Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/03/2021 às 09h17min - Atualizada em 06/03/2021 às 06h46min

WandaVision | O que é a Magia do Caos?

Entenda como funciona esse poder que só a Feiticeira Escarlate é capaz de dominar e controlar

Victória Souza - Editado por Ana Terra
Fonte: Disney
Contém spoiler.
Na última sexta-feira (05), foi lançado o episódio final de Wandavision e finalmente Wanda Maximoff aparece como a Feiticeira Escarlate, dentro do universo MCU. Na tentativa de descobrir como Wanda criou o hex no episódio oito, Agatha Harkness força a feiticeira a reviver os traumas para saber o que deu origem ao que aconteceu com Westview, com isso ela acaba descobrindo algo maior do que esperava, Wanda possui a Magia do Caos.

Para entender melhor o que é a Magia do Caos e sua relação com a Feiticeira Escarlate, é interessante voltar um pouco à origem dos poderes de Wanda nos filmes. Ela aparece pela primeira vez em Vingadores: A Era de Ultron e descobrimos que Wanda e Pietro Maximoff são dois irmãos que se voluntariaram como cobaias para um experimento da organização terrorista Hidra. Achando que estavam salvando seu país natal, os irmãos são expostos ao poder da Jóia da Mente, e então os Maximoff ganham habilidades especiais, com Wanda ganhando habilidades telecinéticas, manipulação de energia e Pietro velocidade super-sônica. Embora muitos aspectos sejam fiéis às HQs, vale lembrar que na época em que o filme saiu, a Marvel Studios/Disney ainda não possuía os direitos autorais dos X-men para incluir os mutantes no MCU. Nos quadrinhos, os gêmeos são apresentados como mutantes e filhos de Magneto.
Com Wandavision as coisas podem começar a seguir por uma rota mais fiel aos quadrinhos, isso porque a própria Agatha conta a Wanda que ela já tinha o dom de manipulação de probabilidade desde criança, pois foi ela que impediu que um míssil matasse ela e seu irmão durante a guerra em Sokóvia. A feiticeira sempre acreditou que o míssil era defeituoso e por isso ela e Pietro conseguiram sobreviver ao desastre que matou seus pais. Outra coisa que explica, que ela já possuía poderes foi quando estava na Hidra, isso porque sabemos o quão poderosas as Jóias do Infinito são e nenhum humano é capaz de suportar o poder. Em Vingadores: Ultimato, Tony Stark mesmo com a armadura do Homem de Ferro, morre após usar a manopla e em Guardiões da Galáxia, Peter Quill descobre que é um semideus após aguentar a carga da Jóia Poder. Quando Wanda entra em contato com a Jóia da Mente, a mesma teve seus poderes expandidos e é possível ver a forma da Feiticeira Escarlate no momento.

Magia do Caos
 
A Magia do Caos é um poder extremamente forte e raro. Esse poder é tão único e perigoso que foi banido pelos primeiros Magos Supremos, nem mesmo o Doutor Estranho tem conhecimento de sua existência. Quando ainda não havia pessoas na terra, quem estava lá eram os Deuses Anciões, sendo o mais forte o deus Chthon, que posteriormente se tornou um ser demoníaco após ser o primeiro a usar esse poder. Chtho se tornou o Deus do Caos e governou a terra por muito tempo. O usuário capaz de dominar a Magia do Caos é capaz de alterar o tecido da realidade, podendo criar, alterar e até mesmo destruir a estrutura do universo. Em outras palavras, é possível criar ou até mesmo apagar uma pessoa como se nunca tivesse existido, além de alterar traços genéticos podendo dar ou tirar poder de alguém. Monica Rambeau teve seu DNA alterado quando atravessou o hex mais de uma vez e ganhou poderes, como visão eletromagnética, manipulação de energia e intangibilidade. 
Além de ter seu poder aumentado ao longo dos anos, Chthon foi responsável por criar o Darkhold conhecido também como o Livro dos Pecados. Na série, Agatha está em posse do livro como é mostrado no episódio sete e depois conta para Wanda que no livro existe um capítulo inteiro dedicado à Feiticeira Escarlate. O livro é considerado nas HQs como fonte de um dos piores males existentes, podendo até mesmo em suas páginas libertar monstros como lobisomens e vampiros e até mesmo reviver o deus. Ele apareceu pela primeira vez em 1972 nos quadrinhos como um artefato muito perigoso e que é trancado e protegido pelo Doutor Estranho. Além disso, o livro é capaz de corromper a alma de quem o usa. O livro que Estranho usou em seus estudos foi o Livro de Cagliostro, que contém algumas cópias das páginas do Darkhold. Chthon foi então selado e banido pelos antigos Magos Supremos para outra dimensão alternativa na Montanha de Wundagore, Europa.
A Magia do Caos e a Feiticeira Escarlate

A verdade é que nas HQs, a origem de Wanda é muito confusa. À princípio, ela e Pietro nasceram em Wundagore. Filhos de ciganos, eles tiveram o DNA alterado pelo Alto Evolucionário, após uma série de experimentos, que fez com que Chthon mesmo preso, conseguisse sentir a presença e o poder de Wanda. Chthon então escolheu ela para ser a portadora de seu poder e receptáculo, marcando ela quando ainda era criança. Embora o deus falhe em seu plano, parte de seu poder fica com ela e em um acidente ela acaba matando seus pais. Logo após isso, os irmãos são encontrados por Magneto e assumem os títulos de Feiticeira Escarlate e Mercúrio. Tempo depois eles descobrem que são filhos biológicos de Magneto e foram abandonados por sua mãe e encontrados pelo casal de ciganos, que pensaram ser seus verdadeiros pais. Com o passar do tempo, ela aprende a controlar seus poderes ao ser treinada por Agatha Harkness e Doutor Estranho.

 
Ainda não se sabe como o Universo Cinematográfico da Marvel irá abordar a origem da Magia do Caos, levando em conta que não houve nenhuma referência aos Deuses Antigos e até mesmo ao Chthon. Mas, a continuação será no próximo filme do Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e foi confirmada a participação fundamental de Wanda na trama. No último episódio, foi possível ver Wanda em posse do Darkhold aprendendo sobre magia. Resta saber se a heroína terá sua alma corrompida pelo livro e irá libertar um grande poder, que não será capaz de controlar e seja a trama principal com o Mago Supremo, ou outro evento irá acontecer e os dois vão precisar trabalhar juntos e a feiticeira acabará virando a aprendiz de Estranho. Outro ponto a se levar em consideração, é que o mago estará no novo filme do Homem-Aranha: No Way Home! e talvez teremos algumas pistas do que virá pela frente. 


REFERÊNCIAS:

DAMATA, L: O que é a magia do caos? Entenda. UNIVERSO X-MEN, 2021. Disponível em: <https://universoxmen.com.br/2021/02/o-que-e-magia-do-caos-entenda/>. Acesso em: 04/03/2021.
FIAUX, G: Entenda o que é a magia do caos no Universo Marvel. LEGIÃO DE HERÓIS, 2021. Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/2021/magia-caos-marvel-feiticeira-escarlate.html>. Acesso em: 04/03/2021.
VIANA, K: WandaVision: Como a Feiticeira Escarlate ganhou os seus poderes. Adoro Cinema. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-157824/>. Acesso em: 05/03/2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »