Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/05/2021 às 21h48min - Atualizada em 15/05/2021 às 21h43min

O fabuloso charme da vilania

Ingrid Brandt - Editado por Ana Terra
Os vilões costumam ser peça importante no mundo cinematográfico, são eles que criam um contraste entre o bem e o mal. Compondo um misto de ódio e alívio em determinadas cenas. Eles definem o que é mal, alegando sua performance por puro prazer em ver o “circo pegar fogo". Mostrando sua força através da tirania, sendo capaz de fazer o que quiser por vingança. Pelo simples ódio por quem faz o que é bom.
 
O motivo
Nos dias de hoje as coisas mudaram. Os vilões tem justificativas plausíveis do porquê serem assim. De tal modo, que acaba gerando empatia nos espectadores. Instigado por um passado turbulento de perdas, desprezo e vinganças, regularmente impelindo o vilão a ser quem é, e fazer o que faz. Há sempre um motivo, que ocasiona a ideia de que alguém sofreu pra viver dessa forma. O público tem mostrado um lado empático que, até então nunca tinha sido visto. As motivações do inimigo é tão verossímil que acaba gerando comoção e despertando o apoio da audiência. Tem quem torce mais para o vilão do que para o próprio mocinho. Até então, eles eram o que eram, para representar o mal, suas desculpas não eram razoáveis. Não tinha um porquê, só a personificação da maldade para o protagonista se destacar como a bondade em pessoa.
Exemplos
Temos um dos maiores modelos que é o caso do Coringa. O filme lançado em 2019, foi um dos fenômenos dessa comoção. Arthur Fleck pra se tornar o Coringa passa por inúmeros constrangimentos e rejeições. O personagem com uma condição rara, é tratado com desprezo a maior parte do longa. Levando o público a compreender sua vida e o porquê de se transformar em um vilão. Só nisso é possível perceber o quão doloroso era seu cotidiano.
Levantando uma onda de afeição pelo lado oposto da história, da obscuridade, maldade e de caráter duvidoso. Loki irmão adotivo de Thor é um outro bom exemplo disso. Seu personagem foi conquistando a euforia das pessoas, que ao ver mais sobre seu comportamento em ação, se sentiram extasiadas com o antagonista. Promovendo impacto na cultura pop. Seu carisma foi tão grande que o Disney+ produziu uma série só para o personagem, que será exibida em 9 de junho desse ano.
Thanos, inimigo número um dos Vingadores é um dos representantes desse movimento. Que ao criar a manopla, artefato para assegurar as joias do infinito e assim encontrá-las, matava quem se opusesse a sua decisão. Movido pela ideia de que uma população extensiva acabaria com o recursos naturais do universo.
"Eu sei como é perder. Ter a certeza de que está certo e falhar mesmo assim. É aterrorizante, deixa as pernas trêmulas. Mas eu pergunto: pra quê? Tema. Tente fugir. Todos têm o seu destino. O de vocês está aqui. Porque vocês têm a mim". – Thanos
Agora, podemos afirmar que o adversário vem roubando espaço no cenário televisivo. Afinal de contas, o que seria dos mocinhos sem os vilões?
 
Questionamentos
Mas um passado de dor é motivo para cometer maldades? É pretexto para destruir vidas que não tem nada a ver com isso? Será que o sofrimento causado em outras pessoas apagaria o do causador? Isso não acarretaria em mais vilões? Não daria a eles motivos para se tornarem inimigos também, já que sua vida também seria marcada por perdas?
 

Referências:
REDAÇÃO. Os 43 vilões mais icônicos do mundo do entretenimento. Estrelando, 2020. Disponível em: <https://www.estrelando.com.br/foto/2020/11/08/os-41-viloes-mais-iconicos-do-mundo-do-entretenimento-246243/foto-43>. Acesso em: 16 de maio de 2021.
RICELLI, Wellington. Os 10 melhores vilões do universo cinematográfico da Marvel. Poltrona Nerd, 2020. Disponível em: <https://poltronanerd.com.br/filmes/os-10-melhores-viloes-do-universo-cinematografico-da-marvel-106726>. Acesso em: 16 de maio de 2021.
Thanos. Wiki Universo Cinematográfico Marvel. Disponível em:
<https://universocinematograficomarvel.fandom.com/pt-br/wiki/Thanos>. Acesso em: 16 de maio de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »