Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/08/2021 às 17h45min - Atualizada em 14/08/2021 às 18h19min

Por que a maioria dos personagens da Disney não possuem mãe?

July Anna Barbosa - Editado por Fernanda Simplicio


 
Provavelmente durante sua infância, em algum momento deve ter assistido os clássicos da Disney, tornando-se familiar dos personagens hoje tão conhecidos por todos. Geralmente com mensagens positivas e alegres, porém em suas histórias alguns deles possuem um triste detalhe em comum, não possuem mãe, e em alguns casos nem pai.
Algumas das histórias que ilustram essa situação são A Pequena Sereia, A Bela e a Fera, Bambi, Peter Pan e Aladdin. Enquanto há realmente uma perca de seus entes para a morte, explicando a ausência, em outras não se é tocado no assunto. A curiosidade nos fez pesquisar e encontrar alguns porquês.

 
Trauma na vida de Walt Disney
Segundo Dom Hank, produtor de Malévola, em uma entrevista a revista Glamour, o primeiro motivo seria advindo de uma tragédia na família do criador da Disney. Ele se sentia responsável pela morte de sua mãe que ocorreu na casa que há pouco tinha sido comprada junto com seu irmão, de presente para ela.
Tudo aconteceu quando Walt Disney recebeu uma ligação dos pais pedindo para que mandasse consertar o aquecedor de gás da cozinha da casa, que estava com um vazamento. Imediatamente o serviço foi providenciado por um dos empregados do empresário.

Infelizmente o problema não foi resolvido, e no dia seguinte, quando uma funcionária chegou à residência do casal, os encontrou desacordados. Prontamente os levou para fora da casa, mas não foi possível reanimar a senhora que foi intoxicada.
A partir desse dia o remorso passou a fazer parte da vida do empresário, que se sentia culpado pelo acontecido. Desde 26 de novembro de 1938, ele passou a acrescentar esse detalhe da ausência da mãe em suas histórias.

 
Crescimento e amadurecimento dos personagens
Superação de problemas ou aquele dia em que você precisa amadurecer e assumir responsabilidades, são elementos presentes nas maiorias dos contos clássicos da Disney. A razão para isso seria mostrar que sem a mãe, ou até sem os pais, a vida faz com que os personagens amadureçam mais rápido.
Podemos ver exemplos disso em Bambi, perdendo sua mãe ainda filhote precisa crescer e aprender a se cuidar sozinho. Já em A Bela e a Fera, ela só tem o pai, mas ele se perde e então ela precisa cuidar de todas as responsabilidades; além de ser uma opção de produtores para encurtar a história, que geralmente precisa ter 90 minutos.
Há ainda o enredo da “superação da criança solitária”, geralmente fica subentendido que o personagem é órfão, somente é apresentado quem criou até então, mas que quase sempre não são boas escolhas, como em Branca de Neve, Bela Adormecida, Rapunzel.
 
Não tema os obstáculos e siga em frente

As histórias, que em teoria eram voltadas para as crianças, mas que sempre cativaram público de todas as idades, cumpriram um papel importante na hora de ensinar importantes lições de moral, mensagens positivas e não ter medo de enfrentar as situações, quando abordam esse tema tão sensível que é a perca de uma mãe ou um pai, servem para mostrar que é doloroso, é difícil, mas que a vida precisa continuar.
O amadurecimento dos personagens mostra a superação da dor, mas nunca esquecimento de uma pessoa tão importante, como vemos em Rei Leão, Simba em momento algum esquece do pai e dos ensinamentos que aprendeu com ele, e no decorrer do filme percebe que Mufasa sempre estará presente nele e em seu coração

Talvez seja um dos aprendizados mais marcantes que a Disney poderia passar para o seu público, nunca desistir, não ter medo e sempre prosseguir. Perder seu ente querido, no momento é desesperador, mas conseguimos encontrar forças para seguir em frente e superar os desafios um dia de cada vez.



REFERÊNCIAS: 
FERNANDES, Thamyris. "Afinal, por que a maioria dos personagens da Disney não tem mãe? Descubra o segredo". FATOS DESCONHECIDOS. 27 DE SET DE 2014. Disponível em: <https://www.fatosdesconhecidos.com.br/afinal-por-que-a-maioria-dos-personagens-da-disney-nao-tem-mae-descubra-o-segredo/> . Acesso em 10 de ago de 2021.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »