Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/04/2021 às 20h36min - Atualizada em 10/04/2021 às 20h35min

Resenha | Carole & Tuesday: A importância da música para a humanidade

Bárbara Ariza - Editado por Ana Terra
"Foi um milagre. Certamente entraria para a história de Marte como o Milagre dos Sete Minutos. Esta é a história de duas garotas que fizeram isso acontecer".

Carole & Tuesday é um anime musical que chamou bastante atenção pela sua diversidade e por encantar com suas músicas originais. O anime é ambientado no meio futurístico, onde grande parte da população acabou migrando para Marte. Um dos pontos mais presentes da obra é a grande presença de Inteligências Artificiais, que agora são comuns e estão completamente presentes na própria vida social. A história conta exatamente sobre duas meninas Carole e Tuesday, que levam o nome da obra, onde ambas se encontram talvez por acaso ou destino, e automaticamente se conectam pelo amor a música. 

A obra foi produzida pelo Studio Bones, já conhecido por ter trabalhado com obras bem famosas como Boku no Hero e Fullmetal Alchemist. A produção traz consigo profissionais bem conhecidos por seus outros trabalhos de sucesso entre a equipe têm: o criador Shinichiro Watanabe muito conhecido pelo seu trabalho em Cowboy Bebop e Samurai Champloo, a direção é comandada por Motonobu Hori que já dirigiu Paradise Kiss, o roteiro vem de Aya Watanabe mais conhecida por ter trabalhado em roteiros de dramas asiáticos, e o design dos personagens é feito pelo mangaká Eisaku Kubonouchi.

Agora vamos falar um pouco mais das nossas protagonistas, Tuesday vem de uma família rica e voltada para o meio político, mas apesar de sua grande paixão pela música sua mãe não aprova, com isso a jovem resolve fugir de casa para viver seu sonho. Do outro lado temos Carole, que é uma refugiada vinda da Terra, órfã e sempre teve que se virar arranjando diversos empregos para se sustentar, ambas com histórias completamente diferentes, mas ligadas pelo mesmo amor: A MÚSICA


Elas acabam se encontrando em uma ponte quando Carole está tocando teclado, apesar de ninguém ligar, Tuesday automaticamente sente algo muito forte ao escutar a melodia, e a conexão naquele exato momento foi feita. O desenvolvimento é realizado do jeito mais puro e bonito de se ver, fazendo você ficar literalmente com o "coração quentinho" as vendo trabalharem criando suas próprias músicas e o desafio de entrar profissionalmente nesse meio musical, ainda mais sendo artistas independentes.

Ainda tocando nessa tecla da dificuldade das meninas em engatar na carreira, muito disso vem por conta da tecnologia, onde as inteligências artificiais são quem compõem as músicas e os humanos apenas as interpretam. O que antigamente estávamos acostumados de as próprias pessoas produzirem suas músicas já é algo praticamente extinto, um ponto que a trama apresenta bem é, como as músicas feitas por humanos tem um diferencial daquelas feitas por robôs, como é apresentado durante o anime as pessoas se mostram tocadas e emocionadas com as músicas de 
Carole eTuesday, ambas escrevem e montam a própria melodia. No começo gera uma certa estranheza de todos que não estavam mais acostumados, com o tempo acabam conquistando o coração de cada um e inclusive de nós, os expectadores.

A diversidade da obra
 
Uma das coisas que mais chama atenção durante o anime é sua enorme diversidade, encontramos pessoas de diferentes etnias, orientação sexual, gênero, e tudo isso feito de uma forma tão natural, o que não costuma ser muito abordado em uma obra de desenho japonês. Inclusive, durante a produção, eles colocaram pessoas diversificadas para trabalhar na obra, o que é muito bacana como Carole que é uma personagem negra e há a cantora Nai Br.XX, que faz sua voz, enquanto isso quem cuida da voz da Tuesday é a cantora japonesa com ascendência americana, Celeina Ann. 
 


Além disso, o anime possui uma grande diversidade de gêneros musicais, eletrônica, pop, country, entre várias outras, o que acaba nos apresentando uma grande quantidade de personagens muito diferentes e únicos. Mas mesmo assim as músicas do anime podem ser encontradas na internet, o álbum completo com todas as músicas do anime está disponível no Spotify. 
 
Lembrando que a obra possui um total de 24 episódios e pode ser encontrado na plataforma da Netflix.

Referências: 
Moo-chan. INDICAÇÃO e ANÁLISE: Carole & Tuesday – Bunka Pop, 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=f5rN3ezS5I4>. Acesso em: 8/04/2021.
PENNA, Juliana. Carole e Tuesday: a união feminina no cenário no cenário da música pop, Delirium Nerd, 2019. Disponível em: <https://deliriumnerd.com/2019/10/28/carole-e-tuesday-critica-novo-anime-de-shinichiro-watanabe-netflix/>. Acesso em: 8/04/2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »