Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/06/2021 às 16h03min - Atualizada em 19/06/2021 às 15h39min

Conheça a animação Castelo Animado, inspirado na obra de Diana Wynne Jones

Fernanda Alves - Editado por Ana Terra
O Castelo Animado é uma obra literária da escritora inglesa Diana Wynne Jones, lançado em 1986. Em 2004 o premiado diretor do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, adaptou o livro para um filme homônimo, onde ganhou uma indicação do Oscar. No Brasil, o filme foi lançado em DVD pela Playarte, disponíveis na versão dublada e legendada, atualmente o longa está disponível na plataforma de streaming da Netflix, junto com outros filmes do Studio Ghibli.

Uma história cheia de aventuras, mistério, fantasia e muito apaixonante. O Castelo Animado relata a história de Sophie, uma jovem que foi amaldiçoada por uma bruxa, a transformando em uma senhora de aproximadamente 90 anos. Ao longo do filme, ela percebeu que a vida de uma idosa não é nada fácil, em sua jornada ela encontra um espantalho e o apelida de 'cabeça de nabo', pois a sua cabeça se assemelha ao legume, ela acaba percebendo que o seu novo amigo também tem uma maldição. Ele a ajuda a encontrar um abrigo, no castelo do mago Howl, onde ela começa a trabalhar como faxineira. O longa se passa em um período de guerra entre dois reinos, onde são enviados magos para lutar ao lado de soldados, Howl é um desses selecionados para lutar em nome do rei, ele também tem uma maldição, pois na sua infância fez um contrato com um demônio chamado Calcifer.

Reprodução: Studio Ghibli

Reprodução: Studio Ghibli


A sonora e a animação do filme são perfeitos, cada música encaixando perfeitamente em cada cena, a fantasia que buscaram trazer são incríveis, apaixonam e emocionam o seu público de um jeito inexplicável. As mensagens apresentadas não são somente de amizade e união, mas também com temáticas que acontecem no nosso cotidiano e muita das vezes passam despercebido. A Sophie tinha uma maldição que envelheceu seu corpo, mas quando ela tinha certeza do que realmente sentia ou queria fazer, a sua aparência mudava para sua verdadeira forma, mas quando começava a  se questionar voltava a forma de idosa. Podemos observar que a personagem não tinha autoestima e  se subestimava, a sua solução foi ter mais confiança em si e nunca duvidar de seu potencial. O mago Howl por outro lado, conta que lutava sem um sentido e quando encontra a Sophie, descobre um motivo para manter-se vivo e seguir em frente, buscando a coragem para não fugir dos obstáculos à sua frente e ter um final feliz ao lado de sua amada.

Desse modo, o longa-metragem é indicado para todas a idades, podendo assistir com toda a família e ter uma misturar de emoções, fantasia e muitos corações quentinhos com essa obra incrível, que possui ensinamentos além das animações tradicionais. Nunca subestime a si mesmo, você pode ter uma surpresa no final.

Referências:
O castelo animado. Studio Ghibli. Disponível em: <https://studioghibli.com.br/filmografia/o-castelo-animado/>. Acesso em: 15 de junho de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »