Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/06/2019 às 14h21min - Atualizada em 09/06/2019 às 14h21min

Interatividade presente na exposição "Ernesto Neto: Sopro" chama atenção do público

Cerca de quatro mil visitantes já passaram na Pinacoteca desde a estreia da mostra

Jéssica Natacha - Jornalismo Cultural
Pinacoteca de São Paulo, visitantes, funcionários.
Obra presente na exposição. (Foto: Reprodução / Jéssica Natacha)

Ernesto Neto: Sopro está sendo a mais procurada entre as obras que estão em exposição na Pinacoteca de São Paulo. Desde a estreia da exibição, em 30 de março, até a primeira semana de junho, circularam cerca de quatro mil pessoas por dia, a interatividade que as artes proporcionam desperta o interesse do público, que procura desfrutar novas sensações e experiências.  

Cada obra tem sua particularidade, aguça os sentidos do corpo humano. Uma das obras mais interativas é a Flying Gloup Nave, onde as pessoas adentram numa bolha transparente feita de poliamida, o contato com a pele ao caminhar pelo tecido dá uma sensação de prazer, leveza e conforto. A elasticidade da escultura envolve a arte com a natureza, ao mesmo que é sensível, é forte aos olhos do apreciador, um momento incomparável a vivenciar.  
 
Ernesto Neto trabalha com materiais inusitados compostos por elementos como poliamida, algodão, lycra, bolinhas de chumbo, e especiarias que impulsionam a tensão, força, resistência e equilíbrio, assim despertando a curiosidade do telespectador à obra.  

Foram reservadas setes salas do primeiro andar e o octógono da Pinacoteca. Entre as esculturas estão em exposição A Borda – Telepassagem (2013), Enquanto nada acontece (2008), o silêncio é uma foram de oração (2017), Oxalá, entre outras. Sopro tem curadoria de Jochen Volz, diretor do museu, e Valeria Piccoli, curadora-chefe.  

ARTISTA
Ernesto Saboia de Albuquerque Neto é um artista plástico brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 1964, estudou escultura em 1980, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/ Parque Lage). No início da carreira foi inspirado pelos artistas José Resende (1945) e Tunga (1952) em relação a explorações das articulações formal e simbólicas entre as matérias. Cresceu profissionalmente com a ajuda do artista plástico Roberto Moriconi, que auxiliou no aprendizado e técnicas, alavancando a carreira. Suas esculturas convidam o telespectador a participar ativamente da arte, a arquitetura orgânica juntamente com as abstrações geométricas transmite suavidade nas esculturas, a calmaria, a leveza e o conforto é acolhedor e revigorante ao ambiente.
 

 

SERVIÇO
A exposição ficará disponível ao público até 15 de julho. 
 

De quarta a segunda, das 10h às 17h30 – com permanência até as 18h
Ativações Cura Bra Cura Té – Octógono:  13/04, 04/05, 01/06, 29/06 e 13/07, das 11h às 16h
Pinacoteca: Praça da Luz 2, São Paulo, SP – Galeria temporária, Octógono, pátio e outros espaços
Ingressos: R$ 10,00 (entrada); R$ 5,00 (meia-entrada para estudantes com carteirinha)  
Menores de 10 anos e maiores de 60 são isentos de pagamento.  
Aos sábados é gratuito a todos.
Aprecie cada momento desta visita.

Não vai se arrepender! 

Editado por Alinne Morais


https://pinacoteca.org.br/programacao/ernesto-neto-sopro/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »