Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/08/2021 às 18h56min - Atualizada em 14/08/2021 às 19h28min

5 doramas sobre esportes para relembrar dos Jogos Olímpicos

O encerramento do evento não decreta o fim do espírito esportivo, e os doramas são uma alternativa para matar a saudade das competições

Letícia Nunes - Editado por Fernanda Simplicio
Fonte : SBS / Reprodução : Netflix

A edição 2020 do maior evento esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos, que ocorreram por 20 dias em Tóquio, teve como principal desafio o cenário pandêmico que se instaurou mediante a proliferação da Covid-19, que comprometeu em partes a organização dos Jogos, ocasionando em consequência o atraso de um ano para o acontecimento das competições.

 

No entanto, considerando o objetivo das Olimpíadas em promover solidariedade e harmonia através dos esportes, foi possível vencer o empecilho do vírus, visto que os atletas, equipes e organizadores comprometeram-se com os protocolos de prevenção, isolamento e testagem dos participantes. Além disso, no decorrer das disputas, foram levantadas discussões sobre representatividade, gênero, saúde mental e outros. 

 

Desse modo, os Jogos Olímpicos 2020 de Tóquio ressuscitaram a esperança que estava em falta devido à situação atípica provocada pelo vírus. Porém, o encerramento do evento não decreta, necessariamente, o fim do espírito esportivo que foi cultivado durante este período. Por isso, preparamos uma lista com 5 doramas sobre esportes para matar a saudade das competições, e também, para dar continuidade às pautas levantadas durante as Olimpíadas.
 

FIGHT FOR MY WAY (2017)

A iniciação no esporte exige dedicação e determinação por parte do atleta, dado que esta fase é marcada pelas limitações físicas e financeiras, situação essa retratada em Fight For My Way a partir da estória de Ko Dong Man, ex-campeão de taekwondo que sonha em se tornar lutador de MMA.

 

Apesar de possuir poucos recursos para investir na carreira de lutador, Dong Man permanece firme na busca pelo seu objetivo, visto que tem total apoio dos seus amigos. Desse modo, o dorama evidencia o impacto positivo que a assistência e apoio causam no desempenho de um atleta.

 

RACKET BOYS (2021)

Através de um cenário escolar, Racket Boys mostra como o esporte pode se tornar instrumento de amadurecimento para os jovens da equipe de badminton da Haenam, que corre o risco de ser desclassificada das próximas competições devido à sequência de resultados ruins em jogos anteriores.

 

Porém, com a chegada do novo treinador, Yoon Hyun Jong, e a seleção de novos jogadores, o grupo se vê com uma segunda oportunidade para tentar de novo. Com isso, por meio do badminton, os garotos aprendem a priorizar o diálogo, o respeito e o trabalho em equipe para alcançar o objetivo do time.

 

RUN ON (2020)

Propondo uma imersão no cotidiano dos atletas que vivem do esporte, Run On enfoca nos limites do alto rendimento, e até mesmo, da guerra de ego existente entre colegas de time.

 

A reflexão levantada pelo dorama parte da narrativa de Ki Sun Gyeom, que enfrenta uma fase delicada na carreira já consolidada de velocista após defender um amigo que sofria bullying dos colegas de pista. 

 

A partir disso o dorama aponta fatores que podem prejudicar a saúde mental dos atletas, como o forte espírito competitivo e a pressão da mídia.  

 

THUMPING SPIKE (2016)

Esse dorama traz à tona o empoderamento feminino a partir da protagonista Kang Se Ra, uma famosa jogadora de vôlei que sofreu uma lesão física e necessita passar um tempo afastada do esporte para garantir uma recuperação bem sucedida.

 

No entanto, de forma inesperada, Se Ra acaba se tornado treinadora de um grupo masculino de vôlei, situação que a coloca de frente a desafios diferentes daqueles que ela enfrentou enquanto atleta individual. Dessa forma, Thumping Spike propõe uma imersão na rotina de treino de uma equipe.

 

WEIGHTLIFTING FAIRY KIM BOK JOO (2016)

Visibilizando a atuação feminina nos esportes, principalmente, aos associados como ideias ao gênero masculino, Kim Bok Joo quebra todos os estereótipos ao ser uma das melhores levantadoras de peso da universidade em que estuda. 

 

Sob essa ótica, o dorama evidencia a atuação da mulher no esportes, mostrando-as em diversos momentos de superação. Assim, acompanhamos a trajetória de amadurecimento e crescimento de Bok Joo e outros atletas em aspectos pessoais e profissionais. 

 

REFERÊNCIAS:

ALVES, Carol. Run On: o destino final nem sempre é a linha de chegada. Valkirias, 14 de abr. 2021. Disponível em: < https://valkirias.com.br/run-on/ >. Acesso em: 13 de ago. 2021.

 

CRIVELLI, Denise. [Dorama] Thumping Spike: | Momento Crivelli. Momento Crivelli, 18 de mai. 2021. Disponível em: < http://momentocrivelli.blogspot.com/2016/05/dorama-thumping-spike.html?m=1 >. Acesso em: 13 de ago. 2021.

 

G1.  1ª semana das Olimpíadas tem preocupação com Covid, debates sobre representatividade e saúde mental, calorão com vento e pop brasileiro. 30 de jul. 2021. Disponível em: < https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/30/1a-semana-de-olimpiadas-tem-preocupacao-com-covid-debates-sobre-saude-mental-e-representatividade-calorao-com-vento-e-pop-brasileiro.ghtml >. Acesso em: 13 de ago. 2021.

 

MY DRAMA LIST. Fight For My Way. DATA. Disponível em: < https://mydramalist.com/22472-fight-for-my-way >. Acesso em: 13 de ago. 2021.

 

MY DRAMA LIST. Racket Boys. DATA. Disponível em: < https://mydramalist.com/75433-rocket-boy-squad >. Acesso em: 13 de ago. 2021.

 

MY DRAMA LIST. Weightlifting Fairy Kim Bok Joo. DATA. Disponível em: < https://mydramalist.com/19262-weightlifting-fairy-kim-bok-jo

 >. Acesso em: 13 de ago. 2021.

 

PRAETZEL, João. Com saudação a Paris, Tóquio encerra Olimpíadas celebrando a esperança no mundo. GaúchaZH, 8 de ago. 2021. Disponível em: < https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/olimpiada/noticia/2021/08/com-saudacao-a-paris-toquio-encerra-olimpiadas-celebrando-a-esperanca-no-mundo-cks38h6gw0015013bom7718ya.html >. Acesso em: 13 de ago. 2021.

 

REDAÇÃO GALILEU. Olimpíadas: conheça a história, os símbolos e a importância dos jogos. 23 de jul. 2021. Disponível em: < https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2021/07/olimpiadas-conheca-historia-os-simbolos-e-importancia-dos-jogos.html >. Acesso em: 13 de ago. 2021.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »