Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/05/2021 às 00h17min - Atualizada em 24/05/2021 às 08h00min

Dia da toalha – uma data para comemorar o Orgulho Geek!

Celebrada em 25 de maio, a Cultura Geek faz parte da vida e até do trabalho de muitas pessoas

Mayra Cardozo - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Superinteressante / Reprodução: Google
No dia 25 de maio, é comemorado o Dia da Toalha (ou Dia do Orgulho Geek). Nessa data, os fãs da Cultura Geek de diversas partes do mundo comemoram o seu amor pelos seus filmes, séries, livros, animes e outros conteúdos desse universo.

O nome 'Dia da Toalha' é uma referência à série de livros de O Guia do Mochileiro das Galáxias, no qual a toalha é considerada uma das coisas mais importantes que um mochileiro pode carregar. Isso porque, como é explicado na obra, esse objeto é muito versátil – uma toalha pode, por exemplo, ser usada como agasalho nas frias luas de Beta de Jagla ou umedecida para ser utilizada em um combate corpo a corpo.

 
O Dia da Toalha foi criado para homenagear o autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams, após sua morte, em 2001. Houve muita discussão para se decidir qual seria a data escolhida para a homenagem, sendo que muitos fãs queriam que ela tivesse algo a ver com o número 42 – outra referência aos livros do autor.

No final, foi escolhido o dia 25 de maio, duas semanas após a morte de Douglas Adams. A data passou a ser ainda mais conhecida em 2006, quando o blogueiro espanhol Germán Martinez a definiu como o 'Dia do Orgulho Geek' por conta da estreia de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977.

 
Apesar de a pandemia impedir aglomerações e certos tipos de comemorações, ainda há muitas formas de celebrar o Dia do Orgulho Geek esse ano. Fazer uma maratona de alguma franquia ou agendar uma videoconferência com os amigos para discutir suas franquias preferidas, por exemplo, são boas opções.

Para saber mais detalhes sobre a criação da data, assista ao vídeo:

 

A Cultura Geek tem uma grande importância, de diferentes formas, para muita gente. Há pessoas que são apaixonados por esse universo e consomem grande parte de seus produtos ou até têm a cultura geek como parte de seu trabalho. Dessa forma, são muitos os motivos para comemorar o dia 25 de maio.



O amor pelo universo Geek

São muitos os casos de pessoas que passaram a ter contato com o universo geek por conta da influência de parentes. É o caso de Rebeca Ortega, de 20 anos, que conheceu desde bem nova o mundo dos filmes e das HQs a partir de seu irmão mais velho, que já gostava desse tipo de produtos.

Com o passar do tempo, o interesse de Rebeca pela cultura geek foi crescendo, sendo que os filmes da Marvel foram os que mais a marcaram:

 
“Eu acompanhei desde o primeiro Homem de Ferro e acompanho até hoje. Acho que marcou não só eu, mas toda a minha geração”
De acordo com dados de uma pesquisa feita pelo site Nerd ao Cubo em 2018, cujo objetivo foi descobrir quais os franquias e personagens favoritos do público geek, a Marvel realmente ocupa um grande espaço no coração de muitas pessoas. Não é à toa que temas como “Guardiões da Galáxia” e “Homem-Aranha” apareçam entre os mais bem colocados no levantamento.

Porém, apesar dessas aparentes preferências em comum, o público geek não é tão nichado quanto muitas vezes se considera. Segundo um estudo realizado pelo Omelete Group, ele pode ser dividido em pelo menos três grupos: o Geek Tech (interessados em novas tecnologias), o Cult Geek (gostam de cultura pop, HQs e séries) e o Gamer Geek (amantes dos jogos eletrônicos).

Algumas características costumam ser comuns aos três grupos, como o grande conhecimento de uma determinada área e o interesse em comprar produtos relacionados a esse segmento. Rebeca, por exemplo, costumava sempre comprar camisetas de filmes que ia assistir na estreia ou pré-estreia, além de sempre se manter informada sobre as novidades relacionadas à Cultura Geek – principalmente por meio do Twitter.

O amor pelo universo geek, muitas vezes, proporciona momentos únicos e auxilia na criação de vínculos e amizades com pessoas que possuem gostos parecidos.  “A maioria dos meus amigos gostam de cultura geek e é um assunto em comum que ajuda a fazer amizade. Isso facilita na hora de conhecer uma pessoa”, diz Rebeca. A jovem ainda cita sua ida à Comic-Con Experience de 2016, em São Paulo, como uma experiência que a marcou e pela qual ela acredita que todo geek deveria poder passar pelo menos uma vez na vida.

Ao se pensar na comemoração do dia 25 de maio, é possível perceber que há muitos motivos pelos quais as pessoas podem ter orgulhos de se considerarem geeks. Porém, como explicado por Rebeca, apesar dessas razões existirem, ainda há certas questões que precisam ser mais discutidas dentro da comunidade:

 
Como comentado pela jovem, a inclusão é um dos principais aspectos que precisam ser melhorados dentro do universo geek, como já vem começado a acontecer recentemente. É importante que essa questão seja cada vez mais discutida no universo dos filmes, séries, HQs e videogames, por exemplo – assim, haverá cada vez mais razões para sentir orgulho de se considerar geek.


 
A cultura geek como profissão


Com o grande crescimento do mercado geek nos últimos anos, se tornou cada vez mais possível para os fãs de séries, filmes, games ou animes juntarem o seu amor com o trabalho. Vitória Navarro e seu namorado, Caique, por exemplo, são donos da O.C Geek Collection, uma loja de artigos do universo geek para colecionadores.
 


   O empreendimento surgiu justamente pelo fato de os dois gostarem muito da Cultura Geek, sendo que a ideia de criar a loja começou quando eles compraram dois bonecos desse universo em uma banca. “A gente se sentia muito confortável de trabalhar com isso por gostar desse tipo de coisa”, explica Vitória. Para ela, o contato anterior deles com o mundo geek ajudou, inclusive, no trato com os clientes:
 

Além de ser uma boa oportunidade de juntar suas paixões com um empreendimento, o mercado geek está em alta no Brasil. Assim, vários negócios nesse segmento vêm surgindo nos últimos anos e conquistando uma grande parte do público geek que procura por itens ligados a suas obras audiovisuais ou literárias favoritas. Segundo Vitória, uma das principais características desses consumidores é o fato de serem questionadores e atentos aos detalhes dos produtos. Além disso, de acordo com ela, a idade dos compradores varia bastante:
 
"A diversidade de idades nesse público é enorme, porque vem desde crianças, de 10, 11 anos, até pessoas com 50 ou 40 anos. Então esse público não tem um padrão de idade, ele é vasto."
(Vitória, empreendedora Geek)
Dessa forma, a Cultura Geek pode ser uma paixão que vai crescendo cada vez mais e, para alguns, tem a possibilidade até de se tornar um empreendimento. E o Dia do Orgulho Geek existe justamente para que todas essas pessoas possam celebrar seu amor por esse universo!






REFERÊNCIAS:
AGUIAR, L. Orgulho Nerd: 10 Filmes e Sagas que marcam gerações | Lista 360. Engenharia 360, 25 de mai. 2020. Disponível em: <https://engenharia360.com/10-filmes-que-marcaram-geracoes/>. Acesso em: 17 de mai. 2021.

BRUNT, V. TOP 7: séries que contém temas geeks. Sem Quases, 05 de dez. 2015. Disponível em: http://www.semquases.com/2015/12/top-7-series-que-contem-temas-geeks.html#:~:text=Bem%20dif%C3%ADcil%20nunca%20ter%20ouvido,Nine%3B%20Voyager%3B%20e%20Enterprise.. Acesso em: 17 de mai. 2021.


ENTENDA a importância das toalhas. Vai Lendo. Disponível em: <https://www.vailendo.com.br/entenda-a-importancia-das-toalhas/>. Acesso em: 20 de mai. 2021.

GERMANO, F. O que é Dia da Toalha? (E por que ele é comemorado na data errada). Super Interessante, 23 de out. 2020. Disponível em: <https://super.abril.com.br/cultura/o-que-e-dia-da-toalha-e-por-que-ele-e-comemorado-na-data-errada/>. Acesso em: 17 de mai. 2021.

MACEDO, F. Franquias do universo geek: entenda o crescimento do setor. Franquias para empreender, 04 de nov. 2020. Disponível em: <https://franquiasparaempreender.com.br/franquia-geek/>. Acesso em: 17 de mai. 2021.

MERCADO Geek está em alta no Brasil. Promoview, 04 de fev. 2019. Disponível em: <https://www.promoview.com.br/categoria/varejo/mercado-geek-esta-em-alta-no-brasil.html>. Acesso em: 20 de mai. 2021.

OLIVEIRA, J. #DiaDoOrgulhoNerd: três pesquisas sobre o geek brasileiro. Propmark, 25 de mai. 2018. Disponível em: <https://propmark.com.br/mercado/diadoorgulhonerd-tres-pesquisas-sobre-o-geek-brasileiro/>. Acesso em: 20 de mai. 2021.

RIGUES, R. Hoje é o Dia da Toalha. Você sabe por quê?. Olhar Digital, 25 de mai. 2020. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/2020/05/25/cinema-e-streaming/hoje-e-o-dia-da-toalha-voce-sabe-por-que/>. Acesso em: 17 de mai. 2021.


 
 

 

 

 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »