Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/08/2021 às 11h06min - Atualizada em 01/08/2021 às 11h17min

Como começar a ler HQs de super-heróis da Marvel e da DC Comics?

Com o recente sucesso dos filmes de super-heróis, muitos têm vontade de começar a ler quadrinhos, mas pode ser difícil saber por onde começar

Mayra Cardozo - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte: Marvel e DC Comics / Reprodução e montagem: CosmoNerd
Muitas pessoas, principalmente após o sucesso dos filmes da Marvel e da DC, começaram a ter vontade de ler as HQs dessas editoras e conhecer mais sobre os personagens que veem nas telas. Porém, ao decidir iniciar a leitura de quadrinhos de super-heróis, costuma surgir uma grande dúvida: por onde começar?

E, apesar de ser possível simplesmente escolher um super-herói ou grupo e começar a comprar mensalmente as suas HQs, essa estratégia pode não ser a melhor. Isso porque, em muitos dos casos, o personagem ou grupo de heróis pode estar no meio de um arco no momento e o leitor corre o risco de ficar confuso se não tiver como ler a história desde o início. Além disso, algumas revistas podem exigir conhecimentos prévios sobre certos heróis ou tramas para serem totalmente entendidas e aproveitadas.

Por isso, é recomendável pesquisar antes de começar a ler HQs de super-heróis, para encontrar histórias boas e que não necessitem de tanto conhecimento prévio para serem entendidas.

Confira a seguir algumas dicas para quem quer entrar no universo dos quadrinhos da Marvel e da DC:
 
Dicas Gerais

 
Além de ser complicado começar a leitura de quadrinhos de super-heróis a partir do meio do arco de um personagem ou grupo, procurar a sua primeira revista lançada na história também não é necessariamente a solução, principalmente se ela for de antes dos anos 2000. Isso porque as HQs iniciais de um herói costumam ainda estar tentando achar o tom certo do personagem, o que pode demorar algumas edições para acontecer, além de que histórias mais antigas podem parecer datadas hoje em dia.

Uma boa dica é começar pelos encadernados, tanto da Marvel quanto da DC Comics, que trazem histórias com começo, meio e fim em poucos volumes (muitas vezes em apenas um). Dessa forma, é possível entender todo o arco apresentado, geralmente sem precisar de muito conhecimento prévio sobre outras tramas do herói ou grupo.

Além dos encadernados, outras séries de HQs com poucas edições também podem ser uma boa opção, justamente pelos mesmos motivos. Também é interessante pesquisar um pouco sobre os heróis e suas principais histórias, além de procurar entender os conceitos mais utilizados no universo dos quadrinhos (multiverso, celestiais e joias do infinito, por exemplo). Assim, é criado um repertório muito importante para a leitura de arcos mais complexos.

Já em relação aos locais onde as HQs podem ser compradas, existem várias possibilidades, entre elas muitas lojas especializadas online, como a Comix Book Shop, a Rika Comic Shop e a Comic House. Sites como a Amazon também costumam comercializar produtos desse tipo, especialmente encadernados. Ainda vale a pena pesquisar por lojas físicas ou eventos ligados ao universo geek na área onde mora.


Marvel

Especificamente no caso da Marvel, uma boa opção são as coleções da Salvat. Isso porque elas trazem as melhores e mais importantes histórias de determinado herói ou grupo, todas com arcos fechados.

Além disso, a editora lançou, em 2005, a HQ Vingadores: A Queda, que marcou o fim de uma era para o grupo. A partir daí, a Marvel reiniciou a numeração das revistas de diversos heróis, como o Homem de Ferro (em Homem de Ferro - Extremis) e o Capitão América (em Capitão América - O Soldado Invernal), além de criar os Novos Vingadores. Dessa forma, os quadrinhos dessa época também são bons para os leitores iniciantes nesse universo, já que trazem o início de novas histórias para esses personagens.

Para quem gosta dos filmes dos Vingadores, também é interessante ler Os Supremos, história que apresenta o grupo de heróis de forma muito parecida com a mostrada nas telonas, e Desafio Infinito, HQ que inicia a trama de Thanos buscando as joias do infinito.

Há ainda histórias boas para iniciar as leituras da Marvel para os fãs do Thor (O Renascer dos Deuses, por exemplo), do Hulk (Planeta Hulk) e do Demolidor (como Demolidor – Revelado, que inclusive está muito relacionada com os acontecimentos vistos na série do herói).

Veja o vídeo a seguir para mais dicas de HQs da Marvel para começar a ler os quadrinhos da editora:

 
 
DC Comics


Já para quem quer começar a ler HQs da DC Comics, é boa a coleção de encadernados lançada pela Eaglemoss. Além disso, como a editora fez, ao longo de sua história, diversos reboots, reiniciando as tramas dos seus heróis, há diversas épocas dos quadrinhos que são interessantes para quem quer iniciar as leituras.

No caso do Batman, um dos principais super-heróis da DC Comics, há alguns encadernados considerados ótimas opções para começar a ler suas histórias. Um deles é Batman: Ano Um, que não apenas conta a origem do Homem-Morcego, mas também a de outro personagem importante, o Comissário Gordon. Batman - A Piada Mortal e Batman - O Cavaleiro das Trevas são outros dos encadernados que podem ser boas escolhas.

O Super-Homem, por sua vez, tem uma grande diversidade de HQs interessantes nesse sentido – Superman: As Quatro Estações, Superman: Terra Um e Superman: O Homem de Aço são algumas delas. Além disso, existem histórias do herói que se passam em universos alternativos, e por isso também são boas para quem está começando, não dependendo muito de conhecimentos prévios (Superman: Identidade Secreta e Superman: Entre a Foice e o Martelo, por exemplo).

Outros heróis e grupos da DC Comics também têm HQs ideais para quem quer começar a ler quadrinhos. O Shazam, por exemplo, conta com o divertido encadernado Shazam: Com uma Palavra Mágica…, enquanto a Liga da Justiça tem histórias como a de Os Maiores Super-Heróis do Mundo.

Veja o vídeo a seguir para mais dicas de HQs da DC Comics para começar a ler os quadrinhos da editora:

 

 
Referências
 
COMO começar a ler quadrinhos? Ei Nerd, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=J-4bGJOBqio>. Acesso em: 31 de jul. 2021.
DÁ pra começar a ler quadrinhos da DC Comics hoje? Guia de leitura. Ambrosia, 2019. Disponível em: <https://ambrosia.com.br/quadrinhos/da-pra-comecar-a-ler-quadrinhos-da-dc-comics-hoje-guia-de-leitura/>. Acesso em: 26 de jul. 2021.

DÁ pra começar a ler quadrinhos da DC Comics hoje? | Guia de leitura. 2quadrinhos, 2019. Disponível em: . Acesso em: 31 de jul. 2021.

DÁ pra começar a ler quadrinhos da Marvel hoje? | Guia de leitura. 2quadrinhos, 2019. Disponível em: . Acesso em: 31 de jul. 2021.

FIAUX, G. 10 melhores maneiras de começar a ler quadrinhos da Marvel e da DC! Legião dos Heróis, 2017. Disponível em: . Acesso em: 31 de jul. 2021.

FONSECA, B. Guia prático para começar a ler e comprar HQs. Proibido Ler, 2015. Disponível em: <https://www.proibidoler.com/quadrinhos/guia-pratico-para-comecar-a-ler-e-comprar-hqs/>. Acesso em: 26 de jul. 2021.

MARCO, P. Como começar a ler quadrinhos | episódio 1: Marvel – Vingadores. Ultraverso. Disponível em: <https://www.ultraverso.com.br/como-comecar-a-ler-quadrinhos-episodio-1-marvel-vingadores/>. Acesso em: 26 de jul. 2021.

MARCO, P. Como começar a ler quadrinhos | episódio 2: DC – A editora das lendas. Ultraverso, 01 de fev. 2020. Disponível em: <https://www.ultraverso.com.br/como-comecar-a-ler-quadrinhos-episodio-2-dc/>. Acesso em: 26 de jul. 2021.

MARQUES, M. DC Comics | Guia de leitura #1. HQZONA, 09 de out. 2018. Disponível em: <https://www.hqzona.com.br/2018/10/09/dc-comics-guia-de-leitura-1/>. Acesso em: 26 de jul. 2021.

TOP 10 HQs para começar a ler quadrinhos. Gabriel Gnann - Entretenimento Ácido, 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gbUdOGRzpis>. Acesso em: 31 de jul. 2021.

 









 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »