Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/07/2021 às 17h56min - Atualizada em 17/07/2021 às 17h47min

Como virei um super-herói, uma história de sucesso ou fracasso?

Ivan Fercós - Editado por Ana Terra
Gravado e produzido em meados de 2020, porém somente agora disponível no catálogo da Netflix, a produção francesa de Como virei um super-herói busca dar a sua contribuição ao gênero ficção com o tempero “oui-oui”.
 
Na sinopse do longa, diz: "Paris, 2021. Os super-heróis estão totalmente integrados à sociedade e uma droga misteriosa que concede superpoderes se espalha pela cidade. Quando o número de incidentes aumenta, os policiais Moreau e Schaltzmann são enviados para investigar. Junto com Monte Carlo e Callista, dois heróis à moda antiga, eles vão fazer de tudo para impedir o avanço do narcótico. Mas tudo se complica quando o passado de Moreau vem à tona".

Reprodução: Netflix

Reprodução: Netflix


Inspirado no livro de mesmo nome e publicado por Gérald Bronner em 2007, tanto o livro quanto o filme foram mencionados pela primeira vez na Comic Con Paris em 2015, pelo diretor Douglas Attal. Sem nenhuma pretensão de imitar os super-heróis da Marvel e sem os meios disponíveis nos estúdios americanos. A proposta é uma alternativa em um universo realista que dialogue com a cultura do país de Napoleão e que questione as noções que a sociedade tem sobre o heroísmo.
 
Em uma tentativa quase que filosófica, o diretor cita que produções como Watchmen, Batman e Demolidor sofrem influências de aspectos urbanos e mais humanos dos super-heróis chegando a demonstrar indícios de personalidades atormentadas. Disponível desde 9 de julho de 2021 no catálogo da Netflix Brasil, resultado da aliança Bélgica e França, a produção original da Trésor films e Artemis Productions enfrentou vários contratempos até a sua estreia ao streaming.
 
O filme, inicialmente, seria lançado nos cinemas europeus em meados do ano passado, mas depois de dois adiamentos e devido aos transtornos causados pela pandemia do Covid-19, a Warner Bros. decidiu vender os direitos de distribuição do longa para a Netflix. Com um investimento de aproximadamente R$93 milhões, comment je suis devenu super-héros (título original) reacendeu a discussão de que mais uma vez a plataforma de streaming fracassou em tentar replicar ou construir um enredo para personagens superpoderosos sem gerar vexame.

Reprodução: Netflix

Reprodução: Netflix


De caráter pessoal, o cinema francês é conhecido mundialmente e elogiado por realçar às imperfeições de seus personagens e enredos, sempre com uma essência melancólica, sentidos duplos e contextos psicológicos envolvidos de começo, meio e fim. Para quem já está acostumado ao estilo francês de fazer audiovisual, a princípio, não estranhou muito. Pois, o humor satírico de suas obras é bastante peculiar, além de ser quase que uma assinatura visível somente nas sutilezas e nas expressões dos protagonistas do que em cenas mais lineares.

O pecado da produção começa ao tentar mesclar os estilos americano e francês, fugindo totalmente do que havia proposto inicialmente. Devido ao seu modus criativo, as cenas ficaram muito lentas, sendo enfadonhas, há falhas perceptíveis no roteiro e que abrem espaço para vários questionamentos do porquê de tais atos. Sem esquecer, que é quase impossível não comparar a proposta de drogas serem a origem de super poderes com o recente Power (2020), também da Netflix. Se tudo isso é proposital nunca saberemos, outra característica francesa.

Apesar da pouca aceitação do público no continente americano como mostra a sua classificação no IMBD. Na plataforma a produção francesa conta com apenas 5,8 de aceitação, uma nota muito abaixo da média de outras produções do gênero. Apesar disso, ainda está cedo para dizer que a produção é uma mancha de tomate verde ou fresh. O fato é que os produtores já cogitam o volume 2.

REFERÊNCIAS:
ALVES, Henrique. 8 FATOS SOBRE COMO VIREI SUPER-HERÓI (Filme Netflix). SOBRE MUITAS COISAS, 2021. Disponível em: <https://youtu.be/cJKzQlPuV-s>. Acesso em: 13 de jul de 2021.
CARVALHO. Victor. O que esperar da sequência de Como Virei Super-Herói na Netflix. Observatório do Cinema, 2021. Disponível em: https://observatoriodocinema.uol.com.br/filmes/2021/07/oque-esperar-da-sequencia-de-como-virei-super-heroi-nanetflix>. Acesso em: 13 de jul de 2021.
DURSO, Lai. COMO VIREI SUPER-HERÓI | Super-heróis franceses... Dessa vez a Netflix acertou? | ANÁLISE SEM SPOILER. Lai Durso, 2021. Disponível em: <https://youtu.be/CS6eWNwBAFA>. Acesso em: 13 de jul de 2021.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »