Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/08/2021 às 13h50min - Atualizada em 05/08/2021 às 12h36min

Resenha musical: "Clarissa"

Resenha sobre o primeiro EP da atriz e cantora Clarissa Müller

Ingrid Silva - editado por Larissa Nunes
Twitter da Clarissa: https://twitter.com/clapiclapiclapi?s=08
Reprodução: Site Letras de música - LETRAS.MUS.BR

A cantora e atriz Clarissa Müller lançou seu primeiro EP no Mês do Orgulho LGBTQIA+, no dia 25 de junho. Clarissa já tinha atuado em filmes como “Ana e Vitória”, interpretando Cecília e em “Me sinto bem com você”, como Priscila. Citei esses dois filmes porque, neles, ela interpreta uma mulher sáfica. A atriz é bissexual e esse primeiro EP fala um pouco disso também, acredito que não tenha sido à toa que ela resolveu lançar em junho. Nesses filmes a Clarissa mostra o seu talento na música, algumas versões da trilha sonora desses filmes foram para os streamings musicais, mas, antes desse lançamento, não tinha algo só dela e escrito por ela. No canal do Youtube tinha apenas os covers que fazia. 

Agora, voltando a falar do EP, por ser o primeiro, levou o nome dela. “Clarissa” já tem mais de 80 mil ouvintes mensais e conta com cinco músicas.

A primeira música se chama “Ela”, que foi a música feita para a primeira menina por quem ela se apaixonou. Em questão de música que mais fica na cabeça, pra mim, essa ganhou! Ainda mais por se tratar de um tema importante, e foi uma música importante para Clarissa porque ela ainda não tinha se assumido para algumas pessoas da família e essa foi uma forma para isso acontecer. A música trata bastante do primeiro amor de uma mulher para outra, a dificuldade de aceitação da família e também, a aceitação de quem está vivendo isso pela primeira vez. 

“Ô, menina, sabe que a nossa amizade tem que ser escondida...” Já começa assim. 

“Não faz assim, você quem diz que é complicado

Sua mãe gosta de mim, mas não quando eu tô do seu lado”

Esse refrão vai lá na alma! A música tem um ritmo tão bom que quando acaba você fica na sensação do: “Acabou? Como assim? Eu quero mais!”

Essa foi a primeira que eu escutei quando lançou (independente de ser a primeira na ordem das músicas), porque falaram muito dela e realmente foi uma das mais especiais para mim. Não só por ser a primeira que ouvi.  

“O vento leva, o vento traz” é a segunda música do EP e percebi a diferença de ritmo da primeira, ela trouxe a melodia de uma forma mais melancólica, mas novamente a Clarissa traz uma letra que fica na mente. Essa é a ideia, não é mesmo? 

“Me perdi

Você me deixou sem chão

Pode ser que eu seja seu bem

Seu querer”

Outra música que mexeu comigo foi “Bem me quer, mal me quer”, que foi a primeira a ganhar um clipe oficial no Youtube. A música é bastante intensa, mesmo com um ritmo bem tranquilo, e acredito que essa tenha sido a ideia mesmo. É como uma forma de mostrar um relacionamento tóxico, pelo menos ao meu ver e, para quem já passou por isso um dia, pode se identificar bastante. Mas o que eu mais achei diferente é que é uma música bastante madura porque é a visão da pessoa percebendo que está num relacionamento diferente dos outros. A Clarissa respondeu algumas perguntas no twitter sobre o EP logo quando foi lançado e disse que essa é uma das faixas que ela mais se orgulha de ter escrito, por ter sido a mais madura e bem articulada. E nisso eu concordo. 

“Você quer que eu seja o que bem te convém. E que eu corra atrás de tudo que te entretém”, a música já começa assim, esse é o primeiro verso, podemos perceber que a pessoa quer que a outra mude para se encaixar naquele padrão. 

“E pra você

Se eu não sei dizer de tudo que te interessa saber 

De nada eu sei dizer”

Esse trecho é um tanto quanto pesado, mostrando que tudo o que ela falar não importa, só o que a pessoa acha que interessa pra própria. E claro, o refrão:

“Mas eu fico pequena só pra caber em você. Eu fico tão pequena só pra gostar por nós dois”. É um refrão que fica na nossa cabeça, não apenas pela melodia da música, mas também pelo peso que aquilo é, principalmente para quem já viveu algo assim. 

“Não quero ser melhor que você

Mesmo que eu seja 

(...)

Você nunca me perguntou das coisas que eu penso 

Deve ser chato escutar do quanto você me magoa 

Desculpa te incomodar com as coisas que você me faz 

Mas tanto faz”

No clipe são trazidas imagens da cantora fazendo coisas da casa, a Clarissa falou um pouco sobre isso no Twitter também, dizendo que a ideia principal do clipe é ela performando um papel que não lhe pertencia, como uma dona de casa. Ela deixou claro que não tem nada contra as donas de casa, mas que foi uma forma de mostrar um papel que ela não queria ter que fazer, que é exatamente o que a música mostra. Eu achei simplesmente genial! O videoclipe é simples, apenas ela performando como uma dona de casa e com uma expressão de que não estava gostando de estar ali, mas a ideia que tudo isso traz é incrível.

Confira o clipe:


A Clarissa contou no Twitter também sobre a maioria das músicas do EP serem para a mesma pessoa. Podemos perceber isso nessa sequência de “O vento leva, o vento traz”, “Bem me quer, mal me quer” e agora também, “Pro nosso azar”. A primeira dessa sequência mostra um pouco desse início do romance e o medo de perder a pessoa, aquilo de não saber muito bem o que está acontecendo, o que a pessoa sente por você. “Se perdeu por encontrar alguém” (isso na minha concepção). Depois, vem a próxima que já é a percepção do relacionamento tóxico. Logo após, “Pro nosso azar”, que já começa com o primeiro verso assim: “Sei que eu falei que essa era a última vez que eu acordo perto de você, me convenci que isso não ia render”, mostrando mais uma vez aquela dependência, que é algo que também acontece no relacionamento tóxico. Mas o ritmo, claro, sempre muito gostoso de escutar e eu acho que isso é ótimo! Tira um pouco do peso da letra.  

Já a última música se chama “Xodó” e sinceramente? Que música gostosa de ouvir! Eu não posso dizer com a certeza de que todas as outras músicas foram feitas para a mesma pessoa, mas não acho que essa se encaixe num relacionamento ruim. É bem singelo, simples, fofo. 

“É tão melhor poder dizer que eu sou seu xodó

É sem querer que eu acabo pensando só em você

É tão mais fácil estar por perto 

E te ter certo dessa vez”

Eu recomendo demais esse EP, que vocês possam escutar atentamente e ler também essa resenha, vendo se tem a mesma opinião que a minha! Vale a pena escutar, são músicas que só dá vontade de ouvir sem parar. É o primeiro projeto solo dela como cantora e espero que venham mais por aí! E vamos esperar pelo clipe de “Xodó”, que é outra música que já tem clipe oficial confirmado vindo por aí. 

Acompanhem a Clarissa nas redes sociais, no YouTube e claro, no Spotify! Garanto que não vão se arrepender.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »