Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/04/2021 às 18h58min - Atualizada em 05/05/2021 às 16h35min

Webséries LGBTQ+: A representatividade que faltava

A diferença da representatividade nas webséries para outros filmes e séries

Ingrid Silva - editado por Larissa Nunes
Reprodução: Instagram - @pontoacao

Websérie é uma série feita para internet, podendo ser publicada em plataformas como no Myspace, na Newgroundse mas principalmente, no Youtube. Existem webséries com temas diversos, tanto brasileiras quanto estrangeiras. Essas produções se encontram frequentemente no Youtube por ser uma plataforma totalmente gratuita, dando a escolha do telespectador contribuir ou não com o trabalho, seja com ajuda financeira ou apenas as visualizações no site e curtidas que ajudam bastante na divulgação. Atualmente, as webséries LGBTQ+ estão fazendo um enorme sucesso, mas existem há um bom tempo. Esse público sofre bastante com a falta de representatividade nos filmes e séries por trazerem personagens fetichizados e caricatos, como diz Letícia. 
 

Nos filmes e séries grande parte dos personagens são fetichizados ou caricatos, dificilmente tratam realmente do jeito que realmente é ser LGBTQ+. A falta de representatividade real nessas produções é grande, nas webséries você vê atores e atrizes que muitas vezes são LGBTQ+ e que vivem aquilo. Eles trazem roteiros mais pé no chão e situações que realmente acontecem”, conta a estudante. 

Rulian assistiu webséries no ano de 2015, conheceu através de pesquisas e acredita que realmente trazem a realidade do público LGBTQ+, tendo a mesma opinião de Letícia, nessas produções os atores, na maioria das vezes, fazem parte desse público, o que deixa mais real.
 

“Nos filmes, os personagens são retratados de uma forma mais ensaiada, apesar de falar sobre a realidade LGBTQ+”, explica. 

Algumas webséries acabam saindo de plataformas mais simples e gratuitas para uma produção maior. Um exemplo é “Carmilla”, uma websérie americana do Youtube que ganhou uma continuação em formato de filme, mostrando um pouco mais do casal principal, Laura (Elise Bauman) e Carmilla (Natasha Negovanlis). Na série, é como se fosse um diário da Laura para conseguir descobrir o que aconteceu com uma estudante que desapareceu na faculdade (e logo depois desse acontecimento, Carmilla se muda para o dormitório de Laura).

 

Outro exemplo também é "Pink: um amor de verão", que também era do Youtube e ganhou uma regravação como série na Amazon Prime Video. 

 

E agora, irei listar algumas webséries que estão disponíveis no Youtube.

 

Melhor amiga da noiva


Websérie de 2017 produzida pelo Canal Ponto Ação conta a história de duas amigas que percebem que sentem atração uma pela outra. A terceira temporada será lançada neste ano, continuando a história de Fernanda (Priscilla Pugliese) e Juliana (Natalie Smith).

Confira o primeiro episódio!

E caso queira participar da pré-estreia da terceira temporada, clique aqui!

The stripper

Essa série foi publicada no Youtube em 2019, tendo apenas uma temporada por enquanto, mas foi muito bem recebida, inclusive por pessoas de outros países. A produção foi realizada também pelo Canal Ponto Ação, fazendo a Natalie e a Priscilla um casal novamente! Foi inspirada numa fanfic da Evelin Sousa.


Confira o primeiro episódio!

Esconderijo


Esconderijo é uma série de 2017 e tem três temporadas disponíveis para assistir! A primeira começa com a história de Malu (Mirela Pizani) e Raquel (Tatiana Fernandes), uma história que ficou no passado. Será?
 

Confira o primeiro episódio!
 

O anjo do mar


Websérie de 2015 produzida pelo Projeto CAIS - Coletivo Audiovisual Itinerante de Séries, conta a história de João (Vinicius Westerkamp), que aos 18 anos descobre ser portador do vírus HIV e passa a viver as angústias da doença, consequência do preconceito das pessoas que estão ao seu redor.

Confira o primeiro episódio!

Genders

Essa é uma série alemã sobre um grupo de pessoas transsexuais de uma cidade, onde mostra todos os seus desafios pessoais, como encontrar um novo amor, reconhecer sua própria identidade, amigos e familiares. A parte ruim é que não tem legenda em português, mas para quem quer ver mais representatividade trans vale a pena, pode acompanhar por legenda em espanhol ou inglês!

Confira o primeiro episódio!

Sou de Urano

Sou de urano é uma série que foi produzida durante a pandemia, Marcos é um homem trans que tenta reorientar a sua relação com a sua namorada, Clara, mas a COVID-19 não está facilitando. Mas acaba conhecendo uma youtuber por quem se interessa. Nesta produção, tem legenda em português para quem se interessar!

Confira o primeiro episódio!

Até você me esquecer

E para fechar, mais uma série produzida pelo Ponto Ação!

Mais uma inspiração em fanfic, viu? Harry, estudante de moda e Youtuber famoso conhece Louis, estudante de música, totalmente o oposto dele em praticamente todos os quesitos: tímido e retraído. Será que "Larry" vive?

Confira o primeiro episódio! A série tem duas temporadas disponíveis.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »