Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/04/2021 às 11h48min - Atualizada em 04/04/2021 às 11h36min

Todos os dragões de Dragon Ball: a lenda das sete esferas

Jonathan Rosa - Editado por Fernanda Simplicio
Shenlong o dragão da terra em Dragon Ball. (Foto: Reprodução/ Toei Animation)

Mais de 35 anos de sagas épicas e lutas memoráveis já se passaram no universo cânon de Dragon Ball. E após tento tempo os personagens de Akira Toriyama já encararam diversos desafios para defender o universo, mas sempre há um elemento em comum em todos, as esferas do dragão, que dão nome a obra.

Contudo, como os objetos são poucos explorados durante o miolo da trama, pois geralmente são citadas com mais importância somente no início e no final de cada arco, as vezes é fácil esquecer que praticamente tudo gira em torno das esferas.

Então me dê a mão que eu te levarei por um caminho cheio de sombras e de luz, onde vamos rever o que afinal são as esferas do dragão, para que servem e os seus respectivos Dragões. – Mas apesar da pequena referência feita a Dragon Ball GZ neste parágrafo, desta vez só serão abordados materiais que sigam alinha canônica da obra de BDZ.

As esferas são o maior objeto de desejo dentro da história, já que com o poder delas, é possível pedir o que quiser. Quando reunidos os objetos tem o poder de invocar um gigantesco dragão com a habilidade de conceder desejos para quem as juntou. Tanto que elas já foram usadas inúmeras vezes na obra, e após serem utilizadas, as esferas se espalham novamente pelo mundo.
 
Com a ajuda da tecnologia, é possível encontrar as esferas de forma mais fácil, como com o Radar do Dragão criado por Bulma. Mas para começar é preciso ressaltar que ao contrário do que se pensou por muitos anos, existem várias esferas deste tipo, cada uma com seu próprio dragão. Além disso elas podem variar de tamanho e quantidade, e sempre são criadas por Namekuseijins.



Esferas da Terra – Dragão Shenlong

Com cerca de 7,5 cm de diâmetro, são sete esferas de cor laranja com aparência cristalina de vidro contendo estrelas que indicam o número de cada uma delas. Invocam o dragão Shenlong, inicialmente, ele poderia conceder apenas um único desejo e ainda havia uma série de restrições, como não criar amor, não fazer um desejo repetido, não fazer um desejo que ultrapasse o poder do seu criador, entre outros.


Criadas pelo Kami Sama, após o uso, as esferas se transformavam em pedras e eram enviadas para várias partes do planeta. Além da árdua tarefa de procurá-las por um planeta inteiro, ainda é preciso aguardar um ano após a última utilização para poder invocar o Sheilong novamente.

Shenlong é visto com chifres de cervo, dentes afiados, pele escamosa verde, olhos vermelhos, quatro dedos em cada pé, um grande corpo serpentinoso e randes bigodes. Ele tem um bom coração, mas como um dragão forte, seu temperamento é bastante agressivo e impaciente. 

As Esferas do Dragão da Terra já foram muito usadas para reviver pessoas. No entanto, também há uma série de limitações com relação a esse pedido. Já que só é possível reviver o mesmo indivíduo uma única vez. Outra restrição é que Shenlong não pode reviver alguém que morreu de causas naturais, como doença ou velhice, mas o pode ressuscitar múltiplas pessoas de uma única vez. 

Outro contratempo das Esferas do Dragão Terrestres é que caso Kami Sama seja morto, não é mais possível utilizá-las. Isso aconteceu três vezes no decorrer da história, mas elas sempre puderam voltar a ser usadas novamente. Mais tarde, quando Dende se tornou o novo guardião da Terra essas esferas foram “recriadas” por ele, ganhando alguns aprimoramentos. 

Por exemplo, Shenlong passou a conceder três desejos ao invés de um. Podendo invocar o dragão pode para fazer apenas um pedido e guardar os demais para outra ocasião se quiser. Outra mudança é que a partir dessa recriação, era preciso dizer uma senha para invocar Shenlong. 

Em Dragon Ball Z, o Velho Kaiohshin afirmou que a cada desejo realizado, as Esferas do Dragão absorvem uma grande quantidade de energia negativa, que precisa de 100 anos para ser completamente dissipada. E é por esse motivo que elas são enviadas para diferentes cantos do planeta após cada desejo. No entanto, esse processo foi praticamente anulado com a criação do Radar do Dragão.


Esferas de Namekusei – Dragão Porunga


Muito maiores que as esferas da Terra, com o tamanho aproximado de uma bola de basquete, as Esferas do Dragão de Namekusei, invocam o dragão Porunga. Mais poderoso do que Shenlong que só pode conceder três desejos após adaptação de Dende, Porunga sempre pôde fazê-los, além disso também é capaz de reviver a mesma pessoa diversas vezes.


No entanto, Porunga não consegue reviver várias pessoas ao mesmo tempo como Shenlong, mas apenas uma por vez. E também não pode trazer de volta aqueles que morreram de causas naturais.

As características físicas de Porunga são muito mais humanas do que as do Shenlong, com grandes músculos em sua parte superior. Ao invés de parecer uma cobra, Porunga se parece mais com um crocodilo ostentando uma enorme cauda verde ao invés de pernas. O dragão tem uma grande escama no centro de suas costas, e dois espinhos nos seus ombros e cabeça, e duas antenas na testa. Além disso ele é mais gentil e paciente que Shenlong, e demonstrou uma grande vontade de realizar desejos.

As esferas do Dragão de Namekusei exigem uma frase “senha” para invocar Porunga. Além disso, também é preciso fazer os desejos na língua falada pelos namekuseijins, o que exige a presença de um membro da raça para fazer isso.

Uma vantagem dessa versão das Esferas do Dragão é que, apesar de também ser preciso aguardar um ano para usá-las novamente, o período de espera é menor, pois um ano em Namekusei é equivalente a apenas 130 dias na Terra. Além disso, mesmo após se tornarem pedra, elas continuam no mesmo lugar e não se espalham para diferentes lugares como as da Terra.


Super Esferas do Dragão – Dragão Super Shenlong


As Super Esferas do Dragão são as originais e foram criadas por Zalama, o deus dragão. Foi a partir delas que os namekuseijins começaram a criaram as suas próprias. Cada uma dessas esferas possui 37.196.2204 quilômetros em diâmetro, algo como três vezes o tamanho do Planeta Terra, e elas invocam o Super Shenlong.

O Super Sheilong é um gigantesco dragão dourado de tamanho incomparável sendo maior que diversas galáxias com olhos vermelhos e asas nos braços, além de espinhos que desde sua nuca até a ponta da calda. No seu centro, Super Shenlong possui um núcleo que é apenas uma versão menor de si mesmo, que pergunta qual o desejo e o realiza.

Sem ter nenhum tipo de restrição é possível fazer qualquer pedido com elas, desde que é claro seja realizado um pedido por vez. Os poderes Super Sheilong são praticamente supremos, e ele realiza qualquer desejo.

Porém, assim como as demais, é preciso dizer uma espécie de senha, na linguagem divina, para invocar seu dragão. E após o desejo ser concedido, essas esferas se espalham entre os universos 6 e 7.

As Super Esferas do Dragão eram o grande prêmio do vencedor do Torneio do Poder. O Androide 17, que venceu a disputa, pediu para que os universos e seus habitantes, que haviam sido apagados durante a competição voltassem a existir.


Esferas do planeta Cereal - Dragão Toronbo

Quebrando o padrão das sete esferas, as do planeta Ceral criadas por Ancião Monaito, um Namekuseijin que sobreviveu ao massacre feito pelos Saiyajins no planeta Cereal, possuem apenas duas esferas, de uma e duas estrelas. Elas invocam o Toronbo que comparado aos outros é bem pequeno, se estendendo apenas um pouco acima das árvores. E sua aparência lembra mais um anfíbio.

Esse dragão apareceu durante o capítulo 69 do mangá de Dragon Ball Super invocado pelo Granolah, portanto ainda não chegou ao anime. Para o ritual, Granolah usa uma “senha” no dialeto Namekuseijin, como na invocação do Porunga. Após isso foi descoberto que Torombo pode realizar apenas um desejo.
 

REFERÊNCIAS:  
JANGARÉLLI, M. Dradon Ball Super: Tudo sobre Toronbo, o novo dragão da franquia. LEGIÃO DOS HEROIS. 17 de mar. de 2021.Disponível em: <https://www.legiaodosherois.com.br/2021/dragon-ball-super-toronbo.html> Acesso em: 31 de mar. de 2021

CROFFI, F. O que são as esferas do Dragão. NERDIZMO. 03 de out. de 2019. Disponível em: <https://nerdizmo.uai.com.br/o-que-sao-as-esferas-do-dragao/> Acesso em: 31 de mar. de 2021

IKEDA, L. Shenlong: história e poderes do famoso dragão de Dragon Ball. EI, NERD. 01 de dez. de 2020. Disponível em: <https://www.einerd.com.br/shenlong-dragon-ball/> Acesso em: 31 de mar. de 2021


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »