Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/04/2021 às 21h46min - Atualizada em 21/04/2021 às 21h37min

Franquia Asphalt chega à 1 bilhão de downloads

Asphalt 9: Legend receberá evento para comemorar

João Martinez - Editado por Ana Terra

Na última semana, a franquia Asphalt alcançou a marca de 1 bilhão de downloads desde o lançamento de seu primeiro jogo, em 2004. Os jogos são publicados pela Gameloft, empresa francesa fundada em 1999, por Michel Guillemot, co-fundador da Ubisoft e se especializou em jogos para mobile.

A empresa possui títulos próprios, mas foi através de adaptações e licenças de franquias já consolidadas em outras mídias que ela se tornou um dos maiores expoentes dos games mobile. A empresa atua nos celulares muito antes dos smartphones. Em 2004, em parceria com a desenvolvedora japonesa Taito, lançou Asphalt Urban GT para Nintendo DS e Nokia N-Gage, aparelho que tinha a proposta de combinar videogame portátil e celulares da época, fazendo ligações e enviando SMS.

Com o desafio de trazer jogos mais complexos e mais elaborados do que o mundialmente conhecido Snake. Em 2002, a empresa lançou Rayman Golf, e Prince of Persia: Harem adventures, aproveitando as licenças dos títulos de sua ex-empresa, Ubisoft,  e que pertencia a seus irmãos. Conforme os aparelhos foram se tornando mais potentes, os jogos acompanharam o hardware, e foram recebendo gráficos mais bonitos e jogabilidade melhor. 

O primeiro jogo lançado para iOS foi Asphalt 4: Elite Racing, em 2008. Desde então, os jogos da série Asphalt estão entre os mais baixados das lojas de aplicativos, tanto para Android quanto para iOS.

Atualmente, a franquia conta com 16 jogos lançados, tanto para os dispositivos móveis como para consoles e PC. Os jogos mais populares nos dias de hoje são: Asphalt 8: Airborne, lançado para Android, iOS e Windows; e Asphalt 9: Legends, último título lançado e que, em 2019, ganhou versão para Nintendo Switch.

 

Asphalt 9: Legends irá receber versão para Xbox One, Series S e Series X. Em comemoração aos 1 bilhão de downloads, os jogos receberão um evento com prêmios para os jogadores.

Asphalt 9: Legends é gratuito, mas possui microtransações que podem ser melhorias para os carros ou participações em eventos. Os carros são licenciados, com o jogador podendo correr com Ferraris, Lamborghinis, Porsches e muitos outros “super carros”. O jogo está disponível para iOS, Android, Windows 10, Nintendo Switch, macOS.

REFERÊNCIAS:

TREFILO, Daniel. “Franquia Asphalt alcança 1 bilhão de downloads”. The Enemy, 2020. Disponível em: <https://www.theenemy.com.br/xbox/asphalt-xbox-1-bilhao-downloads>. Acesso em: 19 de março de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »