Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/08/2021 às 14h44min - Atualizada em 22/08/2021 às 15h17min

Netflixverso: as novidades da Netflix que vão bem além de filmes e séries

Jonathan Rosa - Editado por Fernanda Simplicio
Netflix anuncia inúmeras expansões que vão bem além do lançamento de filmes e séries. (Foto/ Reprodução: Netflix/ HomeTheater.com)

É notável o tamanho que a Netflix conquistou como marca nos últimos anos, basta ver a letra N vermelha ou escutar o som de TUDUM para que alguma série ou filme da empresa considere gigantes dos streamings venha a mente. E como mais de 190 países e 209 milhões de assinantes no mundo todo não são o suficiente, agora a Netflix está com planos ainda mais ousados de sua dominação global. 

Mesmo com números que assustam até mesmo grandes conglomerados de mídia como a Disney, Warner e Universal, e nortearam os rumos das produções audiovisuais da TV para o streaming, a empresa vem notando a aproximação dos concorrentes cada vez mais perto do seu calcanhar. Apesar de não ser nada muito grave, a Netflix já está tomando providências para se manter entre os colossos da mídia e se manter ativa. 

A novidade agora, vai além das grandes produções originais, ou parcerias milionárias, a gigante do streaming está mergulhando de cabeça no mundo dos games. Se você pensou nas séries interativas disponíveis na plataforma, são 14 ao todo, entre elas Minecraft Story Mode e Black Mirror: Bandersnatch, de 2018, digamos que foi na trave. Pois o intuito da companhia, ao menos por enquanto, são os jogos mobile (para celulares e tablets), mas uma expansão ainda maior dependerá do feedback dos usuários.

Segundo a empresa, os games serão disponibilizados para assinantes do serviço de streaming sem nenhum custo adicional. As informações foram confirmadas através de um relatório de lucros da companhia divulgado há cerca de um mês.

De acordo com o comunicado destinado a investidores, a empresa está nos estágios iniciais de expansão para o novo setor. "Vemos os games como outra nova categoria de conteúdo para nós, semelhante à nossa expansão para filmes originais, animação e TV sem script. Os jogos serão incluídos na assinatura Netflix dos membros sem nenhum custo adicional semelhante a filmes e séries", explicou a companhia.

A Netflix justificou ainda que como a empresa está há quase uma década investindo em programas originais, está na hora de experimentar o caminhos dos games junto ao público. "
Vemos jogos como uma nova categoria de conteúdo, similar à nossa expansão em filmes, animação e programas sem roteiro de TV", diz a carta.

Quase que simultaneamente a empresa anunciou a contratação de Mike Verdu, que trabalhou em empresas como Eletronics Arts e Facebook Gaming, para comandar seu projeto com jogos. Em declarações anteriores, a Netflix já havia apontado Fortnite e o YouTube como grandes concorrentes devido ao tempo despendido em seus aplicativos. 

Apesar da confiança da empresa, especialistas alertam que essa é uma jogada arriscada. Já que o mercado dos games é extremamente concorrido, e a gigante do streaming estará atrás de Apple e Google a Microsoft e Amazon, todos eles investindo pesado para competir com empresas e plataformas há muito tempo estabelecidas, como Epic Games e Steam.
 

Durante o anúncio, a Netflix deu a entender que seguiria o modelo que já tem para faturar em cima dos games. “Nós não temos de pensar em publicidade, nós não temos de pensar em compras dentro dos jogos ou outro tipo de monetização'', disse Greg Peters, chefe de operações da Netflix. “Isto é uma parte central de nossa oferta de assinatura”.
 

A empresa disse ainda, que alguns de seus jogos estarão ligados a algumas franquias de sua propriedade. Os executivos dizem que você pode imaginar um jogo de “Stranger Things”, e não descartam licenciar suas marcas para outros desenvolvedores. Também avalia licenciar jogos e marcas existentes de outros desenvolvedores. Até o momento, não há informações sobre como a Netflix disponibilizará seus jogos para assinantes do serviço, e nem quando isso será feito.

Bonequinhos e souvenirs

Além dos games, outra fonte de faturamento na qual a Netflix tem investido pesado são nos licenciamentos de seus produtos originais, com o comércio de produtos baseados nas produções da empresa, assim como a Disney vem fazendo há anos. 

A diferença é que agora, a empresa está se aventurando no e-commerce, para que ela mesma possa vender seus produtos. A Netflix.Shop, irá comercializar produtos relacionados aos filmes e às séries originais da companhia, além de itens com sua própria logomarca. O site, inicialmente, funcionará apenas nos Estados Unidos, mas a previsão é que outros países também recebam sua versão do comércio eletrônico.


Entre os itens vendidos na Netflix.Shop estarão camisetas, bonecos, bonés, colares, gorros e demais acessórios estampados com artes relacionadas a séries como Stranger Things, The Witcher e Eden. Segundo a própria companhia, as linhas iniciais já começam a ser vendidas imediatamente.

É bom lembrar, contudo, que a Netflix já vende acessórios e itens de moda em sites de outras empresas, como a Amazon. No Brasil, algumas lojas de departamento também já comercializam esses produtos, tanto no e-commerce quanto em seus estabelecimentos físicos.


Ao menos por hora, a Netflix não prevê a abertura de lojas físicas para seus produtos. Josh Simon, diretor de produtos da empresa, afirmou que a companhia sabe que a receita do novo e-commerce não se equipara à receita proveniente de acordos com lojas e marcas de moda.


Sem nunca abandonar as raízes
 

Apesar de todos esses novos investimentos, a  Netflix não deixa de pensar em seu carro chefe, e continua investindo pesado em produzir conteúdo original. A maior prova disso é que no final de 2018, a empresa comprou o complexo ABQ Studios, em Albuquerque, Novo México, nos Estados Unidos. Com mais de 15 mil metros quadrados, o estúdio foi palco de inúmeros filmes e séries de alto nível, incluindo Logan, Preacher, Better Call Saul e Avengers.

Apesar de a empresa já possuir um estúdio em Los Angeles, considerada a capital das produções cinematográficas e televisivas, estados como Novo México e Geórgia têm se tornado mais atraentes uma vez que oferecem incentivos fiscais e financeiros, o que torna mais rentável filmar por lá. Esta é a primeira vez que a Netflix compra um complexo de estúdios. Nele, a companhia produzirá filmes e séries de televisão, além de levá-los para todo o estado do Novo México.


Com a compra, a Netflix poderá ser ainda mais eficiente e flexível com a sua produção de conteúdo original, algo que emergiu como um dos elementos mais essenciais da sua estratégia de programação. A gigante do streaming tem investido pesado nesses conteúdos, pois já afirmou que o  objetivo é de que nos próximos anos metade dos produtos disponíveis na plataforma da empresa seja de títulos originais.

"Nossa experiência na produção de séries e filmes no Novo México nos inspirou a aproveitar a chance de estabelecer um novo centro de produção aqui. As pessoas, a paisagem e as instalações são estelares e não podemos esperar para começar a trabalhar - e empregar muitos novos mexicanos - criando entretenimento para o mundo desfrutar”, disse Ty Warren, vice-presidente de produção da Netflix. A companhia reforçou que planeja contribuir com US$ 1 bilhão em produções para o estado nos próximos 10 anos e criar mais de mil empregos na área em um ano.
 

REFERÊNCIAS:

MARQUES, Ana. Netflix confirma que vai adicionar jogos à assinatura sem custo adicional. TERRA. 20 de jul. de 2021. Disponível em: <https://www.terra.com.br/gameon/netflix-confirma-que-vai-adicionar-jogos-a-assinatura-sem-custo-adicional,2b0e30deb7138e9367619df764987e40voijx80m.html> Acesso em: 19 de ago. de 2021.

RIBEIRO, Felipe. Netflix lança loja online com produtos de seus filmes e séries. CANALTECH. 16 de jun. de 2021. Disponível em: <https://canaltech.com.br/e-commerce/netflix-lanca-loja-online-com-produtos-de-seus-filmes-e-series-187265/> Acesso em: 19 de ago. de 2021.

Netflix compra estúdio em Novo México para criar centro de produções originais. COMPUTERWORLD. 09 de set. de 2018. Disponível em: <https://computerworld.com.br/sem-categoria/netflix-compra-estudio-em-novo-mexico-para-criar-centro-de-producoes-originais/> Acesso em: 19 de ago. de 2021.

LAVADO, Thiago. Na ‘Guerra do Streaming’, Netflix faz arriscada aposta nos games. EXAME. 22 de jul. de 2021. Disponível em: <https://exame.com/tecnologia/na-guerra-do-streaming-netflix-faz-arriscada-aposta-nos-games/> Acesso em: 19 de ago. de 2021.

LIMA, Diego. Netflix: Jogos serrão incluídos na assinatura sem custo adicional. THE ENEMY. 20 de jul. de 2021. Disponível em: <https://www.theenemy.com.br/mobile/netflix-jogos-assinatura-custo-adicional> Acesso em: 19 de ago. de 2021.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »