Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/03/2021 às 22h59min - Atualizada em 07/03/2021 às 22h54min

Superman & Lois: uma grata homenagem aos fãs

O kryptoniano mais humano dos quadrinhos está de volta a TV!

Danilo Santos - Editado por Fernanda Simplicio

 

Contando com 11 versões em live-action desde sua estreia nas telas de televisão em 1948. O Superman está de volta em sua oitava série televisiva. A nova versão do escoteiro azul foi introduzida na série da Supergirl, de Melissa Benoist, em 2016.

Apesar de ter sido altamente criticado desde as primeiras imagens divulgadas, por ser fisicamente inferior ao Superman que estamos acostumados a ver, sem o grande porte físico cheio de músculos. Tyler Hoechlin se saiu muito bem no papel, e agradou a grande maioria dos fãs que acompanham a série da prima de Kal-El.

 

Agora, Hoechlin tem sua própria série, ambientada dentro do Arrowverse, criado pela CW em 2012 com a série do Arqueiro Verde (Arrow). Seguida por: The Flash, Legends of Tomorrow, Supergirl, Black Lightning e a mais recente, Batwoman.



  
Em Superman & Lois, Clark Kent precisa se dividir entre: ser a maior fonte de esperança em que a humanidade confia e ser o pai que a sua família precisa. A série em seus primeiros minutos faz um breve resumo da chegada de Kal-El à terra, a morte de seu pai adotivo Jonathan Kent, sua ida para metrópolis e como conheceu a repórter e sua futura esposa, Lois Lane. Revelação de identidade, casamento, a chegada dos gêmeos Jordan e Jonathan, e o Homem de Aço agindo como costumamos vê-lo nos quadrinhos. Sendo o símbolo protetor da humanidade.


 
Algo um tanto criticado em sua última versão cinematográfica, foi essa falta de humanidade que é uma das maiores características do personagem. Apesar de ser um alienígena com poderes além da compreensão, Kal-El foi criado por dois fazendeiros da pacata Smalville no Kansas. O que o torna ainda mais especial, e nos ajuda a ter uma identificação com o personagem, é ver seu lado humano acima do poderoso kryptoniano, e a sua crença nas pessoas, nunca desistindo de ajudá-las, custe o que custar.

 
Após salvar uma criança, em um flashback da sua primeira aparição pública. O garoto diz ao Superman: 
 

- “Gostei da sua roupa.”

 

E clark responde:

 

- “Obrigado! Minha mãe fez pra mim.”


Sempre com aquele clássico sorriso simpático, logo antes de levantar vôo.



Durante essa sequência, que é uma homenagem a primeira aparição do personagem nos quadrinhos em Action Comics #1 de 1938. Onde o Superman carregava um carro verde, e também tem o mesmo diálogo após salvar um garoto. Podemos perceber que ele usa o uniforme clássico das animações do Homem de Aço produzidas pela Fleicher Studios em 1941. Essa sequência agradou tanto ao público, que gerou um grande número de compartilhamentos em diversas redes sociais durante a semana de estreia.

 A trilha sonora composta por Blake Neely nos trasmite o que cada personagem sente ou transparece durante seus momentos em cena. Principalmente o sentimento de heroísmo e força que ronda como uma aura no Superman de Tyler Hoechlin. Os efeitos especiais nada deixaram a desejar, muito pelo contrário. Surpreendem ao serem mostrados na tela, com a qualidade de um grande blockbuster cinematográfico. Sem economizar em explorar os superpoderes e habilidades do protagonista, além de uma bela sequência de luta entre prédios, partindo para o vazio do espaço. E o novo uniforme com uma pegada "New-52", que caiu muito bem para essa versão personagem, agora mais musculoso.
 


  O maior desafio aqui não é Kal-El ser o Superman e salvar as pessoas. Mas, ser o Clark Kent criado por dois fazendeiros chamados Kent, que foi ensinado a se importar com todas as pessoas queridas ao seu redor, ser uma boa pessoa, e fazer de tudo para ajuda-las, com ou seu poderes. E assim, ele conseguirá dar o apoio que sua família precisa no momento em que certas mudanças ocorrem dentro daquele círculo. Apesar das diferenças entre si, seus filhos possuem uma bela amizade e facilmente se tornam importantes para a trama. Jonathan (em homenagem ao seu avô de mesmo nome) é alegre e cheio de energia, além de ser um popular jogador no time de Futebol do colégio. Além de não medir esforços para ajudar o irmão Jordan (em homenagem ao seu avô Jor-El), que enfrenta problemas de estresse, ansiedade e possui sociofobia desde criança. Porém, é um garoto de coração bom e muito inteligente.


Por sua ausência em diversos momentos, quando precisa vestir o uniforme, Clark sente algo deixando mais complicada a relação de pai e filho entre os três. Tentando lidar com duas vidas ao mesmo tempo, e a manter o segredo de dois adolescentes muito desconfiados, ele deve se tornar o herói e exemplo que eles precisam dentro do seu próprio lar. Lois sente dificuldades em se adaptar às novas regras no Planeta Diário, e tem medo de que o segredo de Clark, caso os jovens desenvolvam superpoderes gere um clima ruim entre os quatro. Mesmo assim ela se mantem firme em diversas situações pessoais ou familiares, sendo aquela jornalista investigativa e casca-grossa, que todos nós amamos. 

 

E é dessa premissa que Superman & Lois parte. Mostrando os personagens em situações mais atuais e cotidianas que o antes apresentado em qualquer outra adaptação do azulão. Juntos eles irão lidar com estresse familiar, dificuldades no trabalho, problemas sociais, mais vilões (inclusive, um misterioso que despertou curiosidade), identidade secreta, amor e acima de tudo a união familiar. Será que o Superman dará conta de cuidar de tantas vidas assim, que importam para ele, além das vidas salvas cotidianamente? Consciliar todas essas multitarefas hoje em dia para um jornalista é algo "comum", então quem sabe o Homem de Aço e sua fiel companheira também conseguem dar conta e se adaptam aos novos tempos.

 

  A série conta com dois episódios lançados na ultimas duas semanas. O piloto, inclusive bateu recorde de audiência no canal, que não recebia grandes índices desde o episódio 12 da quinta temporada de 'The Flash'. Recebendo nota 'A' da crítica e do público. Os mesmos 93% dos telespectadores disseram que irão continuar acompanhando a série do Kryptoniano. 

  Os episódios vão ao ar toda Terça-Feira às 20h no CW.

 
REFERÊNCIAS:
Pilot (Superman & Lois). Arrowverso wiki, 2021. Disponível em: <https://arrow.fandom.com/pt-br/wiki/Pilot_(Superman_%26_Lois)Acesso em: 06 de mar.  2021.

SOUSA, Camila. Superman & Lois homenageia as HQs e acerta ao apostar em lado humano do herói. Omelete, 24 de fev. 2021 . Disponível em: < 
https://www.omelete.com.br/arrowverse/superman-and-lois-primeiras-impressoes> Acesso em: 2 de mar. de 2021.

GOMES, Bruno. 'Superman & Lois' estreia com melhor audiência do CW em dois anos. O Vício, 2021. Disponível em: < 
https://ovicio.com.br/superman-lois-estreia-com-melhor-audiencia-do-cw-em-dois-anos/Acesso em: 3 de mar. de 2021. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »