Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/06/2021 às 16h41min - Atualizada em 12/06/2021 às 15h01min

Trese declara guerra as criaturas do submundo

Conheça a HQ filipina que ganhou uma adaptação animada para a Netflix

Ivan Fercós - Editado por Ana Terra
Após a morte de Anton Trese, Manila se tornou uma cidade sem lei. Quando o sol se põe, ninguém se atreva a ir à parte mal iluminada do metrô da capital das Filipinas, no sudeste asiático. As tribos do submundo tomaram o controle. Os awang (vampiros, bruxas, lobisomens e bicho-papão) dirigem as quadrilhas de sequestro, os kapres (humanoides parecidos com o Yeti) chefiam o crime e os engakantos (elfos) roubam seus bens mais preciosos.

Trese é uma espécie de guardiã dos caminhos entre os mundos. Criada e treinada por seu pai, Anton Trese, para ser sua substituta. Ela pode ser considerada a principal especialista em assuntos ocultos nas Filipinas e nas criaturas místicas que vivem lá.

Profecia dos 7 médiuns
Sete médiuns foram descobertos e cada um tinha uma profecia ligada a linhagem de Anton. Um desses mais tarde se apaixonou por ele, era a mãe de Trese. Ela, sem saber, completou as peças da profecia pois se tratava de seus futuros filhos. O primogênito de Trese, Carlito, está destinado a ser um caçador do escuro e de todas as coisas medonhas que nele vive. Enrique, professor de história e antiguidades. Mateus, um homem de Deus e que luta contra os demônios do Inferno. Jimmy, um ladrão. Ele vai partir em uma busca para encontrar as armas sagradas e amaldiçoadas de antigamente. O quinto irmão era gêmeo de Trese, porém morreu assim que nasceu. Já o sexto filho, Alexandra Trese, seria o filho do paradoxo e das possibilidades.

Os médiuns tinham contradições na profecia do sexto filho. Eles escreveram sobre uma grande escuridão, onde as fronteiras do submundo se espalhariam pelo “Terra Mundo” dando início o caos no Mundo Celestial. Outros disseram, que a sexta criança seria uma espécie de selo, fechando os portões do submundo e banindo todas as suas criaturas da terra, evitando que toda e qualquer magia tocasse a vida de pessoas comuns. A única coisa em que todos pareciam concordar era que o sexto filho seria aquele que derrubaria a balança do equilíbrio.

O Mandirigmang-Babaylan é um Guerreiro-Xamã. Tal coisa é rara na cultura Tagalog, pois tradicionalmente são os homens que se tornam guerreiros e as mulheres que se tornam xamãs. Aquele que poderia ser ambos e fazê-los bem era um ser muito raro e poderoso.


Vida Esotérica
 
Ela foi criada ajudando seu pai em suas investigações ocultas. Aprendeu desde cedo o seu ofício e como lidar com as várias tribos de Aswang e Engakantos. Quando não estava ajudando seu pai nas investigações, estava lendo os livros de seu avô. Ela rapidamente dominou muitos rituais, se escondia em seu quarto convocando vários espíritos, como o elemental do fogo Santelmo, para falar e aprender ainda mais do que seu pai e avô poderiam ensiná-la. Enquanto a maioria das pessoas ouve histórias de ninar sobre criaturas mágicas, ela ouvia histórias de ninar pelas criaturas que as viveram. Após o 18 º aniversário, ela entrou na Grande Árvore Balate para os testes e rituais. Ciente do momento e das profecias, a família de Trese reuniu seus aliados para proteger a árvore.

Às quatro tribos de Aswang (mabangis; magubat; mailap; manananggal) logo apareceram para atacar, em uma tentativa de garantir que ela não se tornasse uma ameaça. Eles pareciam não querer colocar qualquer fé nela como sua salvadora, conforme outras variantes da profecia. Em ritual de sacrifício Anton Trese cumpriu a profecia ensopando as raízes da árvore com seu sangue, mas antes ordenou que Kambal protegesse seu pai. Enquanto na árvore, a jovem enfrentava os desafios de cada uma das tribos de Engakantos. Três anos depois ela sai da árvore sem falar sobre a sua jornada, exceto que de lá parecia que o tempo passava mais lento. Seu avô e seu irmão, Enrique, eram únicos que ainda esperavam pelo seu retorno.
 
Presentes de Trese

O Sinag (halo) é uma adaga mágica que foi criada a partir da alma da irmã gêmea de Trese. O avô foi que providenciou para que sua alma fosse transformada numa arma "tão pura que brilhava como o sol", pedindo favores de criaturas mágicas, xamãs humanos e o ferreiro mais habilidoso. Levada pelo mais rápido Tikbalang (parecido com o Minotauro, porém com cabeça de cavalo) para o Metalaro (ferreiro) quando morreu ao nascer. Os Babaylan (xamãs) de Makiling (uma montanha encantada por um poderoso Diwata – ser como fadas, dríades ou ninfas) para concluírem o trabalho. O Sinag foi forjado em um kris (kalis no sul das Filipinas). Esta é uma adaga associada ao símbolo de autoridade e comum em rituais místicos, especialmente, aqueles que há derramamento de sangue.

O tecelão cego de Basilan começou a trabalhar em um manto escuro como a sombra. Ela teceu padrões escuros no tecido preto, criando palavras invisíveis de proteção. Este manto mágico não apenas mantém Trese segura, mas também na moda se adaptando a diferentes ocasiões. Trese recebeu outros artefatos em seu batismo, mas ainda não os usou nos quadrinhos. Talvez eles tenham sido usados e perdidos dentro da árvore do Grande Balete, dentre eles estão os seus melhores charutos presenteados pelos Kapres. A Diwata fez uma música só para ela. O Tikbalang apresentou uma pulseira feita com a crina de seu guerreiro mais rápido. O Aswang sacrificou sua rainha e transformou seu coração negro em um prato. Os Duwendes (pequenos anões e gnomos) trouxeram para ela um diamante que brilhava mesmo na caverna mais escura.
 
Trese, detetive e protetora
Uma das investigações que Trese fez ao lado de seu pai, foi no caso Talagbusao, uma divindade com sede de sangue e guerra. Ele encontrou uma maneira de entrar no “Terra Mundo” possuindo um guerreiro matando vários homens em batalha. Durante a chacina, Talagbusao encontrou e abusou de uma rebelde e feroz jovem chamada Ramona. O espírito sabia que para permanecer neste mundo permanentemente ele precisaria consumir o coração de um filho seu e absorver seu poder. Consequentemente, ela deu à luz gêmeos.

Enquanto Trese e seu pai tentavam salvar os gêmeos de seu pai, a mãe foi morta no conflito. Os Treses decidiram criá-los e usar magia para ajudá-los a controlar sua raiva. No final das contas, eles serviriam como assistentes e protetores físicos. Anton Trese guardou as Máscaras do Teatro da Perdição de uma investigação anterior. Anton e Alexandra usaram um ritual para unir permanentemente as máscaras ao Kambal (os gêmeos Crispin e Basilio), permitindo que os gêmeos controlassem sua raiva e sede de sangue. Sempre que eles entram em batalha, as máscaras se manifestam.

Ela herdou muitos conhecimentos de seu pai e avô, bem como de um restaurante/café chamado The Diabolical, considerado um terreno neutro entre as entidades sobrenaturais, ela o transformou em uma boate. O capitão Guerrero, chefe da polícia local, logo passou a frequentar a recém-inaugurada boate da mesma forma que seu antecessor. Sempre que ele encontra algo em que a polícia não consegue explicar ou a única explicação aparente parece envolver velhas “histórias de aswang”, ele liga para Trese.

A popularidade nos quadrinhos filipinos e na cena literária já rendeu o reconhecimento do prêmio Nacional do Livro de Melhor Literatura Gráfica e o prêmio Escolha do Leitor Filipino para Quadrinhos/ Romances Gráficos. Trese usa contos populares filipinos reais, mitologia, lendas urbanas e locais bem tradicionais para contar suas histórias. A história da detetive ocultista noir ambientada em Manila, criada por Budjette Tan e KaJO Baldisimo, ganhou uma adaptação em forma de anime, está disponível no catálogo da Netflix desde a última quinta (10).

REFERÊNCIAS:
ANC. What to expect in upcoming Netflix animated series of Filipino comics 'Trese' | ANC Channel Youtube. 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WIeXGKsXfyY>. Acesso em: 07 de jun. de 2021.
ARAULLO, Kirby. Pinoy Historian Reacts to Trese | Official Trailer Review | Netflix Anime 2/jun/2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=axcn_qfJX5E>. Acesso em: 07 de jun. de 2021.
FOUR HORSEWOMEN. Trese Time's the Charm (A Komiks Review by Nadz) | Four Horsewomen. 2020 Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hWZ1V5MnaWA>. Acesso em: 07 de jun. de 2021.
GONÇALVES, Yuri. Trese | Terror e investigação sobrenatural em nova série animada da Netflix. Legadoplus, 2021. Disponível em: <https://legadoplus.com.br/trese-terror-e-investigacao-sobrenaturalem-nova-serie-animada-da-netflix>. Acesso em: 07 de jun. de 2021.
THE COMICS CUBE.Budjette Tan Interview: Trese's International Release, Netflix Series, and More! The Comics Cube Channel Youtube. 2020 Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sGNrnFPZ7rs>. Acesso em: 07 de jun. de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »