Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/08/2021 às 19h00min - Atualizada em 10/08/2021 às 21h49min

Super Mário Bros: conheça a história do mais clássico personagem da Nintendo

Primeira aparição, curiosidades e uma marca na história dos jogos

Vivian Ribeiro - Editado por Fernanda Simplício
Fonte / Nintendo / Reprodução/ Google
Mário é o personagem mais famoso da Nintendo. É conhecido e admirado por fãs das mais diversas idades. Começando como um personagem secundário e depois evoluindo, Mário possui mais de 30 jogos, incluindo jogos de fliperama, plataforma, entre outros. O sucesso dura décadas e ainda hoje novos jogos são lançados. 
 
Em 2021 o encanador completa 36 anos de jogos solo de plataforma. Porém, existiu uma versão anterior, em que ele não era o principal do jogo e nem era conhecido como Mário. Conheça essas e mais algumas curiosidades sobre o personagem. 

Primeira aparição e fama instantânea 

Incialmente o bigodudo de boina vermelha apareceu em um jogo de fliperama do Donkey Kongno início dos anos 1980. Criado por Shigeru Miyamoto, seu nome era Jumpman e seu objetivo era resgatar a princesa das garras de Kong. O personagem logo foi amado por todos e ganhou o nome de Mário, devido a sua semelhança com um dos funcionários da Nintendo, que possuia esse nome. O nome foi usado logo na sequência do jogo.   
 
Curiosidades  
  1. Boina e bigode 


Por causa da 
a baixa resolução dos gráficos na época, 8-bit, alguns detalhes foram inseridos para suprir outros. Como a limitação impedia o personagem de ter um cabelo caprichado, Miyamoto resolveu trocá-lo por uma boina vermelha, solucionando, assim o problema.  

 
O bigode, por outro lado, veio suprir a falta da boca, que o personagem não tinha em seus primeiros anos. Sem intenção, esses dois itens se tornaram a marca do encanador mais famoso no mundo dos jogos. A cor vermelha, inclusive, se tornou a do o símbolo da Nintendo. 
  1. Mário, antes de Super Mário 


Antes de ter um jogo com seu nome, o encanador de boina 
foi protagonista do jogo Wrecking CrewNo jogo, feito pra 8-bit, o objetivo era demolir e construir coisas para chegar no destino. Podia ser usado o Mário ou o Luigi, dependendo de quem o jogador escolhesse e da ordem em que escolhessem. Mário aparece com sua boina e bigode característicos, porém está diferente do costume. O encanador usa um martelo para destruir os locais. 
  1. Bowser gente boa 


O mais clássico vilão nem sempre teve 
seu coração tão amargurado assim. Em um dos jogos de RPG, o Bowser teve que se aliar ao seu inimigo para conseguir seu castelo de volta, que foi invadido por uma entidade mais forte que ele. Além de recuperar seu castelo, ele se junta aos outros com o objetivo de restaurar a ordem no Reino. 
 
  1. Popeye, ou a falta dele 


O jogo do
 Kong, que teve a primeira aparição do Mário, era para ser um jogo do marinheiro mais famoso dos desenhos. Porém, a falta dos direitos autorais, que não foram conseguidos pela Nintendo, fez com que os planos mudassem. Para não perder o jogo, os personagens foram substituídos por outros inéditos. Mário no lugar do PopeyeDonkey Kong no lugar de Brutus e a princesa Pauline no lugar de Olívia Palito 

 
 
  1. Morada do Mário 


Em um de seus jogos
 para o Nintendinhopode ser notado um mapa com o formato do Japão. Um dos detalhes do mapa é que aparece um castelinho no lugar que seria a região de Kyoto, que é onde fica a sede da Nintendo. Uma homenagem justa, já que a empresa e o criador são japoneses. 
 
  1. Nova princesa 


Super Mário Land
, de 1989, foi o primeiro jogo a não ter Miyamoto como um dos desenvolvedores e contou com a presença de uma outra princesa em apuros no lugar de Peach, a princesa Daisy. Ela não ganhou tanto destaque quanto Peach na época, apesar de ter aparecido no filme do Super Mário, o que não se pode ser considerado uma coisa tão boa assim. Porém, ela vem ganhando mais destaque nos jogos atuais.  
  1. O filme, o fiasco 


Quando um personagem faz muito sucesso é comum que ele seja adaptado para outras mídias. Mas,
 as vezes acontece da homenagem se tornar motivo de piada e ser considera um grande fiasco. Esse foi o caso do encanador de boina vermelha. Seu filme, de 1993, é uma triste lembrança em seu passado. Na trama, Mário Luigi lutavam com uma versão do BowserCom seus efeitos toscos e personagens fugindo do que estamos acostumados, o filme é considerado com erro infeliz. Completamente desaconselhado assistir.  

Jogos mais famosos 
Diversos jogos são lembrados quando se fala em Super Mário Bros, abaixo estão alguns
  1. Super Mário World 


Um dos maiores clássicos do personagem. Primeiro jogo do encanador com mais 
de 8-bits. Com diversas fases e passagens secretas, se tornou um dos mais queridos em pouco tempo. Além disso, apresentou o Yoshi, que era usado pra que o Mário pudesse pular mais alto, e depois era sacrificado para que esse feito fosse realizado.  
  1. Super Mário 64 


Primeiro jogo a trazer a versão 3D desse mundo. 
Novos cenários, uma jogabilidade melhor. Todos os elementos já conhecidos continuaram e outros foram inseridos. Novos movimentos começaram a fazer parte das partidas, saltos maiores, chutes, poder de voar, entre outros.  
  1. Super Mário Galaxy 


Um só mundo já não era suficiente e o bigodudo foi explorar novas galáxias
. Ainda no conceito da tridimensionalidade, os cenários deslumbrantes e trilha sonora, bem como poder pular de um planeta para o outro, tornou esse jogo um dos mais conhecidos e amados. 
  1. Super Mário Bros. 3 


O mapa mundo foi adicionado
 pela primeira vez. Novos itens, que poderiam ser usados para passar das novas fases, com detalhes secretos. Teve revelado seu poder de voar pela primeira vez graças ao item disponibilizado. Sua jogabilidade tornou o jogo muito amado entre os fãs. 
  1. Super Mário Kart 8 Deluxe 


Toda a franquia
 Mário Kart merece reconhecimento, porém este pode ser considerado o melhor dentre todos. Ele vem como uma nova e mais completa versão do Mário Kart 8. Conta com todos os personagens originais, novas fases, mais itens e copas. Trouxe uma nova experiência para os jogadores.  
 
REFERÊNCIAS
VINHA, Felipe. Super Mário: veja as maiores curiosidades sobre a famosa franquia. Techtudo, 15 de set. de 2014. Disponível em: < https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/09/super-mario-veja-maiores-curiosidades-sobre-famosa-franquia.html>. Acesso em: 07 de ago. de 2021. 
FREITAS, Marcela Alves de.  Mario Bros – Origem, história, curiosidades e jogos gratuitos da franquia. Segredos do mundo. Disponível em < https://segredosdomundo.r7.com/mario-bros-historia/>. Acesso em: 07 de ago. de 2021. 
NASCIMENTO, Raphael. Super Mário: os 12 melhores jogos do famoso encanador. Liga dos games. Disponível em: < https://www.ligadosgames.com/melhores-jogos-do-mario/>. Acesso em: 07 de ago. de 2021. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »