Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/06/2021 às 13h36min - Atualizada em 05/06/2021 às 12h35min

Por que o final de Shingeki no Kyojin foi tão frustrante para os fãs?

Thalita Lima - Editado por Ana Terra
Em 9 de abril de 2021, vimos o cap. 193 de Shingeki no Kyojin (Attack on titan), o fim da história de Eren Yeager. O mangá de Shingeki foi repleto de boas conexões, plots impressionantes onde acompanhamos o mocinho se tornando vilão no decorrer dos capítulos. Porém, o motivo final não foi de total agrado para os fãs.
 
Contém spoilers!
 
O plano de Eren Yeager sempre foi a liberdade, por isso sempre seguiu em frente. Eren acreditava que exterminando grande parte da humanidade, Paradis teria paz. Porém no último capitulo vimos Armin e Eren caminhando, e os dois conversam sobre tudo o que aconteceu e o verdadeiro motivo de Eren ter feito o que fez. O “amor”.
Foi revelado que o motivo de Ymir continuar servindo Eldia mesmo depois de ser perseguida e quase morta foi seu amor pelo rei Fritz. Eren vendo isso sabia que quem poderia acabar com tudo era somente alguém com os mesmos traumas, mas saberia o certo a se fazer no final: Mikasa.
Nos caminhos, Eren confessa a Armin que não quer morrer, por também ama Mikasa, e não quer ficar longe dela e de seus amigos, mas sabia que era necessário por não conseguir viver sabendo que exterminou 80% da população mundial e também sabia que precisava acabar com a maldição titã.

Após Mikasa fazer o que tinha que ser feito, matando Eren, todos os titãs voltaram a sua forma humana e a maldição titã foi quebrada, assim deixando os guerreiros de Paradis como heróis e assim conquistando a tão sonhada paz e liberdade que Eren desejou. Ao menos foi o que se foi pensado de início.
Nesse final acompanhamos o desenvolver da vida dos personagens, porém uma não conseguiu a liberdade que esperavam. A própria  Mikasa. Tivemos um final onde a personagem continuou presa ao amor que tinha por Eren, sofrendo por sua perda e não conseguindo seguir em frente como os outros personagens, o que acabou frustrando bastante alguns leitores.


Com isso, vários finais alternativos foram criados pelos fãs, e o próprio Isayama está lançando um capítulo extraoficial, onde em alguns capítulos podemos ver Mikasa se encontrando com Ymir, perguntando-a se era ela que tentava se comunicar, dando a entender a causa das dores de cabeça de Mikasa, e deixando parecer que Mikasa era a chave para Ymir se libertar do amor tortuoso que sentia pelo rei Fritz, acabando com a maldição titã. Também percebemos um quadrinho onde mostra Ymir abraçando suas filhas e o rei Fritz morto, como se fosse Ymir pensando no que deveria ter feito, ou no que queria ter feito, tendo assim priorizado aquela situação, aquele amor, não seu amor doloroso pelo rei, tendo assim agido como Mikasa agiu quando se encontrou em uma situação semelhante.

Um trecho onde Mikasa visita o túmulo de Eren com sua família, marido e filho, assim vemos que nesses capítulos extras ela conseguiu seguir em frente, mesmo amando Eren. Paradis se desenvolveu e em outro quadrinho observamos Mikasa já idosa, ainda visitando o túmulo de Eren, como se fosse a última visita. Eren foi enterrado ao lado da árvore onde acordou chorando no primeiro capítulo do mangá, e conforme o tempo foi passando, com a evolução de Paradis, a árvore também evoluiu, crescendo muito.


Em um dos finais olhamos Paradis totalmente modernizada e sendo atacada, assim dando a entender que o ciclo de ódio não foi eliminado. Em um timeskip, uma criança e um cachorro, saindo aparentemente de Paradis, já destruída, indo ao encontro de uma árvore, onde Eren foi enterrado, e agora ela está igual a quando Ymir caiu, assim adquirindo o poder titã, dando a entender que tudo irá começar novamente

Isso foi somente de algumas páginas que saíram do capítulo extra, que tem a data prevista para ser lançada em 19 de outubro de 2021. Com o final sendo a causa do estrondo e ações de Eren sendo seu amor por Mikasa, muitos fãs acharam o final improvisado e fraco por parte de Isayama, dando total desmerecimento a história. Com isso, o fandom criou um final alternativo que está sendo lançado, chamado Attack on titan no Requiem.

Totalmente criado por fãs, nele vemos Eren com outra causa, outro motivo. Vemos Eren criança acordando abaixo da árvore do primeiro capítulo, mas ao acordar encontra com ele mesmo, mais velho, aparentemente nos caminhos, explicando a origem do parasita. Também encontra Zeke explicando para Armin como Ymir sofreu por nada, e Eren dizendo que a morte é inevitável. Nesse final, Eren quer sua liberdade e não se importa com as medidas serão necessárias para isso acontecer. um personagem frio, calculista e decidido a sacrificar o mundo por sua liberdade, seguindo em frente até que seus inimigos sejam exterminados, ou seja, qualquer pessoa fora de Paradis. Ainda está sendo lançados os capítulos de Aot no Requiem, porém até onde podemos ver, nessa versão temos um Eren vilão, sem amor como causa de suas ações.


Como fã vejo que o final em que Mikasa fica presa a Eren foi bem decepcionante, porém o final alternativo com capítulos extras de Isayama me deixaram bastante curiosa e animada, pois a possibilidade de tudo começar outra vez seria mais real, pois nunca se encerra ciclos de ódio na humanidade. E o capítulo criado pelo fandom nos dá uma visão diferente dos pensamentos de Eren, onde poderemos ver a versão onde ele acabou como herói pelo final de Isayama e também um vilão na versão do fandom.

No site www.aotnorequiem.com vocês podem acompanhar o final alternativo criado pelos fãs. E assim, continuamos a saga para ver como será concluído os finais de uma obra maravilhosa como Shingeki no Kyojin!

Referências:
Attack on Titan no Requiem, 2021. Disponível em: <
https://www.aotnorequiem.com/>. Acesso em: 05 de jun. de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »