Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/08/2021 às 23h34min - Atualizada em 14/08/2021 às 23h28min

PlayStation Indies: Plataforma dá oportunidade para criadores de jogos independentes

A iniciativa é uma forma de apoiar o crescimento da comunidade indie

Rayana do Carmo - Editado por Ana Terra

Reprodução: PlayStation.blog

Reprodução: PlayStation.blog

Com o aumento do preço de jogos de grandes empresas desenvolvedoras, o mercado se mostra favorável para a inserção cada vez maior de jogos feitos por pequenas empresas ou desenvolvedores independentes. A iniciativa Playstation Indies veio exatamente com essa proposta em 2020, ano de sua criação, para dar visibilidade a essa comunidade. 

 

Em seu anúncio de lançamento do projeto, Shuhei Yoshida, Head of PlayStation Indies, disse que o projeto irá “facilitar a vida dos desenvolvedores indie, e deixar seus títulos brilharem no mercado super competitivo dos vídeos games”. Em depoimento, a empresa Sony também comentou que acredita que esse tipo de jogo traz novas ideias e ultrapassa os limites que vemos normalmente. Também reforça que todo o ano títulos feitos com orçamentos reduzidos são, constantemente, destacados perante a crítica. 

 

Shuhei não mentiu e um ano depois, vários títulos já compõem esse segmento da plataforma, e todos os meses, novos jogos são anunciados para os fãs de jogos indies.

 

Para colocar um jogo na plataforma é simples, qualquer um pode fazer. São pedidos os detalhes básicos sobre o estúdio desenvolvedor e plano do projeto. Depois desta descrição, é necessário aceitar um termo do site. Em seguida, é liberado um documento que contém informações sobre a publicação para PlayStation, onde é possível entender a fundo o processo de validação do projeto. Para quem pretende se destacar, o documento menciona que a inscrição ganha força ao enviar uma arte conceitual, vídeo de gameplay, ou ainda um protótipo do jogo em questão.

 

Alguns jogos que brilham

Neste mês de agosto, alguns jogos já foram anunciados para a plataforma, principalmente para os consoles de PS4 e PS5, confira! 

 

1.Hades (PS4 e PS5) Muito conhecido entre a comunidade, Hades é um RPG que conta a história de Zagreu, filho de Zeus em sua busca para sair do Olimpo


2. Carrion (PS4) O jogador assume o papel de um abominável alienígena que despertou em um laboratório secreto. Sem nenhuma explicação, seu maior objetivo é escapar de lá.


3. Sol Cresta (PS4 e PS5) Continuação do jogo Terra Cresta de 1985, se classifica como “atirar e atacar livremente”. Produzido pela PlatinumGames.


4. Oxenfree II: Lost Signals (PS4 e PS5) Sequência do primeiro jogo de mesmo nome, o jogador vai descobrir que ainda há muitos mistérios na ilha para serem descobertos.

A Indústria Indie

 

O termo Indie é atribuído para jogos independentes. Títulos classificados dessa maneira indicam que foram produzidos de modo autônomo, sem o recebimento de apoio de grandes empresas. A prática surgiu no pc, uma plataforma aberta ao desenvolvimento que favoreceu os primeiros testes ainda na década de 1990. 

 

Por conta principalmente desse baixo orçamento, os jogos assim eram associados a projetos de baixa qualidade, mas isso vem mudando significativamente. Os títulos abusam de novas mecânicas e de ideias inovadores que outros jogos não possuem, para, principalmente, chamar a atenção do público. O que tem dado certo, já que o mercado se mostra favorável para eles, e iniciativas como a da Sony com a PlayStation Indie mostram como vem crescendo e que conquistaram, por direito, um lugar a o “sol” na grande indústria.
 

REFERÊNCIAS:

[Sem autor] O que é um jogo indie e o que isso significa? Nlog 2AM. Julho 2019. Disponível em: <https://blog.2amgaming.com/2019/07/o-que-e-um-jogo-indie/>. Acesso em: 14 de agosto de 2021. 

NETO, Neri Paulo da Rosa. Sony explica como jogos indies podem ser lançados no PlayStation. Tec Mundo. Março, 2021. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/voxel/214214-sony-explica-jogos-indies-lancados-playstation.htm>. Acesso em: 14 de agosto de 2021. 

NICOLE, Pereira. PlayStation divulga indies que chegarão nos próximos meses. IGN. Agosto de 2021. Disponível em: <https://br.ign.com/ps5/91894/news/playstation-divulga-indies-que-chegarao-nos-proximos-meses>. Acesso em: 14 de agosto de 2021. 

YOSHIDA, Shuei. Apresentamos PlayStation Indies e uma manhã cheia de novos games cativantes para PS4 e PS5. PlaysStation.Blog. Julho, 2020. Disponível em: <https://www.netflix.com/watch/70142125?trackId=200257858>. Acesso em: 14 de agosto de 2021. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »