.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »