Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/04/2021 às 14h46min - Atualizada em 07/04/2021 às 14h50min

Eu, a patroa e as crianças: especial para celebrar 20 anos do seriado

Confira curiosidades, episódios e bastidores da produção

Jessica Mendes - Editado por Alinne Morais
Reprodução: Na Telinha

Um seriado que marcou época completou 20 anos. Não sei vocês, mas quando alguém fala a palavra aniversário, sempre lembramos de festa, bolo e a tradicional música “Parabéns”, mas, para tudo, viajei e não falei o nome, então que rufem os tambores... é ela: “Eu, a patroa e as crianças”. O seriado mostra uma família animada, séria e bagunceira ao mesmo tempo. 

Michael Kyle (Damon Wayans) consegue ser presente na vida dos seus filhos. Em algumas situações, Michael tenta ser compreensivo, amoroso e claro, com uma dose de humor ao mesmo tempo.

Junto dele vem a sua esposa, Janet Kyle (Tisha Campbell), ou como é conhecida no seriado, Jay. Ela é uma pessoa divertida, Janet sabe cantar e dançar como ninguém, é aquela pessoa de bem com vida e que sabe ser amiga nas horas certas, mas também saber ser durona em outras. 
 

E, com essa relação vieram os filhos. O primeiro é Junior (George O. Gore II). Jay o teve ainda na adolescência, com isso eles precisaram assumir as responsabilidades de pais.

Junior possui pouca inteligência, e acaba sofrendo um pouco com as brincadeiras do pai, mas tem um talento nos desenhos que produz. Mas, depois de conhecer sua namorada, Vanessa, Janet e Michael acabaram vendo a história deles se repetindo.

Depois veio a Claire (Jazz Raycole / Jennifer Freeman), uma adolescente em busca da sua própria identidade, e tentando superar as inseguranças que os jovens enfrentam quando entram na puberdade. Mesmo tendo esses “problemas”, ela consegue ser animada e amorosa, além disso ela conhece seu namorado, Tony (Andrew McFarlane), que tem ligações fortes com a sua religião.  

Por último vem Kady (Parker McKenna Posey), uma menina esperta e apegada aos pais. Junto com a Claire, elas acabam sendo mais que irmãs e sim amigas.

Mas por falar em amizade, Kady conhece Franklin (Noah Gray – Cabey) um garoto com uma inteligência fora do seu comum, ele se torna amigo quase inseparável dela. 

 

 

 

 Apesar do seriado ter terminado em maio de 2005, a série conseguiu garantir para os fãs um total de 5 temporadas e 123 episódios que para maratona e dá replay quantas vezes quiser. Antes, o seriado era transmitido pelo SBT, mas acabou sendo cortado da programação, e desde 2017 passa no canal fechado Comedy Central. Entretanto, para quem não possui TV por assinatura, aqui vai uma dica para você assistir: alguns canais no Youtube proporcionam esse divertimento todo e completo.
 

QUAL SEU EPISÓDIO FAVORITO?

Como o seriado está completando 20 anos, o
Dicas Jornalismo foi atrás de algumas pessoas para saber "qual episódio eles mais gostaram?".

João Pedro, estudante
“É uma pergunta difícil de responder, mas me veio na mente, um episódio da segunda temporada, na qual a Claire (filha do meio da família), marca de ir em uma festa escondida, mas o Michael (patriarca), descobre. Michael quer provar que a filha está querendo aprontar, enquanto Jay (matriarca), acredita na inocência de Claire.” 

O episódio é da segunda temporada, terceiro episódio; ele se chama “Ele ouviu, ela ouviu”

Reprodução: Canal jogodoido1

Lucca Pazini, estudante de radiologia
“O episódio que eu mais gostei foi um que Michael Kyle dá uma bela de uma lição no filho dele, porque, o Junior ficava se gabando que era filho do dono da empresa, e aí o Kyle vai lá, e bota ele para “trampar” e “ralar”, e deixa os funcionários tudo de boa enquanto o filho fica ralando para ele entender o valor das coisas e entender que não é melhor do que ninguém independente da posição dele. Ele dá uma lição de humildade no filho dele, esse é um episódio maravilhoso.” 

O episódio a que ele se refere é “Jr. Executivo” – 4º temporada 3º episódio

Reprodução: Canal jogodoido1

 Prof. Drª Fabíola Tarapanoff, especialista em cinema e série
“O episódio que eu gostei muito foi um da primeira temporada, que ele acaba se comprometendo a levar a filha para fazer as compras e, aí ele vai comprar com ela um sutiã, então achei engraçado porque às vezes o homem tem dificuldade com essa questão do universo feminino e, ele fica até chateado porque ela ignora quando vê as amigas, ela fica com vergonha do pai.

Então achei interessante isso como os homens, como os pais têm que lidar com essa questão do universo das filhas, de como lidar com essa questão da desabrochar da feminilidade dela se tornar uma mocinha, dela querer se interessar pelos meninos, então achei muito delicado esse episódio, achei engraçado também porque no final ele se veste com roupas femininas, aí faz a menina passar vergonha aí eu gostei muito desse episódio.

E, gostei também quando ele fala com a filhinha Kady, quando fala a história da lebre e da Tartaruga, que fala que a menina tá triste porque não vai no shopping com a mãe com a irmã, ele conta uma historinha, então acho que ele é muito afetuoso aí com as filhas e achei muito bonita na série achei muito interessante.”

Os dois episódios citados por Fabíola são: 
1º temporada 04º episódio - Dos seios e Basquete.

 
Reprodução: Canal jogodoido1

1º temporada 03º episódio – O apego às tralhas 

Reprodução: Canal jogodoido1


TABUS

O seriado não só fazia os telespectadores darem risadas, mas também entrava em tabus que a sociedade impõe.Mas, quando tratavam desses temas, eles mostravam de uma forma leve. Dentre os assuntos estavam temas como: gravidez na adolescência, o uso de drogas e consumo de bebidas alcoólicas.

Consumo de drogas

O primeiro tema foi relatado na primeira temporada, quando Junior e o amigo estavam tentando compor uma música, mas estavam tendo um bloqueio de criatividade. O amigo lhe oferece um baseado para poder ver se conseguiam fluir as ideias e ele acaba fumando. Ao descerem para buscar um lanchinho, os pais de Junior percebem que eles estão chapados e resolvem dar uma lição nos garotos. Quando o amigo de Junior está indo embora, Michael e Jay começam a agir de forma diferente eles começam a andar lentamente, falam de um jeito completamente estranho entre outras coisas, o menino espantado vai embora.

No dia seguinte Junior acorda com dor de cabeça, e Michael conversa com ele que ao consumir drogas ele acaba se afastando da família e dos amigos, e ele não quer isso para o filho. Essas cenas aparecem na primeira temporada do terceiro episódio.


Reprodução: Canal Élton Moraes

Consumo de Bebidas alcoólicas 

O segundo tema, é quando Michael não recita as regras antes de sair para um concerto, e Claire começa a planejar uma festa já que os pais não estarão em casa. Jay acredita que com o namorado de Claire em casa ela não iria aprontar, mas Michael sente que os filhos vão aprontar alguma coisa.         

E a festa começa, e Claire pergunta ao Tony o que ele está bebendo e ele responder que está ingerindo ponche de frutas, então ela pega o copo da mão dele e sente o cheiro da bebida e vê que ela está batizada com álcool, e que todos os convidados estão bêbados. Junior fala para Claire que quando o pai chegar vai dar uma bronca nela pelos amigos estarem bêbados e porque eles são menores de idade. Enquanto isso Tony que está visivelmente embriagado, resolve andar pelado e com isso acaba se deparando com os Kyles, que lhe perguntam onde está suas roupas. Jay sente o hálito dele e percebe que ele está alcoolizado.

Michael e Jay dão um susto em Claire e resolvem dar uma lição na garota, fazendo com que todos os amigos fiquem cansados com as músicas tocadas pelo Franklin. Os pais dela depois ligaram para os pais dos convidados, e falam com ela que isso tinha sido muito irresponsável.


Reprodução: Canal jogodoido1


Gravidez na Adolescência 

Já o terceiro tem relação com a gravidez na adolescência. Junior e a namorada Vanessa, acabam tendo uma relação sexual na cama do Michael, ele acaba sendo expulso de casa e vai morar na garagem. Depois de um tempo, já no dia da formatura, Júnior descobre que a Vanessa está esperando um filho dele e decide assumir. Os pais ficam chocados com a notícias, pois estão vendo a história deles se repetir com o filho.

3 temporada 17 episódio - Júnior de confusão nova


Reprodução: Canal jogodoido1

4 temporada 01 episódio - De idiota para pai

Reprodução: Canal jogodoido1

Um dos fãs do seriado, João Pedro, comentou que assuntos como esses estão sendo muito atuais nos dias de hoje. “Com certeza, a série aborda vários assuntos que até parecem ser atemporais, como por exemplo: gravidez na adolescência; a superproteção que os pais exercem sobre a filha e que na maioria das vezes não é exercida sobre o filho; sobre relacionamentos (tanto conjugais, como familiares), saber ceder às vezes; saber ouvir o conselho dos pais; o perigo de marcar encontros na internet; entre muitos outros...”.  

Já o Lucca um dos telespectadores do seriado disse que a única coisa que muda na série é o contexto tecnológico, pois os problemas continuam o mesmo. “A série super conversa com os dias atuais. É uma série atemporal, a única coisa que muda é o contexto tecnológico, se você só for adaptar para os dias de hoje, é a mesma coisa, os problemas são os mesmos, são as mesmas questões, os tabus continuam os mesmos infelizmente. Não mudou tanta coisa da época que a série estreou pra cá”.

Já a especialista disse que esse seriado conversa com os dias atuais principalmente com as questões das mulheres na sociedade e os dilemas que os jovens enfrentam na adolescência. “Eu acho que a série conversa com os dias atuais, porque é uma série atemporal, quando a gente fala de família é algo universal. Então por mais que seja uma série aí nos anos 2000, que começou em 2001, eu acho que ela continua sendo atual em vários pontos, porque essas questões aí de desenvolvimento dos filhos a questão da mulher dificuldade da mulher poder conciliar a vida como mãe e no mercado de trabalho, que é uma dificuldade que a gente tem ainda hoje. A evolução dos filhos na questão de ter o primeiro namorado, a primeira relação sexual, o desenvolvimento, a aprovação dos amigos, então acho que é uma série extremamente universal nesse sentido”. 
 

CURIOSIDADES

Para celebrar as duas décadas do seriado, fizemos uma listinha com algumas curiosidades.

1 – A troca de atrizes na personagem Claire


Quando o seriado se caminhava para segunda temporada, a mãe de Jazz Raycole que interpretava a personagem Claire decidiu tirar a atriz do seriado, pois a segunda temporada em diante iriam começar abordar de assuntos considerados tabus, então a atriz Jennifer Freeman entrou no lugar dela para dar continuidade na personagem.

 

2- Jay passa um tempo na Califórnia para cuidar da mãe


Quase ninguém sabe que a Tisha Campbell, a Jay no seriado, estava grávida na época de gravação. Ela precisou pegar a licença maternidade para poder ter o seu filho e, com isso, o seriado precisava dar continuidade. Então, nos primeiros episódios da segunda temporada, Michael diz que Jay está na Califórnia cuidando da vovó.


3- O último não era para ser final
O último episódio da quinta temporada não era para ser o final do seriado, que é quando Jay descobre a gravidez, e assim dá ao entender que vai ter mais uma temporada, mas acabou sendo o episódio final. Ninguém sabe o porquê que o seriado foi cancelado, só os produtores e atores.


Reprodução: Canal jogodoido1

4- Houve outra troca de atriz no seriado


A atriz que interpretava Vanessa, Meagan Good, também precisou sair da série e acabou sendo substituída pela atriz Brooklyn Sudano.
 

5- Episódio feito antes da saída da atriz Jazz Raycole
Teve um episódio feito antes da saída de Jazz Raycole do seriado, que era para ter entrado na primeira temporada, entretanto só entrou na segunda, no episódio 19 – Problema de comunicação, no qual mostra Michael com problemas de comunicação com os seus pais.  

 
Reprodução: Canal jogodoido1


PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
Houve algumas participações bem legais na série, que ajudaram a animar e dar mais risada ainda.

1 - Gary Coleman e Shaquille O’Neal participam juntos nos mesmos episódios. Em um deles Coleman é pego no colo pelo Shaquille, o nome desse episódio é Mamãe longe. Já no Papai perfeito mostra Gary sendo o noivo de Kady, ele também interpreta ainda nesse episódio o entregador de pizza e, quando a série se encaminha para o final do episódio, Kady apresenta Shaquille como seu noivo.

2ª temporada 2ª episódio - Mamãe longe part. 2


Reprodução: Canal Sylv1tina

2ª temporada 4º Episódio - Papai perfeito

Reprodução: canal jogodoido1

2- Raven – Symoné também fez participação na série sendo amiga da Claire, que acaba descobrindo que está grávida e Michael a aconselha a contar para os pais e não tentar fugir.



 
3 - O jogador de basquete Michael Jordan apareceu no episódio Acampamento da fantasia parte 2, Jordan não interpreta nenhum personagem. Michael e Kyle jogam juntos em Las Vegas.


Reprodução: GuTOHGT - Benchmark and Gameplays

4 – O pai do Chris, Terry Crews fez uma participação na série, interpretando Derryl, um personal trainer, e que diz a Michael para que ele passe na academia dele para poder ficar musculoso igual a ele.




5ª Temporada 19º Episódio - Michael vai a academia

Reprodução: b3cd7d

5- A tenista Serena Williams também fez uma pequena participação no seriado interpretando a Senhora Wiggins, uma professora do colégio de Kady. Ela está na 3ª temporada 7º episódio - Mâe ortodoxa, pai liberal.



 
 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »