25/02/2021 às 18h15min - Atualizada em 25/02/2021 às 18h04min

As conexões entre as nove temporadas de American Horror Story

Apesar de tratarem sobre temas diferentes, elas possuem detalhes em comum

Júlia Victória - Editado por Ana Terra

American Horror Story é um dos grandes sucessos da televisão americana. Iniciada em 2011, atraiu grande popularidade pela sua proposta de apresentar temáticas ligadas ao terror. Dirigida por Ryan Murphy, traz um assunto diferente a cada ano e, geralmente, é composta pelos mesmos atores. As gravações da 10° temporada de AHS, adiadas por conta da Covid-19, foram retomadas e até o fim deste ano o público deve ser presenteado com a nova parte que deve se chamar “Pilgrim” (Peregrino em português).
 
Apesar de parecerem isoladas, as nove temporadas de American Horror Story têm detalhes que as vinculam: lugares, personagens e crossovers.
 
Por isso, listamos aqui as principais conexões de AHS:

Apocalypse

FONTE: FX/FOX

FONTE: FX/FOX

Com estreia em 2018, realizou um crossover entre a primeira, terceira e quinta temporadas, respectivamente, de American Horror Story: Murder House, Coven e Hotel.

Em Murder House, a família Harmon se muda para uma casa em Los Angeles. O local foi palco de diversas tragédias nos anos passados, as quais também iriam afetar os novos moradores. Em certo momento da trama, Vivien (a matriarca da família) é abusada e acaba engravidando. Descobre-se que, como o filho foi fruto de uma relação entre um fantasma e uma pessoa viva, ele seria considerado o Anticristo. O menino foi batizado como Michael Langdon, porém sua participação ficou restrita ao episódio final.

FONTE : FX/FOX

FONTE : FX/FOX

Isso até Apocalypse, uma vez que a 8° temporada resgatou o personagem e trouxe um Michael já adulto e aprendendo sobre o seu destino. Para evitar o fim do mundo, as bruxas de Coven retornam para tentar impedir o Anticristo. Esse crossover proporcionou a volta de personagens como Madison Montgomery, Misty Day, Queenie, Tate Langdon e Violet Harmon. E os fãs ainda tiveram a oportunidade de rever a atriz Jessica Lange, que deixou a produção em 2015, após Freak Show, a quarta temporada.
 

A Suprema Original

FONTE: FX/FOX

FONTE: FX/FOX

A Suprema é a figura central de Coven, visto que a temporada rodeia o grupo de jovens bruxas que tentam descobrir qual será a substituta de Fiona Goode (Jessica Lange). Ao realizar o teste das Sete Maravilhas, onde elas têm de provar suas capacidades de: telecinese, controle mental, manipulação do fogo, adivinhação, transmutação, vitalum vitalis (transferência de força vital e o poder de ressuscitação) e a descida a mundos inferiores da vida após a morte. A candidata que conseguir cumprir todos os testes assume o posto.

A questão da Suprema e do ritual das Sete Maravilhas parece ser bem mais antiga, já que, posteriormente, na sexta temporada Roanoke, a temática foi reapresentada quando Lady Gaga interpretou a bruxa da floresta Scáthach, que seria a primeira Suprema de todas.
 
Pepper

FONTE : FX/FOX

FONTE : FX/FOX

A personagem é introduzida em Asylum, a segunda temporada de AHS e é uma das pacientes mais importantes do manicômio de Briarcliff. Em Freak Show, o público conhece o passado de Pepper e descobre que ela fazia parte do circo de “aberrações” junto do irmão. Depois de sofrer uma série de maus-tratos, ela é mandada e admitida no hospício.
 
Queenie

FONTE : FX/FOX

FONTE : FX/FOX

Umas das bruxas de Coven, também tem participação em Hotel e como citado, aparece em Apocalypse.
 
A família Mott

FONTE : FX/FOX

FONTE : FX/FOX

Roanoke é uma das temporadas mais controversas de American Horror Story, porque trouxe algumas bizarrices e tentou alavancar a aprovação, pois a anterior (Hotel) não havia agradado à crítica.

A história é em um formato de falso-documentário e reality show, que acompanha o casal Shelby (Sarah Paulson / Lily Rabe) e Matt (Cuba Goodin Jr / Andre Holland). Eles se mudam de Los Angeles para uma casa em Roanoke, Carolina do Norte. Quando começam a descobrir e a presenciar acontecimentos paranormais dentro da residência.

Ao logos dos episódios é revelado que a casa pertencia à Edward Philippe Mott e o sobrenome entrega que ele é ancestral de Dandy Mott, o psicopata de Freak Show, que se veste com a fantasia sinistra do Palhaço Twist, para cometer os assassinatos na quarta temporada.


Pilgrim

A nova temporada de American Horror Story não tem data oficial de estreia, mas conta com a presença de Sarah Paulson, Kathy Bates, Leslie Grossman, Billie Lourd, Evan Peters, Adina Porter, Lily Rabe, Angelica Ross, Finn Wittrock e Macaulay Culkin.
 

REFERÊNCIAS
CRUCCHIOLA, Jordan. How All 6 Seasons of American Horror Story Are Connected. Vulture ,2016. Disponível em: <https://www.vulture.com/2016/11/american-horror-story-connections.html>. Acesso em: 25 de fevereiro de 2021.
FIAUX, Gus. AMERICAN HORROR STORY: TODAS AS LIGAÇÕES ENTRE AS TEMPORADAS DA SÉRIE. Legião dos Heróis, 2021. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/lista/american-horror-story-ligacoes.html#:~:text=American%20Horror%20Story%3A%20Todas%20as%20liga%C3%A7%C3%B5es%20entre%20as%20temporadas%20da%20s%C3%A9rie,-Entenda%20como%20as&text=E%20o%20que%20originalmente%20come%C3%A7ou,%2C%20easter%2Deggs%20e%20refer%C3%AAncias>. Acesso em 25 de fevereiro de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »