Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
28/06/2021 às 19h24min - Atualizada em 28/06/2021 às 19h26min

Tokyo Ghoul: luta pela humanidade

Resumo das quatro temporadas do anime e destaque de personagens essenciais para o enredo da trama

Anne Santos - Editado por Fernanda Simplicio



Tokyo Ghoul é um anime japonês da adaptação da série de mangás de mesmo nome ilustrado e escrito por Sui Ishida. O primeiro capítulo do mangá foi lançado em 8 de setembro de 2011 na revista semanal Young Jump e o último em 18 de setembro de 2014. O anime foi feito pelo Studio Pierrot, seu primeiro episódio foi ao ar em julho de 2014 e o último em 2018. 

O anime conta com 4 temporadas de 12 episódios cada. 

 

Quem leu o mangá sabe que o anime é cheio de drama, ação e terror sobrenatural, pode acabar não gostando muito da adaptação do anime, já que ele corta muitas cenas importantes. Entretanto, se você assistir o anime pelo o que ele é, pode amar a história e sofrer junto com Kaneki, o protagonista. 

 

A trama centra-se em uma série de assassinatos em Tóquio e, devido a algumas provas, é concluído que as mortes são resultados de ataques de ghouls. 

 

Este artigo trará resumos e temas das temporadas e informações sobre as personagens mais importantes do enredo. 

 

Resumo da 1ª temporada 

Tóquio se tornou uma cidade cruel - um lugar onde criaturas perversas chamadas "ghouls'' coexistem com os humanos. Os  habitantes da cidade vivem num medo constante de serem a caça desses terríveis predadores, que sobrevivem se alimentando de carne humana. 

 

O que gera mais medo em relação aos ghouls são as habilidades em se disfarçar de humanos e se misturar na sociedade. 

 

Diante dessa trama, temos Kaneki Ken, um jovem universitário tímido e apaixonado por livros, que sente-se atraído por Rize Kamishiro. Em uma conversa pra lá de constrangedora em um café com seu melhor amigo Hide, que só apareceu por lá para dar uma espiada no que o amigo sempre vai fazer naquele café, Kaneki confessa de maneira tímida estar interessado em uma moça. Hide, que não tem um pingo de vergonha na cara, começa a olhar em volta, tentando adivinhar quem seria a crush de seu amigo, e escolhe logo a garçonete enigmática, Touka Kirishima. 

 

Infelizmente, a doce Rize não é o que diz ser e, após um encontro desastroso, Kaneki é lançado nas profundezas do mundo desumano dos ghouls. 

 

Desolado, sem saber o que fazer e sem querer aceitar a sua nova identidade, ele acaba envolvendo-se em um desentendimento com um ghoul, sendo salvo, ironicamente, por  Touka. Iniciando sua vida secreta como um híbrido - meio humano/meio ghoul, Kaneki tenta encontrar meios de se encaixar em ambos os mundos. 

 

Impressões

A primeira temporada é carregada de drama, desespero e tristeza. Vemos a dura vida do protagonista, a dor que ele carrega no peito, o sofrimento ao ser uma pessoa gentil em um mundo tão cruel. Ele é um rapaz que luta arduamente para não perder a sua humanidade. O submundo dos ghouls é visto como um terreno vil e hostil, mas o protagonista começa a enxergar por um ângulo mais humano, criando laços com todos à sua volta. 

 

Resumo da 2ª temporada 

Depois de todo o sofrimento vivido na temporada anterior, temos Kaneki em uma organização chamada Aogiri - a mesma facção em qual sofreu semanas de tortura. Aquele rapaz bonzinho e gentil está completamente transformado em um ghoul violento e sedento por sangue. 

 

Como se não comer pessoas não fosse o suficiente, Kaneki se alimenta de outros ghouls, na intenção de recuperar suas forças. Essa temporada traz o protagonista de maneira mais visceral, envolvido na facção, em uma guerra com outros ghouls e o CCG (Comissão Contra Ghouls). 

 

No meio de toda essa luta sangrenta entre humanos e ghouls, um questionamento é levantado: quem são os verdadeiros monstros? 

 

Impressões

A segunda temporada é muito mais intensa em questão de ação e crueldade. Podemos sentir o dilema do protagonista - que sempre tenta carregar o mundo nas costas e a sua luta constante em não desistir da sua humanidade, tentando fazer a coisa certa. Entretanto, Kaneki não tem muito destaque nessa temporada, que é voltada mais à CCG e seus membros, e à Anteiku.

 

Resumo da 3ª temporada

A primeira coisa que nos perguntamos ao iniciar essa temporada é: DEUS DO CÉU, CADÊ O KANEKI?! 

 

Sim, meus amores, isso mesmo! O início é meio confuso, baseando-se em fatos após dois anos da última temporada, onde o CCG atacou a Anteiku. A trama se desenrola em volta de um esquadrão de agentes do CCG conhecido como Quinx, onde seus membros são meio humano/meio ghoul que trabalham para erradicar ghouls da cidade. 

 

O líder do esquadrão é Haise Sasaki, treinado pelo investigador de classe especial Kishou Arima. Haise é um jovem gentil, paternal, mas bastante complexo. Lembranças perturbam a sua mente, levando-o a grandes questionamentos. 

 

Impressões

A terceira temporada é cheia de reviravoltas com aquela pegada de ação sombria, que é a marca registrada do anime. É um pouco confusa no começo, parece o rolê mais doido do mundo - ainda mais por terem tirado uma parte essencial para melhor entendimento, mas conforme vai avançando nos episódios, tudo se encaixa. 

 

Resumo da 4ª temporada 

Kaneki Ken volta com tudo nessa última temporada - na verdade é a terceira, que foi dividida em duas partes. Como se fosse um karma, o menino Kaneki encontra-se numa encruzilhada na guerra entre seu lado humano e seu lado ghoul. 

 

Depois de Eto, a coruja de um olho, ter feito um pronunciamento revelando sua verdadeira natureza durante uma entrevista pelo seu recente livro, Kaneki parece ser o único a entender a real intenção do livro, onde a autora afirma que irá preencher o vazio entre os dois lados da guerra, que parece nunca ter fim. 

 

Aprisionada na Cochlea, Eto aguarda ansiosamente o despertar do Rei de Um Olho, que será o responsável pela paz entre os dois mundos. 

 

Impressões 

Gente do céu, essa foi a melhor temporada de todas!! Muitas coisas foram explicadas, muitas surpresas pelo meio do caminho, e a junção do par romântico (Aleluia!). Quando assistimos o desenrolar da trama, um pensamento grita em nossas cabeças: TUDO FAZ SENTIDO!! 

Sim, gente, eu surtei muito ao assistir. Queria poder dar mais detalhes das duas últimas temporadas, mas qualquer coisa que eu disser será spoiler. Eu sou meio suspeita para falar, então deixarei as impressões por conta de vocês, amados leitores. 

 

Quais são os personagens principais de Tokyo Ghoul? 

 

Kaneki Ken 
 

O protagonista do anime, neném sem defeitos, era para ser um jovem comum com uma vida simples, estudante de literatura japonesa na Universidade Kamii, mas sua vida vira de cabeça para baixo quando tem o kakuhou de Rize transplantado em seu corpo, transformando-o em um híbrido. 

 

Touka Kirishima 

 

Touka é a principal personagem feminina do anime, ghoul e ex-garçonete da Anteiku. 

 

Shuu Tsukiyama

 

Conhecido como Gourmet da 20° ala, pertence a uma família extremamente rica e influente. 

 

Yoshimura 

O velho gerente do café Anteiku, ghoul de classificação SSS. Ele ajuda os ghouls que não podem caçar ou matar seres humanos por causa das ligações que sentem entre as duas espécies. Esse homem merece ser enaltecido! 

 

Hinami Fueguchi 

É uma ghoul cujos pais foram mortos por investigadores do CCG. Após o incidente, começou a relacionar-se com seus pseudos-irmãos Touka e Kaneki. 

 

Koutarou Amon 

Ex-investigador de ghouls, foi o último parceiro de Kureo Mado e seu último parceiro foi Akira Mado. Ele foi declarado morto pelo CCG, embora seu corpo nunca tenha sido recuperado, sendo postumamente promovido à Classe Especial pelo seu serviço.

 

Hideyoshi Nagachika

Também conhecido como Hide, é um humano normal e o melhor amigo de Kaneki. A certa altura, começa a trabalhar para o CCG, tornando-se assistente de investigação, ajudando Akira e Amon. 

 

REFERÊNCIA
QUINTAS, Francisco. “Tokyo Ghoul: tudo sobre a história, personagens e temporadas”.
AFICIONADOS. Disponível em: <https://www.aficionados.com.br/tokyo-ghoul-historia-personagens-temporadas/> Acesso em: 22 de jun. de 2021. 


 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »