Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/07/2021 às 17h38min - Atualizada em 19/06/2021 às 12h19min

Globo e Faustão: Quais serão os próximos passos?

Apresentador deixa a emissora líder depois de 32 anos de contrato

Gabriel Ferreira - Revisado por Damáris Gonçalves
https://culturaenegocios.com.br/o-fim-de-uma-era-na-tv-fausto-silva/
Foto: Divulgação/A Gazeta
No início do ano, a notícia de que Faustão Silva sairia da Globo pegou todos de surpresa. Agora, o universo televisivo e o mercado publicitário se depara com Fausto Silva fora da emissora líder de audiência em definitivo. A separação trouxe o fim do "Domingão do Faustão" como a TV Globo conhece, uma vez que a própria antecipou o fim de seu contrato, que iria até o fim deste ano.
 
Apesar de estar fora da Globo, Faustão já tem uma nova casa para chamar de sua. A Band trará o apresentador de volta a emissora, parceria que não acontecia desde o programa "Perdidos na Noite", apresentado pelo comunicador na década de 1980. Portanto, mediante aos fatos ocorridos com Faustão na última semana, surgem inúmeras dúvidas: "Como será a Globo sem o Faustão" e "O Faustão na Band, pode dar certo?"


Antes de dar qualquer palpite sobre o Faustão na Band e o Futuro da Globo sem o ele, é necessário relembrar o porquê dele ter deixado a emissora. Antes de renovar o seu contrato, houve uma conversa entre o apresentador e alguns dos diretores-gerais da TV Globo. Nessa conversa, os executivos sugeriram que Faustão deixasse o comando do programa que apresentava há 32 anos para um outro programa semanal, desta vez, nas noites de quinta-feira.
 
Após inúmeras tentativas sem sucesso de um acordo, a TV Globo e Faustão optaram pelo encerramento do contrato. A decisão definiu o fim do Domingão no final do ano. Porém, a emissora antecipou o fim do vínculo com o apresentador, impedindo que o próprio continuasse com a temporada final de seu programa. Ainda é cedo para dizer se ele pode dar certo ou errado na Band, mas é certo dizer que o apresentador possui prestígio por parte do público, devido a sua trajetória pela TV. Essa influência será essencial para a nova fase na jornada do comunicador.

Desde o anúncio da separação, a Globo buscou novas alternativas para a programação. O novo apresentador será o Luciano Huck, no entanto, sua presença é considerada um tiro no pé pelos fãs do programa, uma vez que o apresentador não é tão bem visto pelo público devido às suas indefinições políticas. O ideal é que a emissora invista em novos nomes, como o Tiago Leifert, que é bem avaliado pelo público devido a sua condução no BBB. O sucesso será cosnolidado a partir da mesma estratégia usada em 1989 com Faustão, trazendo um carisma especial que atrai o telespectador.

Um Caso Similar


O caso do Faustão chocou alguns dos internautas, que acharam um absurdo o fato do apresentador não ter direito a uma despedida ao público que o acompanhou durante 32 anos de sucesso. Um seguidor no Twitter comparou a história do Faustão ao de Gugu quando saiu do SBT em 2009 rumo a Record, o apresentador que era concorrente direto de Fausto no passado também saiu sem uma despedida da emissora que trabalhou durante 35 anos.
 

A história de Faustão e Gugu, animadores dos domingos e na época concorrentes, são parecidas. Gugu assina com a Record, ainda no SBT e Silvio Santos, na paz o libera. Faustão assina com a Band, e a Globo, depois de 33 anos, da um “pé na bunda” dele. Ambos sem se despedir. pic.twitter.com/nja8EZsE4E

— Comentando TV (@comentandotvbr) June 19, 2021

 

​No caso do Gugu, a sua jornada na Record não chegou nem perto do que era no SBT. Na emissora de Silvio Santos, o apresentador já falecido mantinha programas de sucesso como "Domingo Legal" e "Sabadão Sertanejo", o que raramente acontecia ao longo de sua trajetória na emissora comandada pela Igreja Universal.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »