Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/06/2021 às 13h12min - Atualizada em 12/06/2021 às 12h53min

Mulher-Maravilha e sua importância para a representatividade feminina

Fernanda Alves - Editado por Ana Terra
A Mulher-Maravilha é famosa por seus feitos heroicos nas histórias em quadrinhos e filmes da DC Comics, destacando-se por sua força e bondade. Seu verdadeiro nome é Diana Prince, de Themyscira, uma ilha de mulheres amazonas. Ela deixa o seu lar e vai morar no mundo dos homens, para levar uma mensagem de paz e igualdade e acaba sendo conhecida como Mulher-Maravilha. A heroína hoje em dia é inspiração para muitas garotas ao redor do mundo.
Reprodução: DC Comics

Reprodução: DC Comics


Origem
Filha da rainha das Amazonas, Hipólita e do deus grego Zeus, Diana viveu uma vida feliz e serena em Themyscira. Tudo mudou quando o soldado dos Estados Unidos, Steve Trevor encontrou a ilha habitada somente por mulheres. Após descobrirem o que estava acontecendo com o mundo, as amazonas realizam um torneio para decidir quem irá ao mundo dos homens, onde Diana é a vencedora. A amazona ganha a luta, a armadura sagrada e o laço da verdade. Em sua chegada aos EUA, ela acaba sendo detida em uma cela já sem esperanças, quando recebe a visita de deuses do olimpo em forma de animais: um pavão, coruja, cervo, rato e falcão. Eles a concedem o dom da força, velocidade, resistência, empatia e vôo.


Ideia de criação da personagem
Com o cenário voltado para segunda guerra mundial, pode-se perceber que existia muitos heróis nas revistas em quadrinhos e a única representatividade de mulher eram como namoradas dos mocinhos. Muitos soldados sonhavam em ser como o Batman ou Superman, no entanto, a única função das mulheres na guerra eram ser enfermeiras para cuidar dos ferimentos dos combatentes ou em fábricas. Foi através dessa desigualdade social que o psicólogo e criador do polígrafo, William Moulton por sugestão de sua esposa, Elizabeth, decidiu criar uma personagem que não usaria somente a violência como resposta para tudo e que fosse uma mulher.

Diana Prince é uma personagem de extrema importância, membro fundadora da Liga da Justiça e embaixadora das Amazonas no mundo dos homens. A semideusa veio mostrar para que veio, com sua carisma conquistou fãs de todas as idades.

Reprodução: DC Comics

Reprodução: DC Comics


ONU
Em 2016 a Mulher-Maravilha foi escolhida pela ONU para ser embaixadora por ser “símbolo da paz, justiça e igualdade”. Ela representaria meninas e mulheres pelo mundo. Mas de acordo com a revista Veja, a heroína foi destituída do cargo depois que ativistas fizeram uma petição online, que foi assinada por 45.000 pessoas. Eles alegavam que a personagem não representava a campanha, pois era “explicitamente sexualizada”.
 
Inspiração
Para muitas garotas a Mulher-Maravilha é símbolo de resistência e empoderamento feminino, a nossa heroína dos quadrinhos inspira meninas e mulheres de várias gerações. Pois, sonham um dia poder ser independentes, conquistar os seus sonhos e com um mundo onde a igualdade de gênero terá visibilidade e homens e mulheres poderão ter os mesmos direitos. Sonhamos em ser fortes e vencer a luta contra essa desigualdade igualmente a ela, não desistindo dessa batalha. Mesmo as meninas não 
possuindo os mesmo poderes que a Diana Prince, elas podem levar essa força, determinação, persistência e resistência pelo mundo.
 
Batman vs Superman / Reprodução: Warner Bros

Batman vs Superman / Reprodução: Warner Bros


Referências:
BARRETO, Gustavo. A importância e a representatividade da Mulher Maravilha na história mundial. Rota Cult, 2017. Disponível em: <https://rotacult.com.br/2017/06/a-importancia-e-a-representatividade-da-mulher-maravilha-na-historia-mundial/>. Acesso em: 08/06/2021.
Mulher Maravilha é demitida de cargo de embaixadora da ONU. Veja, 2016. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/mundo/mulher-maravilha-e-cortada-de-cargo-de-embaixadora-da-onu/>. Acesso em 08/06/2021.
OTTO, Isabella. 7 vezes que a Mulher- Maravilha foi mais que um personagem de HQ. Capricho, 2017. Disponível em: <https://capricho.abril.com.br/comportamento/7-vezes-que-a-mulher-maravilha-foi-mais-que-uma-personagem-de-hq/>. Acesso em: 08/06/2021.
Wiki DC Comics, Mulher- Maravilha (Diana Prince). Disponível em: <https://dc.fandom.com/pt-br/wiki/Diana_de_Themyscira_(Terra_Primal)>. Acesso em: 08/06/2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »