Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/06/2021 às 20h07min - Atualizada em 25/06/2021 às 20h39min

O que são fanfics e como elas originaram livros de sucessos

Valesca Isamara - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: falauniversidades/Reprodução: Google
FanFic (em português, "ficção de fã") é uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs, inicialmente em fanzines impressos e posteriormente em blogs, sites e em outras plataformas pertencentes ao ciberespaço. E esse formato de conversa entre os fãs ganhou muitos adeptos ao longo do tempo. Elas são como apropriação de personagens e enredos provenientes de produtos midiáticos como filmes, séries, quadrinhos, histórias videogames, etc. Portanto, tem como finalidade a construção de um universo paralelo ao original e também a ampliação do contato dos fãs com as obras que apreciam para limites mais extensos.

Sua origem veio com a popularização da Internet, no final dos anos 1990, muitos escritores desse tipo de literatura, encontraram uma forma mais fácil de atingir outros fãs e pessoas com os mesmos interesses. Contudo, o surgimento das primeiras fanfictions deu-se muito antes da concretização da web. Esse tipo de narrativa teria surgido nos EUA, na década de 1970, com a publicação em fanzines de histórias que eram tributos à série Jornada nas estrelas.

Hoje em dia, o universo das fanfics é gigantesco, praticamente infinito. Pode-se escrever sobre qualquer obra, sobre qualquer personagem, inventando qualquer história que se possa imaginar. A plataforma mais famosa no Brasil é a Wattpad, ela armazena centenas de milhares de histórias sobre diversos universos.
 

FANFICS FAMOSAS QUE SE TRANSFORMARAM EM LIVROS
 

 
  • AFTER, DE ANA TODD
 
Inicialmente, After era uma Fanfic, publicada no Wattpad, da boyband One Direction. O personagem principal era um dos integrantes, Harry Styles, e os demais integrantes eram personagens que viviam a sua volta.
 
Um ano depois do seu lançamento como Fanfic, é feita sua adaptação para livro, os nomes dos integrantes são alterados, mas continuam parecidos, como Hardin Scott, que substitui o nome do personagem principal. O livro se tornou um best-seller e foram lançados mais 5 livros da série. Apenas em 2019, foi lançado o primeiro filme que abalou tanto os fãs da boyband, quanto os da Fanfic e do livro.

                                                                            

 
  • CINQUENTA TONS DE CINZA, DE E.L JAMES
 
A série de livros surgiu como uma ficção dos fãs, mais especificamente, uma fanfic de crepúsculo. Antes de serem Anastasia Steele e Christian Grey, os protagonistas de Cinquenta Tons de Cinza eram versões alternativas de Bella Swan e Edward Cullen, de Crepúsculo. A autora E.L. James conseguiu conquistar público, virou livro e logo chegou às telonas, com Dakota Johnson e Jamie Dornan nos papeis principais. Resultado? Os três filmes da saga acumularam US$ 1.3 bilhões nas bilheterias mundiais.
 
                                                                           

 
  • OS INSTRUMENTOS MORTAIS, DE CASSANDRA CLARE
 
Oficialmente, Os Instrumentos Mortais não é uma fanfiction de Harry Potter. Pelo menos, é isso que diz a autora Cassandra Clare. Porém, ela confirmou que já escreveu fanfics focadas em Draco Malfoy (Tom Felton). Hoje em dia, as obras escritas foram retiradas da internet, mas quem leu, afirma que Draco se torna a inspiração para o personagem Jace, um dos protagonistas da saga de Clare.
Os livros que são um sucesso de vendas, iam gerar uma franquia nas telonas, mas o primeiro filme de Lily Collins fracassou com US$ 95 milhões nas bilheterias mundiais. Felizmente, a história ainda rendeu uma série, Shadowhunters (Netflix), que teve três temporadas e foi cancelada recentemente.

                                                                                           
 



A MIGRAÇÃO DAS FANFICS PARA O TIKTOK
 
Com a onda do TikTok, as histórias dos fãs migraram para a plataforma. Com os intitulados “pov” e as fanart (obras criadas pelos fãs). Esse tipo de conteúdo vem movimentando a nova rede social, trazendo os jovens para uma experiencia mais real, agora vai além da leitura, as fanfics criaram formas e jeitos. Visualmente falando, elas criaram vidas.

Agora os fãs podem acompanhar histórias de seus personagens preferidos usando cenas de filmes e séries. Nos vídeos, também podemos vê divulgações de fanfics e livros, usando imagem para atrair o publico para a boa e velha leitura.
 
 

REFÊRENCIAS

VIANNA, K. 50 Tons, After e outras fanfics que viraram filmes. ADORO CINEMA. 7 de set. de 2020. Disponível em: <https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-155893/> Acesso em: 25 de jun. de 2021.
GIRARD, B. De fanfics a best-sellers: como histórias escritas por fãs se tornam livros originais. MEDIUM. 17 de jun. 2019. Disponível em: <De fanfics a best-sellers: como histórias escritas por fãs se tornam livros originais | by Barbara Girardi | Medium> Acesso em: 25 de jun. de 2021.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »