Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/08/2021 às 21h37min - Atualizada em 04/08/2021 às 01h26min

Traiu ou não? Dúvida literária ganha versão em curta-metragem

Com apenas o uso do celular, o grupo teatral de Bertioga, Caixa Hermética, recria o clássico Dom Casmurro em um curta-metragem sobre a sociedade atual

Paulo Victor Alves dos Reis - Revisado por Isabelle Marinho
Crédito: ilustração de Eduardo Schlosser

Integrantes do grupo teatral bertioguense, Caixa Hermética, produziram um curta-metragem inspirado na obra Dom Casmurro, do autor renomado Machado de Assis. O grande clássico da literatura nacional marcou gerações, que debatem e questionam até hoje: Capitu traiu Bentinho ou não? Por se tratar de um assunto que reflete na atualidade, a produção do Caixa Hermética é uma versão atual e adaptada da trama, foi lançada no dia 13 de junho e está disponível pelo YouTube, no canal Líricos & Etílicos.

Por dentro da obra Dom Casmurro

Publicada em 1899 e sendo um olhar crítico sobre a sociedade, a obra relata a história de Bentinho, um homem com sérios problemas de ciúmes por sua esposa, Capitu. Esse sentimento de insegurança faz com que Bentinho, que é o narrador do enredo, acredite que sua amada o traiu com seu amigo Escobar. Durante a trama, o narrador supõe situações e hipóteses para provar que Capitu está traindo. Porém, a falta de confiança do personagem é tanta, que gera dúvida e debate em quem lê, assim, o leitor se questiona se as acusações de Bentinho são válidas ou não. 

O romance é dividido em três fases. O espaço temporal da primeira é a infância e adolescência de Bentinho e sua prévia relação com Capitu. Já na segunda fase, o seminário, o ciúmes do Bentinho e o casamento de Sancha e Escobar constroem a narrativa. Em sua última parte, temos a relação e os questionamentos do casal protagonista e a morte de Ezequiel

Tempos atuais: como seriam os personagens?

Motivado por esse questionamento, o grupo Caixa Hermética, traz para atualidade o clássico da literatura, em forma de curta-metragem. Estreou em 13 de junho e tem em seu elenco Murilo Saudate (Bentinho jovem), Davi Almeida (Escobar), Theo Delatonia (filho de Escobar) e o diretor que também faz o papel do Bentinho mais velho, Leonardo Smith

Na nova versão, Bentinho é um menino gótico e depressivo e, pelo ciúmes, traz para sua visão o suposto adultério de Capitu. O pensamento do rapaz é fora de ordem e sem linearidade. 

Visão sobre o curta

Questionado sobre o porquê da escolha da obra para a produção, o diretor Leonardo Smith relatou que, além de ser um clássico, o personagem principal, Bentinho, colaborou para a decisão: "Ele sofre de um ciúme delirante, algo muito estudado na psicanálise. Daí, resolvi juntar o útil ao agradável, pois esse personagem tem peculiaridades muito interessantes as quais fazem qualquer ator se apaixonar. Outro ponto foi a vontade de adaptar um clássico à atualidade [...] Outro ponto é o fato de querer trazer a 'molecada', com uma linguagem de fácil acesso a um texto de primorosa escrita”.

Smith também abordou que os principais desafios para o curta foram relacionados às edições. Produziram e editaram pelo celular e a parte de iluminação, enquadramento e interferências externas foram grandes obstáculos. O diretor também mencionou que recebeu bons feedbacks. Ainda mais por se trata uma produção caseira e adaptada. “Estou satisfeito e muito feliz por compreenderem a ideia do curta. Outra diferença entre curta e teatro, é que teatro você já nota esse feed. De modo geral, sinto que atingi meu objetivo de produzir um curta bacana com ótimo trabalho dos atores Murilo Saudate e Davy Almeida", ressalta.

Murilo Saudate, que interpretou o personagem Betinho mais novo, mencionou que foi muito bom dar vida a um personagem literário. “Foi um pouco difícil para pegar seus jeitos, ainda mais por se tratar de um personagem de 1899, e foi complicado interpretar os ciúmes do personagem”, relata o ator sobre sua experiência com o papel.

A youtuber e criadora de conteúdo digital no Instagram, Sarah Barreto (35), assistiu ao curta e ressaltou: "Achei muito bem feita! Ele modernizou bastante a história, sem mudar o contexto, o que hoje em dia é difícil, haja visto o tempo que faz que ela foi escrita”.

Reserve um espaço em sua agenda, separe sua pipoca e venha conferir essa viagem modernizada na obra do gênio literário Machado de Assis. Além de assistir sob uma nova perspectiva, compartilhe com seus amigos e reviva o debate eterno: Afinal, Capitu traiu ou não?

Assista abaixo ou clique aqui:


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »