Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/07/2021 às 08h57min - Atualizada em 13/07/2021 às 09h50min

5 personagens de quadrinhos que mais foram adaptados para outras mídias

Vivian Ribeiro - Editado por Fernanda Simplício
Fonte / Reprodução: Google
HQs e super-heróis são uma realidade há bastante tempo. Alguns personagens ficaram tão famosos que é quase impossível nunca ter visto nada deles ou pelo menos ouvido falar.  Depois de tanto tempo dos heróis inseridos na nossa realidade muitos já tiveram mais de uma adaptação, ocasionando um efeito transmídia. Filmes, animações, séries e até jogos já foram criados sobre esse universo. 
 
Mesmo com tantos personagens para explorar e levar para outras mídias, uns fizeram mais sucesso do que outros e foram adaptados mais vezes. E isso não aconteceu só com um. Aqui foram separados 5 personagens que mais apareceram em outras mídias e quais foram elas. 
O Homem-Morcego é o personagem de quadrinhos que mais foi aproveitado pelo efeito transmídia. Ele já foi interpretado por 14 atores diferentes juntando filmes e séries de TV. Entre os mais famosos estão Michael Keaton, que protagonizou os filmes de Tim Burton, em 1989 e 1992. Christian Bale, que fez o herói na icônica trilogia de Christopher Nolan, entre 2005 e 2012. E Ben Affleck, que vestiu o traje do Batman no filme de Zack Snyder, em 2016, e nas duas versões do Liga da Justiça, em 2017 e 2021. O próximo ator a interpretar esse papel será Robert Pattinson, o filme está previsto para ser lançado em 2022 e já possui trailer. Não se pode, é claro, esquecer de Adam West protagonizando o herói na memorável série de TV Batman, em 1966. 

Entre as animações mais famosas está a de 1993, primeiro longa da DC, Batman: A máscara do fantasma. Uma menção de animação que deve ser feita é a do Batman do Futuro, exibida entre 1999 e 2001, e que se tornou uma versão tão clássica do personagem quanto a original. Outro longa que não pode ser deixado de lado são as duas partes do Batman: O cavaleiro das Trevas de 2012 e 2013. 

Nos jogos, os mais famosos foram os da série Arkham. Se contar todas as versões, o personagem já foi, facilmente, adaptado mais de 40 vezes e contando. 
O amigão da vizinhança já teve sua história contada diversas vezes e por meios diferentes, seja em Live Action, animações ou até jogos. Nos cinemas ele foi interpretado por Tobey Maguire, nos filmes de 2002-2007. Porém, uma coisa que muitos não sabem é que Maguire não foi o primeiro ator que fez o papel. Em 1978 existia uma série de TV do super-herói, e quem a protagonizava era Nicolas Hammond. O ator inspirou o Peter Parker na animação de 1994, uma das mais famosas animações do personagem. Uma outra versão que não pode ser esquecida é o Homem-Aranha japonês da série de TV que foi exibida em 1978 e 1979. 
 
Um remake do Live Action foi lançado em 2012, com continuação em 2014, tendo Andrew Garfield como protagonista. A versão vista no MCU (universo cinematográfico da Marvel) é a de Tom Holland, que é o cabeça de teia atual. Seu terceiro filme está previsto para ser lançado em dezembro deste ano. 
 
Entre as animações, além da já citada, tem ainda a icônica O Espetacular Homem-Aranha, que foi ao ar entre 2008 e 2009, chegou a ser exibida no Brasil na Rede Globo, no SBT e no Cartoon Network. Outra que também deve ser mencionada é Homem-Aranha no Aranhaverso, o longa de 2019, que tem a continuação está prevista pra 2022.  

Em 2018 os fãs se alegraram com o novo jogo do herói, que foi um sucesso imediato, mostrando que, nesse quesito, o amigão da vizinhança também não fica para trás.  

Um dos fundadores da liga da justiça, assim como o Batman, o Homem de aço já teve 11 atores diferentes em Live Action e séries de TV. Christopher Reeve é um dos mais famosos, ele fez o papel nos filmes entre 1978 e 1987. O Clark Kent da série de TV SmallvilleTom Welling, foi o que passou mais tempo com o manto do herói, 10 anos. Atualmente quem interpreta o personagem é Henry Cavill, que participou dos filmes de Zack Snyder, contando as duas versões de Liga da Justiça
 
Nas animaçõesGrandes astros: Superman, de 2011, é uma das mais famosas. Seguida de Superman: O último filho de Krypton, de 1996. Nos jogos, um dos mais famosos é Injustice, que também trás outros heróis e vilões da DC

Para esse é preciso deixar claro que se fala da versão Verde, a mais conhecida, que foi o maior alvo do conceito transmídia. Versões como o Hulk Vermelho, não estão sendo levadas em consideração. 
 
Partindo desse princípio, pode-se dizer que o Bruce Banner foi um dos personagens mais difíceis de se encontrar um ator definitivo. Em seus filmes solo de 2003 e 2008, o herói foi interpretado por Eric Bana e Edward Norton respectivamente. Nenhum dos dois teve um lucro tão grande quanto os outros filmes de heróis lançados na época, como Homem-Aranha e o Homem de Ferro

Em 2012, no primeiro filme dos Vingadores, Mark Rufallo foi apresentado como o mais novo Hulk, e continua atualmente. Porém, esta versão ainda não teve um filme solo para chamar de seu. 

Vale lembrar que Bana não foi o primeiro a interpretar o grandão em Live Action. Quem fez isso foi Lou Ferrigno, que sem efeitos ou fantasia, deu vida ao herói na série de TV, em 1977, e depois continuou no papel por mais dois filmes.

Apesar das animações da Marvel não conseguirem, até o momento, atingir o nível da DC, algumas valem a pena assistir. Entre elas, Hulk vs Thor é uma das que se destacam. Seguida de Planeta Hulk e Hulk vs Wolverine

Claro que não poderia faltar um vilão e nenhum foi mais adaptado que o “Coringa, o palhaço, o Joker, o palhaço”. O primeiro a interpretar clássico vilão foi Cesar Romero, na série de TV e no filme Batman, em 1966 (Uma curiosidade sobre essa versão é que o ator não quis tirar o bigode e ele teve de ser coberto com tinta branca também). O próximo a fazer esse papel foi Jack Nicholson em 1989, no filme de Tim Burton. Em 2008, Heath Ledger trouxe um outro tom ao vilão, no icônico filme de Nolan. Já em 2016, Jared Leto, que é considerado o pior Coringa, deu uma nova roupagem ao personagem no filme Esquadrão Suicida.  
 
Até aí o vilão era sempre retratado como um antagonista, mas em 2019 isso mudou, pois ele ganhou seu próprio filme. Joaquin Phoenix protagonizou o filme, que conta a história do palhaço do crime, baseado na HQ A Piada Mortal. O filme foi um sucesso de bilheteria e deu ao Coringa uma história de origem no Live Action, até então nunca antes explorada.

Nas animações, vale destacar o dublador, característico pelas risadas e voz do personagem, Mark Hamill, o eterno Luke Skywalker. O ator dublou o vilão nas aparições mais clássicas dele, como as versões de 2000, no Batman do Futuro, de 2002 e 2003, quando apareceu em Super Choque e na Liga da JustiçaHamill também marcou presença na animação A Piada Mortal, que foi baseada na HQ de mesmo nome. Além disso, ele também esteve presente em jogos como Batman: Arkham Knight
 
REFERÊNCIAS:
HENRIQUE, Diego. Batman já ganhou 14 adaptações em Live Action; conheça todas as versões. Legado da DC, 5 de abr. de 2021. Disponível em: < https://legadodadc.com.br/batman-ja-ganhou-14-adaptacoes-em-live-action-saiba-todas-as-versoes/>. Acesso em: 10 de jul. de 2021.  
MENESES, Cassiano. As 10 melhores animações (longas) da DC de acordo com Letterboxd. Legado da DC, 16 de abr. de 2021. Disponível em: < https://legadodadc.com.br/as-10-melhores-animacoes-longas-da-dc-de-acordo-com-o-letterboxd/>.  Acesso em: 10 de jul. de 2021. 
PEREIRA, André Luiz de Mello. Homem-Aranha: suas animações e séries de TV. Puro pop, 28 de abr. de 2014. Disponível em: < https://puropop.com.br/televisao/homem-aranha-suas-animacoes-e-series-de-tv/>. Acesso em: 10 de jul. de 2021.  
TODOS OS ATORES QUE JÁ INTERPRETARAM O SUPERMAN. Sociedade Nerd, 18 de abr de 2021. Disponpivel em: < https://www.sociedadenerd.com.br/2021/04/18/todos-os-atores-que-ja-interpretaram-o-superman/>. Acesso em: 10 de jul. de 2021. 
PALOPOLI, Ygor. Hulk: Relembre todos os atores que já interpretaram o herói nos cinemasAdoro cinema, 21 de maio de 2020. Disponível em: < https://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-154413/>. Acesso em: 10 de jul. de 2021. 
BRIDI, Natália. Coringa | Conheça todas as versões do vilão fora das HQsOmelete, 11 de jul. de 2018. Disponível em: < https://www.omelete.com.br/filmes/coringa-conheca-todas-as-versoes-do-vilao-fora-das-hqs#12>. Acesso em 10 de jul. de 2021. 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »