Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/08/2021 às 13h27min - Atualizada em 17/08/2021 às 16h45min

SKAM FRANCE | Série explora negação da gravidez na adolescência

Sem ter conhecimento de sua gestação, a jovem Tifanny Prigent entra em trabalho de parto na websérie francesa.

Beatriz Rabelo - Revisado por Isabelle Marinho
Reprodução: YouTube/France.tv Slash

Skam France’ chegou ao final de sua sétima temporada em março. A trama, que é uma versão francesa da série orginalmente produzida na Noruega, acompanha a vida de uma jovem em seu cotidiano e foca em um lado da gravidez na adolescência pouco discutido e retratado em produções de audiovisual.

A websérie tem como enredo o ponto de vista de um personagem principal por temporada. Na mais recente, nos apresenta a jovem Tiffany Prigent (Lucie Fagedet) que dá a luz sem saber previamente que estava carregando um bebê. Os episódios seguem com suas dificuldades pós-parto e as decisões difíceis que tem que fazer.

Como isso ocorre?

O fenômeno vivenciado por Tiffany é conhecido como negação não psicótica da gravidez e ocorre quando a mulher sem diagnóstico de psicose não tem conhecimento da sua situação durante grande parte da gestação ou, em casos mais graves, quando não se sabe da gravidez até o momento do parto. Isso decorre em cerca de 1 em 2.455 nascimentos. Segundo o News-Medical.Net, há maiores riscos desse acontecimento ocorrer na primeira gravidez e em pessoas mais jovens.

De acordo com o site Verywell Familya negação da gravidez pode se suceder de um número de ocorrências, como: a gestante não ter náuseas, ser uma atleta que esteja treinando a ponto de que a gravidez não seja fisicamente óbvia ou até mesmo ter feito um teste de gravidez com resultado negativo. A protagonista, além de ser uma jovem ginasta em sua primeira gestação, também não teve sinais físicos já que seu bebê se escondeu ao longo de sua coluna fazendo, assim, sua barriga não ter o crescimento comum. Esta junção de acontecimentos a levou à negação da gravidez.

Por ser uma produção focada no público jovem adulto é de grande importância que estejam evidenciando em seus enredos partes tão atípicas do cotidiano adolescente. A temporada faz um bom trabalho em explicar esse caso e como pode ser mais comum do que parece, mostrando também as dificuldades que vem em seguida com a gravidez na adolescência. A série se preocupa em apresentar esses obstáculos de forma relacionável a quem está assistindo.

No momento, Skam France está em sua oitava temporada e disponível para a audiência brasileira no canal France.tv Slash no YouTube.

ASSISTA  AO TRAILER:

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »