Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/06/2019 às 22h05min - Atualizada em 10/06/2019 às 22h05min

Referências por toda a parte

Os easter eggs que fizeram de Ultimato uma grande retrospectiva

Júlia Victória - Editado por Bárbara Miranda
Facebook
Vingadores: Ultimato estreou dia 25 de abril no Brasil e levou milhares de fãs ao cinema. Após 21 filmes e 10 anos depois, uma fase épica da Marvel se encerrava. Os trailers liberados meses antes, traziam cenas de obras anteriores e trouxeram a sensação de que o novo blockbuster seria uma grande retrospectiva e retomaria grandes momentos da fase 3. Spoilers à frente.
 
E foi exatamente isso que os diretores Anthony e Joe Russo fizeram em Vingadores 4, não só com a viagem no tempo, mas com o remake de cenas antigas.

Capitão América
Muitos momentos nostálgicos de Steve Rogers foram explorados em Ultimato. Com a viagem no tempo e a volta de parte da equipe em Nova York, o Capitão estava trajado com seu antigo uniforme azul dos Vingadores (2012). Durante a busca pelo cetro de Loki, entra no elevador e se vê rodeado de agentes da S.H.I.E.L.D. Contudo, como já tinha passado por uma situação parecida anos atrás em Capitão América: Soldado Invernal (2014), sabia que aqueles ali não eram quem pareciam. Naquela cena em 2014, Steve briga com os agentes, mas no “remake”, ao sair do local, sussurra no ouvido de um deles Hail Hydra, também seria alusão a esse momento nos quadrinhos.
 
A nostalgia não para e na cena seguinte, Capitão encontra com ele mesmo. A versão 2012 acredita que seu clone seja Loki.Os dois começam a lutar entre si e quando o antigo Steve nocauteia o “novo”, fala a icônica frase: “eu posso fazer isso o dia todo”, repetida em no primeiro filme em 2011 e em Guerra Civil, 2016.
 
O fim de Capitão América também é cheio de referências: ao voltar para colocar as joias na linha temporal, diz a Bucky “não faça nada estúpido enquanto estiver fora” e ele responde: “como? Se você está levando toda a estupidez com você”. E também a dança que finalmente Steve e Peggy tiveram. Esses momentos que tiveram origem em Capitão América: Primeiro Vingador (2011).

Fonte : Twitter

Homem de Ferro
Aquele que iniciou a fase 3 teve muitos momentos de flashback. Como ter a ideia de dar a si mesmo um ataque do coração e reencontrar seu pai, enquanto buscava resgatar uma das joias, e ver a presença de Jarvis na forma original são um dos pontos altos.
 
A alusão a sua frase “eu vejo uma armadura em volta do mundo” dita em A Era de Ultron (2015) marca a discussão que teve com Steve ao voltar do espaço. O nome de sua filha, Morgan, também remonta a um momento de Guerra Infinita (2018), onde conversa com Pepper que teve um sonho, o qual os dois tiveram um filho.
 
A relação de Stark com Peter Parker também é abordada. Em Homem Aranha : De Volta ao Lar (2017), enquanto conversam no carro , Tony se debruça sobre Parker , que chegou a achar que seria um abraço,mas era apenas o ato de abrir a porta.No reencontro dos dois em Ultimato , Stark se sente muito aliviado de ver seu pupilo vivo e o abraça de verdade.
 
No seu fim, quando Thanos tenta repetir do gesto de destruição do universo e diz “eu sou inevitável”, Homem de Ferro responde com “e eu sou o Homem de Ferro” após recuperar as joias e em seguida estalar os dedos, voltando a realidade antes do massacre em Guerra Infinita. A mesma fala foi dita no primeiro filme em 2008.
 
No funeral, o reator que Pepper deu a ele com a escrita “prova que Tony Stark tem coração” é colocado em um lago e também há a presença de Harley Keener menino que ajudou Stark em Homem de Ferro 3.
 
Fonte : Observatório do Cinema
 
Outros Momentos
Thor volta a Asgard para recuperar uma das jóias e encontra com sua mãe e sua antiga namorada Jane. Também é possível vê-lo junto dos seus colegas de Thor: Ragnarok (2017), jogando videogame.
 
A volta da Anciã de Doutor Estranho e quando Maquina de Combate e Nebulosa chegam a um planeta e vem a referência da abertura de Guardiões da Galáxia com Peter Quill dançando e cantando.
 
O ponto curioso é a presença de Loki, que aparece pouco. Depois da batalha de Nova York, já preso, o irmão adotivo de Thor vê o Tesseract sozinho e o rouba indo para outra dimensão, abrindo a discussão: Loki está vivo em outra dimensão? A pergunta pode ser respondida na série da Disney+ ou no próximo Guardiões da Galáxia.

REFERENCIAS:
 
NASCIMENTO, Lucas. Os melhores easter eggs e referências escondidas de Vingadores: Ultimato. Disponível em : <https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/listas/2019/04/os-melhores-easter-eggs-e-referencias-escondidas-de-vingadores-ultimato>.Acesso em 10 de junho de 2019
 
CASINHARES,Mariana. Vingadores: Ultimato | As principais referências aos filmes do MCU .Disponível em :<https://www.omelete.com.br/marvel-cinema/vingadores-ultimato-as-principais-referencias-aos-filmes-do-mcu#16>.Acesso em 10 de junho de 2019.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »