Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/07/2021 às 14h45min - Atualizada em 15/07/2021 às 14h18min

Resenha | Batman: Ano Um

Leonel Brito - Editado por Ana Terra

A Graphic Novel “Batman: Ano Um”, produzida por Frank Miller e David Mazzucchelli em 1987, acompanha um ano na vida de um Bruce Wayne que está de volta a sua cidade natal depois de algum tempo de viagens e treinamento ao redor do mundo. Além do recém chegado Jim Gordon, designado para trabalhar na polícia de Gotham.

Essa HQ é uma reinvenção da origem de um herói, por isso a trama apresenta um iniciante, que não desenvolveu por completo suas habilidades e recursos. Bruce é alguém que erra muito nas suas abordagens, e ainda nem sabe ao certo o que fazer diante das situações que se depara, muito menos o que representa sua luta. Ele procura um símbolo, um jeito de se impor diante dos criminosos de Gotham, bem como desenvolver métodos próprios de ação em campo e no dia-a-dia do vigilante e futuro Batman.
 

Paralelamente existe o desenvolvimento de Jim Gordon como tenente de polícia, aprendendo que pode ter uma vida difícil na polícia de Gotham, pois a mesma foi tomada pela corrupção e são muitos policiais que agem por interesses próprios, e passam perseguir, o então, tenente Gordon, que faz o possível para não ser corrompido e sobreviver na polícia.

Ao longo dos quatro volumes é possível perceber qual a visão de Frank Miller em relação a Gotham e ao Batman no início de carreira. O autor que é mais conhecido por ter explorado o mesmo personagem mais velho e cansado em  “O Cavaleiro das Trevas” de 1986. Então de morcego ele entende, e isso fica evidente no roteiro, pois Gotham é uma cidade descontrolada, perigosa e suja, e só de um lugar como esse poderia surgir um homem com um desejo de resolver as coisas com as próprias mãos. A cidade é uma personagem importantíssima.

 

Toda essa sujeira de Gotham é muito bem retratada por David Mazzucchelli em seus desenhos, não só sujeira visível de uma cidade mal cuidada, mas também a sujeira nos traços de Mafiosos, Políticos, Policiais corruptos, e outros criminosos, assim como dos protagonistas, que mesmo tentando ajudar a cidade, nem sempre escolhem os melhores caminhos.


Essa Graphic Novel é uma boa porta de entrada para novos leitores de quadrinhos, pois é pequena, apresenta muito bem um personagem conhecido, de uma forma nunca antes vista, mas não de um jeito didático, mostrando que o universo dos quadrinhos pode ser muito mais do que roupas coloridas e onomatopeias.


Referência:
MILLER, Frank; MAZZUCCHELLI, David. Batman: Ano Um. Nova York: DC Comics, 1987.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »