Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/06/2019 às 05h50min - Atualizada em 12/06/2019 às 05h50min

Black Mirror tem cenas gravadas em São Paulo

Saiba quais são os locais

Vitória Xavier | Revisão: Delane Barros - Editado por Bárbara Miranda

Recentemente estreou a 5° Temporada de Black Mirror na Netflix, com 3 novos episódios, sendo o primeiro deles, Striking Vipers, tendo sido gravado em São Paulo. Em 19 locais foram gravados durante os dias 18 de março e 8 de abril de 2018, envolvendo 150 profissionais, segundo a São Paulo Film Commission.

A própria Netflix Brasil fez um post em suas redes sociais sobre o assunto, contando sempre com o bom humor de suas postagens:





























FONTE: @NetflixBrasil

Mas afinal, quais foram os pontos gravados?

VIADUTO SANTA EFIGÊNIA

O momento que o portagonista está falando no telefone, ele caminha pelo viaduto. FOTO: Netflix.

THE YEAR

O épisódio começa na balada The Year. FOTO: Netflix.

TEMPLO KINKAKU-JI

Um dos cenários principais do jogo, é possivel observar no fundo o
 Templo Kinkaku-ji, localizado em Itapecirica da Serra. FOTO: Netflix.

PRAIA DO ÉDEN 

Outro cenário do jogo, ocorre em uma das praias do Guarujá. FOTO: Netflix. 


JERICOACOARA BAR

Em umas das cenas, a esposa do protagonista vai em uma festa no bar, localizado na Avenida Nove de Julho . FOTO: Netflix.

VIADUTO PLÍNIO DE QUEIROZ

O local onde Karl dirige é um viaduto localizado na Bela Vista. FOTO: Netflix. 

EDIFÍCIO LOUVRE

Em uma cena semelhante ao da Santa Efigênia, o personagem Karl aparece em um edifício que fica em frente a bibliotaca Mario de Andrade. FOTO: Netflix.

AVENIDA PAULISTA

Outro local que a esposa do protagonista aparece, é a Avenida Paulista, que não aparece tão nítidamnete na cena. FOTO: Netflix.

EDIFÍCIO COPAN

O épisódio termina com uma vista paronamica da cidade, impossivel não reconhecer. FOTO: Netlifx. 
*
Sobre a nova temporada
Aparentemente, os 3 novos episódios dividiram a opinião de muita gente, “Isso não tem cara de Black Mirror” , “Parece Sessão da Tarde” , “Até que eu gostei dos 2 primeiros” - são alguns dos comentários vistos nas redes sociais.
 
Um dos principais motivos para comentários como esses é que os novos episódios não trouxeram a essência de finais inesperados que a série sempre costumou apresentar, sendo que o último episódio, com a participação de Miley Cyrus, é o que mais gerou críticas. Para muitos, pareceu mais um filme de adolescente do que Black Mirror em si, em decorrência ao seu final feliz.
 
Em relação aos dois primeiros, as opiniões ficaram divididas. Há quem tenha gostado e outros, não. O primeiro episódio tem como foco relacionamentos em realidades virtuais. Esse não gerou tantas críticas, diferentemente do segundo, no qual muitos apontaram como principal ponto negativo o fato de o tema não ser algo futurista, por se passar no ano de 2018. Entretanto, ele recebe muitos pontos positivos por conseguir prender o telespectador em um episódio que se passa quase todo no mesmo cenário e a possibilidade de criação de várias teorias. Apesar disso, ambos têm o julgamento de seus finais em comum: “Finais esperados, sem cara de Black Mirror.”
 
Fica claro, então, que a 5° temporada divide opiniões. Logo, vai de cada um assistir a série e formular a sua própria opinião.
 
“Eu particularmente gostei muito da nova temporada, o último episódio, que foi o mais criticado, foi uns dos meu favoritos. Mas concordo com os comentário de que 'não tem cara de Black Mirror'. É nítida a grande mudança de estilo que traz essa nova temporada. Creio que para quem nunca acompanhou a série e resolva assistir só a esses três (a série traz essa possibilidade, por trazer episódios com histórias diferentes) não vai enxergar críticas, diferentemente de quem já estava acostumado com a pegada de plot twist e a sensação tensa que os episódios sempre trouxeram”, avalia Vitória Xavier.


REFERÊNCIAS:
 
Redação, O Estado de S.Paulo. 10 lugares para descobrir São Paulo na nova temporada de 'Black Mirror', 07 Jun, 2019. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/televisao,10-lugares-para-descobrir-sao-paulo-na-nova-temporada-de-black-mirror,70002859382 Acesso: 10 Jun 2019.
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »