Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/04/2021 às 14h41min - Atualizada em 10/04/2021 às 14h31min

O pioneirismo de Tony Hawk's Pro Skater e a homenagem a Chorão

Música do Charlie Brown Jr. está na trilha sonora do game

Juliane Alvarenga - Editado por Ana Terra
O clássico game Tony Hawk's foi lançado em 1999 originalmente no Playstation 1, popularizando a prática do skate pelo mundo. Considerado pioneiro por ter um estilo próprio, enquanto a concorrência produzia títulos com jogabilidade mais simples, onde o intuito era basicamente apostar corrida sob quatros rodinhas, THPS era uma mistura de arcade com exploração de mapas, trazendo uma jogabilidade mais semelhante à realidade e prática dos skatistas.

Isso porque a produtora do game, a Activision, foi atrás de um jovem que entendia muito sobre o assunto: Tony Hawks. A visão de um skatista deu outro rumo e fez muita diferença no mercado de games. Na época Tony tinha acertado a famosa 900º, que é considerada a manobra mais difícil de skate.

Tony contribuiu muito para moldar o game de uma maneira que ficasse uma simulação que transmitisse o que era estar em cima de uma prancha. Além de uma mecânica para realizar as manobras, a chamada “trick slack” foi desenvolvida no intuito de ajudar na hora dos movimentos.

O game foi um sucesso absoluto de vendas e contribuiu consideravelmente para o aumento de interessados por skate e alguns anos depois foi criada a Federação Internacional do Skate; em 2010 o Brasil tinha mais de três milhões de praticantes desta modalidade.

Com o tempo foram surgindo as inserções de outros skatistas profissionais jogáveis, como o brasileiro Bob Burnquist, sua presença ajudou a popularizar o jogo no Brasil.   




A relação dos gamers brasileiros com THPS é intensa, em 2020 fizeram um abaixo-assinado para incluir o falecido Chorão, Alexandre Magno Abrão, como um personagem do remake. Infelizmente não será possível jogar com o vocalista de Charlie Brow Jr. Mas ele foi incluído na trilha sonora oficial do game, então os fãs poderão enquanto jogam ouvir a voz de Chorão com a música ‘Confisco’.

Além disso, a música ganhou um novo clipe com um acervo inédito cedido pelo filho de Chorão, Alexandre:
"É um conteúdo inédito do acervo pessoal do meu pai. Se é pra quebrar a internet, vamos quebrar a internet. Se é para comemorar a música do Charlie Brown Jr. na trilha sonora do "Tony Hawk Pro Skater 1+2", vamos lançar um novo video clipe de "Confisco" com material 100% inédito do Chorão e da banda! Quando vi os gráficos do Warehouse demo, achei que era hora de atualizar o clipe de "Confisco" também. Então liberei 100 fitas mini-dv com material 100% inédito do meu coroa e da banda".


REFERÊNCIAS:
‘Tony Hawk's Pro Skater 1+2: veja clipe especial do Charlie Brown Jr’ GLOBO ESPORTES, 2021. Disponível em: <https://globoesporte.globo.com/esports/noticia/tony-hawks-pro-skater-12-veja-clipe-especial-do-charlie-brown-jr.ghtml>. Acesso em: 06/04/2021.
'Como o game Tony Hawk’s Pro Skater impactou o skate no mundo' ESPORTELÂNDIA, 2020. Disponível em: <https://www.esportelandia.com.br/skate/tony-hawks-pro-skater>. Acesso em: 06/04/2021.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »